![Xbox: promoções em consoles, acessórios e jogos nas Deals with Gold [Semana 17/12/24]](https://css.tudocdn.net/new_files/img/shim.gif)
Tech 17 Dez
18 de dezembro de 2024 0
Não é de hoje que circulam rumores sobre o futuro do Xbox, com a empresa dando indícios de que pretende investir no segmento híbrido, com um console de mesa e outro portátil, além de possibilidades como um console que se aproxima muito mais de um PC, permitindo inclusive que os usuários rodem jogos do Steam nele.
Esta semana, novos rumores sobre isso começaram a circular, reforçando a ideia de que a Microsoft pretende expandir seu ecossistema para que outras fabricantes usem a propriedade Xbox.
Ainda que a Microsoft atue em diversos segmentos atualmente, a empresa ficou extremamente popular graças ao Windows, seu sistema operacional que está presente na maior parte dos computadores pessoais e empresariais da atualidade. Ainda que a gigante de Redmond tenha investido por muito tempo no mercado de consoles de videogame, parece que o futuro pode ser muito mais abrangente e acabar criando uma nova divisão de sistemas operacionais dentro da empresa.
Diversos rumores começaram a circular esta semana, indicando que a Microsoft está trabalhando em um novo sistema operacional chamado XboxOS, que pode ser capaz de trazer todos os recursos que os gamers precisam para ter acesso a serviços como o Game Pass e Xbox Cloud Gaming, mas além disso, o sistema também pode permitir a execução de jogos do Steam, o que é uma opção extremamente curiosa.
Em um mundo em que dispositivos portáteis como o ROG Ally da Asus e o Legion Go se tornam cada vez mais comuns, a chegada de um sistema operacional dedicado a esses dispositivos parece extremamente bem-vinda, ainda mais quando levamos em conta de que o Windows atual não oferece uma experiência totalmente satisfatória por conta da tela pequena desses dispositivos.
Com isso, ainda que um XboxOS possa ser um limitador, já que muitos usuários utilizam esses PCs portáteis não só para jogos, como também para tarefas comuns como navegar na internet, escrever textos e afins, isso garantiria uma experiência muito mais agradável, além de também permitir que outras fabricantes lançassem dispositivos com esse sistema.
Ainda que a ideia do XboxOS possa ser extremamente vantajosa para os usuários e até mesmo para a Microsoft, já que isso mitigaria o risco de uma expansão do SteamOS nesse nicho do mercado, algo que já vem sendo considerado e trabalhado pela Valve, também devemos levar em conta os pontos negativos.
Como sabemos, o mercado de consoles de videogames e PC gamer acabam competindo entre si. Enquanto muitos usuários preferem a simplicidade dos consoles, outros acreditam que jogar no PC é muito mais vantajoso, gerando uma guerra eterna entre ambos os mercados.
Um forte argumento para tentar convencer os jogadores são os jogos exclusivos, mas como temos visto nos últimos anos, até mesmo a Sony resolveu descer de seu pedestal e começou a apostar em uma exclusividade temporária para novos lançamentos do PlayStation e lançando os jogos no PC algum tempo depois. Com isso em mente, a necessidade de um console fica cada vez mais questionável para alguns usuários.
No meio de campo, temos a Microsoft, que não só lança seus jogos de console simultaneamente no PC, como também tem optado por realizar lançamentos no Game Pass, seu serviço por assinatura. Ainda que a estratégia tenha sido uma revolução na indústria dos games, muitos concordam que isso acaba diminuindo a receita dos jogos, consequentemente, chegamos em situações como o fechamento do estúdio de Hi-Fi RUSH, que mesmo entregando um ótimo jogo, ainda não conseguiu alcançar o resultado esperado pela empresa.
Para piorar a situação, a Microsoft passou a lançar alguns de seus jogos exclusivos em plataformas concorrentes este ano, algo que certamente deve ser expandido futuramente, diminuindo cada vez mais a necessidade de se comprar um console Xbox e enfraquecendo o apoio dos fãs à marca.
Considerando todas essas variáveis, o lançamento de um XboxOS pode ser o fim definitivo dos consoles com a marca Xbox lançados pela Microsoft. Mesmo que isso se alinhe com a visão da empresa de que "qualquer dispositivo é um Xbox", muitos fãs podem não estar prontos para essa transição.
No fim das contas, a Microsoft pode estar pronta para desistir do mercado tradicional de videogames, apostando em ser apenas uma publisher e provedora de serviços. De todo modo, isso pode acabar sendo prejudicial para o consumidor quando levamos em conta de que as fabricantes de console oferecem um subsídio para a fabricação de seus consoles, algo que pode não acontecer com outras fabricantes, resultando em dispositivos ainda mais caros.
Como sempre, teremos que esperar para descobrir o que vai acontecer na indústria de videogames no futuro, mas será que o fim do hardware Xbox pode ser uma boa opção para os consumidores?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários