
Tech 14 Jan
17 de janeiro de 2025 0
A Mercedes está desenvolvendo uma novidade que pode chegar como uma grande inovação para o setor automotivo. No trata-se de uma espécie de pintura solar, que pode gerar energia elétrica suficiente para 20 mil km de autonomia por ano. Porém, é importante entender alguns pontos antes de pensar que não será preciso recarregar os carros elétricos com esse revestimento.
De modo geral, essa novidade da montadora deve ser destinada a modelos SUVs de veículos, especificamente uma versão eletrificada de um automóvel de médio porte desta categoria. A companhia fiz que essa nova pintura é praticamente tão eficiente quanto os painéis solares modernos.
A Mercedes diz que o número mencionado pode ser alcançado em condições ideias em lugares como Los Angeles. Em Pequim, por outro lado, o número cai para 14 mil km e, Stuttgart, fica em torno de 12 mil km. Os cálculos que levam em conta o mundo real, por outro lado, indicam algo bem menor, ficando entre 5.500 e 7.300 km por ano.
No quesito eficiência, o revestimento fica na faixa de 20%, mas esse é um ponto que pode variar conforme o ângulo da superfície do carro em relação ao Sol. Vale destacar que no quesito custo, a tinta desenvolvida pela Mercedes tende a ser mais barata em comparação com a produção de painéis elétricos.
Aos curiosos, a tecnologia usaria como base fotovoltaicos de pontos quânticos coloidais. É possível pulverizá-los em uma superfície, permitindo a aplicação como uma tinta. Em relação à energia, ela é transferida por meio de fios para um conversor que aumenta a voltagem para o componente principal.
Seja como for, o custo parece ser mesmo um dos pontos-chave dessa novidade da Mercedes, já que a economia a longo prazo não parece ser muito alta. Ao levar em conta o uso de um carro elétrico com essa tinta no Canadá, a economia fica em torno de US$ 145 por ano. Então, o ideal seria baratear essa tecnologia até o ponto de ser aplicada em carros mais econômicos.
Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras, falou sobre a ideia da empresa em relação ao desenvolvimento focado em inovação:
A força inovadora foi e está entre as forças motrizes mais importantes da Mercedes-Benz. Nossa marca vem moldando o progresso automotivo há quase 140 anos com tecnologias pioneiras. Para nós, a inovação só faz sentido se oferecer aos nossos clientes um valor agregado real. Sua composição perfeita é o que faz de um Mercedes um Mercedes. É por isso que acreditamos que progresso significa desenvolver tecnologias inovadoras em diálogo com a sociedade. É assim que mantemos nosso poder inovador e criamos um novo tipo de experiência automotiva.
Mais sobre a Mercedes: confira o flagra do Classe C elétrico em testes e os detalhes do lançamento do A 250e com visual inspirado no PS5.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários