LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: conheça as novas funções de inteligência artificial do editor de vídeos, Paint e mais

07 de novembro de 2023 2

A Microsoft disponibilizou a atualização 23H2 do Windows 11 com melhorias para suas ferramentas nativas de produtividade, mas o grande destaque é o lançamento de novos recursos de IA generativa que chegarão a vários aplicativos do sistema operacional, incluindo o Paint, Ferramenta de Captura, Fotos e Clipchamp (editor de vídeos).

Além do Copilot, novo assistente virtual do Windows baseado em um modelo de IA da Microsoft, o sistema operacional será empoderado com várias ferramentas capazes de gerar e editar imagens, reconhecer textos e até mesmo facilitar a produção de vídeos. Conheça a seguir todas as novas funções de inteligência artificial do Windows 11.

Cocreator no Paint

Baseado no modelo de inteligência artificial DALL-E da OpenAI, o Cocreator é um novo recurso do Paint que permite gerar imagens a partir de um comando de texto.

O Cocreator permite descrever uma imagem que o usuário gostaria de criar, fornecendo detalhes — como tipos de personagens, cores, ambientes e texturas — e selecionando um estilo de arte desejado, seja realista ou caricato. Em seguida, a inteligência artificial tentará gerar imagens com base nas características descritas.

(Imagem: Microsoft)

Para utilizar, é preciso clicar no botão “Cocreator” na barra de ferramentas do Paint e se registrar com uma conta da Microsoft, uma vez que o serviço requer o uso da nuvem da empresa. Caso o usuário seja elegível para utilizar a ferramenta, ele receberá 50 créditos. Cada imagem gerada “custa” um crédito.

Na janela do Cocreator, o usuário precisa inserir o texto descrevendo uma imagem que deseja criar. Então, é possível selecionar um estilo de imagem. Basta apertar o botão “Criar”, e o Cocreator gerará três imagens diferentes com base na descrição de texto e estilo escolhido. Basta clicar em uma das imagens para adicioná-la e editá-la na tela do Paint.

Por ora, a ferramenta está disponível somente nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália, Canadá, Itália e Alemanha. Há uma “lista de espera” para usar o Cocreator, portanto, é necessário acessar o painel lateral e se registrar com uma conta da Microsoft. Um e-mail será enviado para informar quando o usuário poderá começar a usar o recurso.

Desfoque de fundo em imagens

Usuários também poderão experimentar um novo recurso de inteligência artificial no aplicativo “Fotos” do Windows 11. Agora, além de facilitar a busca por imagens armazenadas na nuvem, o programa terá uma opção para adicionar desfoque de fundo em imagens.

Para isso, basta selecionar a imagem que deseja editar, abri-la no aplicativo e clicar em“Editar imagem”. Uma opção chamada de “Desfoque de fundo” será exibida, permitindo ativar o efeito de desfoque instantaneamente, ajustar a intensidade do efeito antes de aplicá-lo e ter um controle de áreas a serem desfocadas granular com o pincel de seleção.

(Imagem: Microsoft)

Cabe lembrar que essa função vinha sendo testada nas versões de pré-lançamento do sistema operacional há meses. Outra adição é o suporte para as imagens em movimento capturadas por celulares da Samsung e Google.

Reconhecimento de texto em capturas de tela

Uma ferramenta que vinha “engatinhando” no Microsoft PowerToys é o recurso de extração de textos em “prints” de tela na Ferramenta de Captura.

Essa função já está disponível em celulares e tablets avançados com Android e iOS, e finalmente é implementada de forma nativa no Windows 11 com a ajuda do reconhecimento óptico de caracteres por IA.

(Imagem: Captura de tela/TudoCelular.com)

Para isso, basta abrir a Ferramenta de Captura e selecionar uma área da tela que contenha texto para capturar. O aplicativo exibirá o texto em forma selecionável automaticamente, permitindo que o usuário copie e cole em outros aplicativos. Um menu de edição rápida permitirá ocultar os endereços de e-mail e números de telefone.

Criação inteligente de vídeos no Clipchamp

A partir da versão 23H2 do Windows 11, usuários poderão encontrar sugestões inteligentes para criar vídeos no Clipchamp. Agora, o editor de vídeos pode gerar apresentações de slides e vídeos curtos em Full HD (1080p) automaticamente — tudo com base nas fotos e vídeos que o usuário adiciona ao projeto de vídeo.

Ao se registrar no Clipchamp, basta clicar no botão “Criar um vídeo com IA”. A página exibirá quatro passos para criar um vídeo simples utilizando a tecnologia, começando por um título que descreva o vídeo, e então, adicionando mídias que irão compor o material. Após isso, é possível escolher o estilo e tempo de duração que deseja para o clipe.

(Imagem: Captura de tela/TudoCelular.com)

Depois que o vídeo for gerado, também será possível adicionar elementos como adesivos, legendas, textos animados e outras mídias. Há também a possiblidade de adicionar o recurso de narração de texto para voz e gerar legendas automaticamente com IA.

A maioria dos recursos do editor de vídeos são gratuitos, mas também é possível pagar pela sua assinatura que garante acesso à geração de vídeos em 4K e outros benefícios. Todas as novidades podem ser encontradas na versão 23H2 do Windows 11, e como mencionado, a disponibilidade pode variar de acordo com a região.


2

Comentários

Windows 11: conheça as novas funções de inteligência artificial do editor de vídeos, Paint e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2