LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Patente da Roku promete exibir anúncios em todos os seus dispositivos

05 de abril de 2024 7

Um pedido de registro de patente da Roku sinaliza a entrada da empresa no campo da exibição de anúncios durante a execução de conteúdos como filmes e séries em streaming, mas com um adicional: mesmo que você pause uma plataforma, as propagandas poderiam ser exibidas em outra.

Em termos práticos, a patente sugere um sistema que reconhece quais dispositivos estão conectados via cabo HDMI, usando essa conexão para “transferir” o anúncio de um lugar para outro. Pense assim: você tem uma Roku TV e um PlayStation 5 conectados pelo cabo. Ao pausar a reprodução de alguma série no televisor para, digamos, jogar videogame, o sistema entenderia que o PS5 passou a ser executado, mostrando anúncios na tela por meio da interface dele.


Pelo que descrevem as informações, não é como se a Roku e a Sony, neste exemplo, firmassem alguma parceria ou compartilhamento de tecnologia. A coisa toda está mais para uma sobreposição de imagem: o anúncio não seria veiculado “no PlayStation 5”, mas sim na imagem do televisor, sendo projetado por cima do que o console leva ao display.

Essa identificação de pausa viria por meio de uma série de “sinais”: silêncio prolongado na reprodução de áudio, análise de quadros na tela para avaliar se o movimento exibido parou e ideias similares. Há ainda menções ao conhecido sistema de ACR (sigla para “reconhecimento automático de conteúdo”) para saber por onde você está reproduzindo algo no televisor – seja um PS5, um Apple TV ou qualquer coisa que se ligue via cabo HDMI e seja capaz de gerar imagens e sons.

A medida remete a uma crescente tendência de empresas provedoras de conteúdo e fabricantes de dispositivos de streaming de apostarem em monetização via advertising: recentemente, a Amazon começou a exibir trailers de suas séries no Fire Stick caso os usuários apenas o ligassem e o deixassem sem ação imediata. Consumidores não gostaram nada da medida.

Outra empresa vista “em flagrante” nesta prática foi o Google, que recentemente começou a veicular anúncios de redes de fast food em alguns dispositivos Chromecast.

A ideia da Roku é, até este momento, um rumor: a notícia sobre a patente veio da newsletter Lowpass, e executivos da empresa não fizeram qualquer comentário em caráter oficial sobre o assunto.

E mesmo que seja real, uma patente não necessariamente implica na veiculação de um produto. Para todos os efeitos, a Roku poderia estar apenas assegurando a propriedade sobre o sistema, não sendo obrigada a usá-lo em qualquer capacidade.

Ainda assim, o tema promete ficar bem quente se isso seguir adiante.

E você? Gosta da ideia da Roku? Comente sua opinião abaixo!


7

Comentários

Patente da Roku promete exibir anúncios em todos os seus dispositivos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista