
12 Dezembro 2024
29 de janeiro de 2025 7
O verão está elevando as temperaturas em vários pontos do Brasil, e nem todo mundo pode comprar ou mesmo tem permissão de instalar um ar-condicionado em casa — já que muitos prédios limitam esse tipo de modificação —, precisando recorrer ao bom e velho ventilador para amenizar o calor. Pensando nisso, resolvemos trazer um review um pouco diferente, colocando sobre as bancadas do TudoCelular.com o ventilador Britânia BVT400.
Com nome completo de "Ventilador Britânia 2 em 1 Maxx Force Turbo 150W BVT400", ele tem a proposta de entregar uma boa potência com visual discreto e versátil, podendo ser usado tanto na mesa ou sobre bancadas, quanto na parede. Mas será que ele refresca mesmo? E o barulho, incomoda durante o uso? Vamos responder essas e outras perguntas a seguir, sendo importante destacar que testamos o modelo em versão de 127V, mas sendo possível encontrá-lo também em 220V.
Antes de seguir para o uso do ventilador, você vai precisar montá-lo, mas calma, é tudo bem fácil. Não é necessária nenhuma ferramenta específica, como chave de fenda ou alicate, bastando ir conectando as partes manualmente de acordo com o próprio manual que vem na caixa.
O primeiro passo é passar o fio da tomada pelo furo central da base, e então conectá-la ao "tronco" do ventilador, seguindo a posição das presilhas da parte de baixo. Feito isso, você já pode conectar a "cabeça", bastando empurrar a parte contendo o motor sobre o encaixe até ouvir um clique.
Aí vem a parte mais "complicada", já que envolve várias peças e uma ordem mais específica de montagem, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. O primeiro passo é colocar a grade traseira, que será responsável por fazer o primeiro filtro e garantir a segurança durante o uso. Basta alinhar os furos com as presilhas e pressionar tudo até ouvir o clique.
A próxima etapa é colocar a hélice do ventilador no eixo, bastando ficar de olho na posição do furo para poder encaixar até o final, e então colocar a "tampa" que serve como porca e ainda ajuda a deixar o visual mais bonitinho. Por fim, basta colocar a grade frontal alinhando as travas corretamente, que servirá como um segundo filtro e fechará a "gaiola" de proteção ao redor da hélice, ajudando a evitar possíveis acidentes.
Depois de tudo isso é só ligar o ventilador na tomada e ser feliz.
O ventilador Britânia BVT400 tem corpo construído em plástico, como boa parte dos concorrentes, sendo quase que totalmente na cor preta — com exceção à hélice, botão de controle de velocidade e cabo da tomada, todos na cor cinza. Isso ajuda a entregar um visual mais sóbrio, ao mesmo tempo em que o contraste entre os tons brilhantes torna o produto mais elegante.
Um ponto que pode acabar deixando os usuários mais preocupados é a aparente fragilidade do plástico na base, que é bastante flexível e acaba gerando alguma preocupação sobre a resistência no longo prazo ao usar o ventilador pendurado na parede. Considerando que existe uma "alça" para transporte na parte superior do ventilador, porém, não é algo que você precisará ficar se preocupando caso use o ventilador sobre uma superfície.
Ainda sobre a construção, as grades ao redor da hélice fazem um bom trabalho ao "filtrar" pelos e outros tipos de sujeiras, mas isso é também um problema, já que as frestas acabam ficando bastante sujas com poucos dias de uso, dependendo de quantos gatos e cachorros você tiver na sua casa. Por aqui vem sendo necessário abrir a grade para passar um pano pelo menos a cada 15 dias para manter um fluxo de ar constante e limpo, com três gatos de pelo curto no ambiente.
Sendo um modelo "2 em 1", a Britânia escolheu por permitir três níveis diferentes de angulação na vertical. Um ponto curioso, porém, é que os ângulos só podem ser ajustados para cima, ou seja, você não poderá usá-lo de um modo inclinado para baixo, o que acaba prejudicando seu uso em bancadas mais altas — a única forma de resolver isso é colocando-o direto na parede.
Por fim, o botão para ativar ou desativar a oscilação horizontal fica integrado ao corpo, na parte superior ao motor, o que elimina o clássico "pininho". Isso gera um visual mais moderno no ventilador. Já o botão de controle de velocidade tem formato redondo com um detalhe ao centro para ajudar a ser rotacionado, podendo assumir quatro posições — incluindo "desligado" —, ficando na parte inferior do tronco do ventilador.
O ventilador Britânia BVT400 tem hélice de 6 pás com 40 cm de diâmetro, e dimensões de 61,5 x 45 x 33 cm. Seu peso é de 2,88 kg, o que permite ser posicionado em cima de mesas, bancadas e outros tipos de apoio sem grandes problemas, bem como pendurado na parede — não é disponibilizado parafuso ou bucha na caixa para isso.
Mas e aí, ele refresca mesmo? Sim, às vezes até demais. O ventilador Britânia BVT400 tem três velocidades, mas todas elas são muito potentes, podendo ser chamadas de "forte, muito forte, e mais forte ainda". Isso quer dizer que mesmo na velocidade mínima você já vai ter bastante fluxo de ar para refrescar o ambiente, com um ruído mais baixo para evitar que precise aumentar muito o volume da TV, por exemplo.
A velocidade 2 já entrega o que muito ventilador menos potente entregará na velocidade máxima, ainda mantendo um nível de ruído relativamente controlado, enquanto a velocidade 3 usa toda a potência dos 150 W do motor para liberar um fluxo de ar que pode ser até demais para muita gente. Por aqui eu tenho variado entre uso nas velocidades 1 e 2, que já são suficientes para ajudar a conter a temperatura ambiente na casa dos 30°C ou mais, sem exagerar na ventania e no barulho.
Outra vantagem de usar o ventilador nas velocidades menores é evitar o aquecimento do próprio motor, algo que acaba sendo visto em muitos modelos. No caso do Britânia BVT400, usei no máximo por algumas horas para conferir e não foi possível notar um grande aquecimento, com sua capa ficando apenas morna, mas nas velocidades inferiores ela se manteve completamente fria.
Por contar com uma oscilação horizontal próxima a 150°, é possível obter uma boa circulação de ar no ambiente, algo essencial para garantir um conforto térmico maior e evitar problemas causados pelo fluxo direto constante direcionado a você.
Outro ponto importante é que todas as velocidades contam com classificação B de consumo no selo PROCEL, sendo destacado um consumo de 3,89 kWh/mês (3,95 na versão 220V) ao usar o ventilador em velocidade máxima por 1 hora todos os dias. Ou seja, usando em velocidades mais baixas você equilibra esse consumo, podendo então usar o ventilador por mais horas sem se preocupar com um grande aumento na conta de luz.
O ventilador é um dos itens mais antigos e populares quando falamos em formas de combater o calor, e a verdade é que não precisa inventar muito para ter um bom produto, bastando entregar um visual bonito, potência para fornecer um bom fluxo de ar e um nível controlado de ruído. E a Britânia conseguiu entregar tudo isso com o BVT400, de uma certa forma.
Tá, não temos o ventilador mais elegante do mundo, mas o visual com pino de oscilação horizontal embutido e pintura nas cores preto e cinza ajuda a passar um ar mais moderno. A potência é boa, o nível de ruído fica dentro do esperado, e não foi visto grande aquecimento do motor mesmo durante uso prolongado em um ambiente com temperatura acima dos 30°C.
Os grandes pontos de melhoria aqui são o plástico da base que aparenta fragilidade por ser muito flexível, o ajuste de ângulo vertical que não permite direcionar o fluxo de ar para baixo, e a divisão de potência entre as três velocidades, já que o mínimo acaba não sendo tão silencioso por entregar potência parecida com o que temos no nível médio de outros ventiladores como o Arno Ultra Silence Force.
Um concorrente no mercado nacional é o Mondial Turbo NVT-40-8P-B, que se destaca por trazer hélice de 8 pás, mas oferece potência inferior de 140 W. Já o Ventisol Turbo tem hélice de 6 pás e visual mais diferentão, mas peca pela potência de apenas 80W. Para quem curte ventiladores da Arno, o X-Treme 7 tem hélice de 7 pás e potência de 150W, com visual moderno na cor azul, mas custa um pouco mais.
No geral, porém, dá para dizer que o ventilador Britânia 2 em 1 Maxx Force Turbo 150W BVT400 de 40 cm faz um bom trabalho em ajudar a lidar com o calor do verão pelo preço oficial de R$ 209 cobrado, sendo uma boa opção para quem não quer gastar tanto e precisa de um ambiente mais fresco, que pode ser encontrada por menos do que isso em lojas do varejo nacional.
Claro, é preciso lembrar sempre que ventilador não "gela", servindo apenas para ajudar na circulação de ar e, com isso, permitir que a sensação térmica seja reduzida. Para refrigerar de fato o ambiente é necessário comprar um climatizador ou um ar-condicionado, que acabam custando mais e entregando outras características.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários