LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O retorno do DVD? Cientistas criam disco com 200 terabytes de capacidade

23 de fevereiro de 2024 17

O DVD deixou de ser utilizado pela maioria das pessoas há muitos anos. Dentre as principais razões para isto estão o espaço de armazenamento limitado e o crescimento do streaming, mas este problema parece ter sido resolvido por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Xangai, que criaram um disco com capacidade de até 200 terabytes.

O "super DVD" é um disco óptico obtido a partir de uma arquitetura de gravação planar 3D com um filme fotorresistente altamente transparente e uniforme. Este filme é tingido com um corante de emissão induzido por agregação para ser estimulado por lasers de femtossegundo.

Esta tecnologia permite criar até 100 camadas para gravações de cada lado do disco, o que permite armazenar até 200 terabytes em uma unidade.

Blur-rays tem capacidade para até 100 GB. Imagem: reprodução

Para fins de comparação, um disco Blu-ray pode ter até 4 camadas, totalizando até 100 GB. Para fins de comparação, o novo disco pode armazenar o mesmo que 2.000 Blu-rays com jogos de PlayStation 5 ou filmes em 4K.

Além disso, os cientistas dizem que o novo disco tem uma durabilidade que pode variar entre 50 e 100 anos, sendo uma ótima opção para empresas guardarem dados que não podem ser descartados a longo prazo. Isto significa que o novo disco pode revolucionar o armazenamento de dados em data centers, pois ele consome menos energia e gera menos calor que discos atuais.

Inicialmente, os desenvolvedores imaginaram que os novos discos seriam apropriados para uso corporativo, mas agora cogitam que eles também podem ser uma ótima opção para que famílias tenham data centers em casa ao invés de usar armazenamento em nuvem.

O único problema é que os pesquisadores ainda não desenvolveram uma unidade de leitura rápida e acessível para o "super DVD", então o próximo passo é criar uma unidade compatível para tornar esta tecnologia viável.

Imagem da capa: Phil Hearing (@philhearing)

Saiba mais


17

Comentários

O retorno do DVD? Cientistas criam disco com 200 terabytes de capacidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista