
Tech 31 Ago
15 de dezembro de 2023 10
Ocorreu nesta sexta-feira (15) o maior leilão de transmissão da história do Brasil, que teve a empresa chinesa State Grid como destaque. No caso, a companhia conseguiu arrematar o principal lote e obteve o direito de construir linhas de transmissões nos estados de Goiás, Maranhão e Tocantins.
O evento aconteceu na sede da B3, em são Paulo, e teve ativos disputados com base na proposta com maior deságio na RAP (Receita Anual Permitida Contratada). Dito isso, a gigante chinesa apresentou a melhor proposta e arrematou o primeiro lote, representando 39,9% de deságio.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, o objetivo do leilão era aumentar a interligação das regiões Norte e Nordeste com as outras regiões do Brasil. Para se ter noção, algumas usinas param de produzir por não terem para onde enviar energia, já que a geração eólica e solar na região Nordeste excede o consumo.
Este é o segundo evento da categoria que acontece durante o governo atual. O primeiro foi realizado em junho deste ano e teve a oferta de nove lotes em sete estados. A previsão foi de R$ 15,7 bilhões em investimentos para poder construir 6.184 quilômetros de linhas de transmissão e subestações.
Neste certame de hoje, os lotes oferecidos foram de cinco estados: São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Maranhão e Goiás. A ideia é expandir 4.471 km de novas linhas, que serão acompanhadas de conexões com o Sistema Interligado Nacional e reforço de subestações.
Um novo leilão deve ocorrer no mês de março do próximo ano. Nele, 15 lotes estarão em ofertas e o investimento esperado é de R$ 18,2 bilhões.
Veja também: a pesquisa que defende a geração de energia com painéis solares no espaço e como o conceito de energia solar espacial pode se tornar realidade no futuro.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários