
29 Outubro 2024
16 de agosto de 1994. Esta data mudou para sempre como víamos os celulares com o IBM Simon, o primeiro smartphone do mundo que, apesar da época, já tinha tela sensível ao toque, suporte para aplicativos, envio de e-mails e até um teclado preditivo com atalhos para facilitar a digitação.
O que o IBM Simon tinha em ambição, ele tinha em tamanho. O aparelho pesava 510 gramas e tinha 20 cm de comprimento com 3,8 cm de espessura. Os smartphones atuais têm, em média, 200 gramas, 13 cm de comprimento e espessura de 0,9 cm.
A navegação no Simon era feita com teclas laterais para ligar e desligá-lo, ajustar o contraste da tela, desativar a sensibilidade ao toque e uma caneta Stylus. A traseira tinha um teclado comum para chamadas de voz.
O IBM Simon foi considerado tão inovador que chegou a aparecer no filme A Rede, de 1995, onde Sandra Bullock aparece usando o smartphone no carro.
Apesar de tudo, o IBM Simon foi um fracasso comercial, pois ele custava cerca de US$ 1,1 mil e ainda obrigava os usuários a terem um contrato de fidelidade de dois anos com a operadora para usá-lo. No fim, ele vendeu somente 50 mil unidades em 6 meses e foi descontinuado.
Entretanto, o contrato e o preço não foram as únicas causas do fracasso, pois o Simon recebeu várias críticas pela bateria que durava apenas cerca de uma hora e a tela que não respondia bem aos toques.
Atualmente, o Simon é uma peça rara, comercializado principalmente entre colecionadores que se lembram do seu legado como o primeiro smartphone do mundo. Agora a IBM está focada em computadores quânticos com altíssimo nível de processamento, quebrando o recorde de 1.000 qubits.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários