
Tech 10 Nov
Para trazer o Steam Deck ao mercado, a Valve decidiu implementar no dispositivo um sistema operacional próprio baseado em Linux, o SteamOS, que visa aprimorar a compatibilidade dos jogos em sua loja digital com as especificações técnicas de hardware.
Ao contrário de concorrentes como o ROG Ally e o Legion Go, que preferiram usar o Windows 11, um dos pontos mais elogiados pelos usuários do Steam Deck é justamente seu sistema operacional, que de fato oferece otimizações para os jogos. Dado o sucesso do sistema, muitos se perguntam se a Valve tem interesse em expandir esse sistema para os PCs, mas parece que os planos da empresa são bem mais abrangentes.
Em uma conversa com o site PCGamer, Lawrence Yang e Yazan Aldehayyat, dois dos membros mais antigos da equipe Steam Deck, falaram um pouco sobre a expansão do lançamento do SteamOS para outras plataformas.
Como sempre, a resposta é “em breve”, mas curiosamente, a Valve está procurando disponibilizá-lo primeiro para outros dispositivos portáteis, antes de um lançamento mais amplo para PCs e laptops.
A promessa do rejuvenescido sistema operacional Linux baseado em Arch da Valve demonstrou habilmente o poder do sistema operacional de jogos dedicado, especialmente quando você pensa sobre o que o Proton ofereceu ao fazer jogos do Windows funcionarem em um ambiente Linux. E desde que o Steam Deck foi lançado originalmente no início do ano passado, uma versão de instalação geral sempre esteve programada para chegar "em breve".
Embora existam imagens de sistema que podem ser colocadas em dispositivos existentes, como laptops e desktops a Valve sempre disse:
Pode não funcionar corretamente. O SteamOS 3 será lançado algum tempo depois do lançamento [do Steam Deck ] (e mesmo assim pode não funcionar na sua torradeira.)
Então, quando teremos o SteamOS 3.x fora do Steam Deck?
Oh, cara. Está no topo da nossa lista, está na nossa lista e estamos trabalhando nisso. Mas muitas das mesmas pessoas que disponibilizariam a instalação geral do SteamOS são as mesmas pessoas que estão fazendo o Galileo [Steam Deck OLED] funcionar.
Esperamos que em breve esteja no topo da nossa lista e queremos tornar o SteamOS mais amplamente disponível. Provavelmente começaremos tornando-o mais disponível para outros dispositivos portáteis com um controle estilo gamepad semelhante. Além disso, para dispositivos mais arbitrários. Acho que o mais importante é apenas, você sabe, dar suporte ao driver e garantir que ele possa funcionar em qualquer PC em que estiver. Porque no momento, ele está muito, muito ajustado para o Steam Deck.
A ideia de executá-lo em outros dispositivos portáteis é bem interessante. No momento, todos eles funcionam com APUs AMD, o que significa que todos estão essencialmente rodando no mesmo tipo de arquitetura do Steam Deck e todos têm o mesmo tipo de design. O que significa que eles têm joysticks e dpads.
E se a Valve conseguir fazer com que algo como o OneXPlayer OneXFly ou Ayaneo Air 1S ou ROG Ally funcionem perfeitamente com SteamOS, então isso eliminará muitos dos pontos de conflito entre esses dispositivos predominantemente baseados em Windows.
Há muitas coisas que precisam ser suportadas, mas ainda estamos muito interessados nisso. Gostaríamos de ver isso, especialmente em todos esses outros dispositivos portáteis, como se estivéssemos trabalhando com eles e esperando poder executar o SteamOS neles também, porque achamos que é uma experiência realmente boa para o cliente. E achamos que mais pessoas deveriam ter acesso a ele.
O lançamento do SteamOS em concorrentes poderia ser o melhor dos dois mundos, já que os usuários poderiam deixar os dispositivos com Dual Boot, usando o SteamOS para os jogos na Steam e o Windows para o Game Pass e outros sistemas que funcionam melhor com Windows.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários