
Segurança 21 Mar
27 de março de 2025 20
Nesta quarta-feira (26), a equipe de desenvolvimento por trás do Zorin OS revelou a nova versão do sistema operacional. O Zorin OS 17.3 chega carregado de novidades, com novo navegador e foco no público que pode se ver órfão do Windows 10 muito em breve.
Lançado apenas 6 meses depois da versão 17.2, o novo software traz o kernel do Linux na versão 6.8, o mesmo que equipa o Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat – já que a distro é baseada no Ubuntu. Ele incluí novos drivers gráficos para a NVIDIA 570 e passa a dar suporte também as novas placas de vídeo da marca da série RTX 5000.
Mas apesar do suporte muito bem-vindo, um dos maiores destaques do update é o novo navegador. A nova versão abandona o rotineiro Firefox para dar lugar ao Brave. A equipe de desenvolvimento afirma que as “recentes mudanças de política” da Mozilla com relação ao browser motivaram a mudança.
A nova distro traz uma versão do Brave ligeiramente modificada. De código aberto, o navegador teve várias de suas funções removidas, a exemplo da Brave Wallet, Brave Rewards, Leo AI, Brave Talk, Brave News, imagens de fundo patrocinadas pelo Brave e mais. O browser também recebeu uma leve repaginada na interface a fim de ser mais bem integrado à UI do sistema.
Mas quem já tem o Firefox instalado não precisa se preocupar. Atualizar das versões mais antigas para a atual não desinstalará o browser, já que a nova opção está disponível – por padrão – apenas para quem realizar uma instalação do zero. De qualquer forma, o Brave também pode ser instalado a partir do aplicativo de Software.
Além da novidade, a equipe do Zorin também está de olho nos usuários do Windows 10. Como o sistema da Microsoft está perto de dar o seu último adeus, com fim do suporte oficial programado para o próximo mês de outubro, a distro se coloca a disposição como solução para o caso, mirando os usuários do sistema e os novatos no mundo Linux.
"Com o fim do suporte ao Windows 10 em outubro, milhões de PCs que não atendem aos rígidos requisitos de hardware do Windows 11 ficarão para trás. O Zorin OS 17.3 foi desenvolvido para ser o substituto ideal para o Windows 10. Ele dá uma nova vida a esses computadores, oferecendo uma experiência rápida, fácil de usar e segura. Mude seu PC para o Zorin OS 17.3 hoje e evite gastar centenas ou milhares em um novo computador", afirmam os desenvolvedores em comunicado à imprensa.
O Zorin OS 17.3 expande a capacidade do sistema para lidar com aplicativos do Windows. Quando o usuário tenta rodar um instalador do SO da Microsoft, o Zorin oferece a versão nativa para Linux do mesmo aplicativo. Se uma versão nativa não está disponível, sugere uma alternativa equivalente.
Então, ao tentar rodar o '.exe' do Obsidian, por exemplo, o sistema sugere a instalação da versão nativa do app para Linux. Ao tentar instalar o Adobe Acrobat Reader, que não tem versão para Linux, o sistema sugere o Evince.
Ainda segundo a equipe do sistema, o Zorin OS agora oferece suporte a mais de 150 apps com alternativas personalizadas para aplicativos do Windows.
Fora a mudança no navegador e a extensão do suporte mencioanda, a versão 17.3 também carrega outros aprimoramentos.
O Zorin Connect – ramificação do KDE Connect e/ou GSConnect que permite a comunicação entre Linux e dispositivos Android – ganhou uma nova interface mais próxima do ‘Material You’, do sistema do robô, e novas funções para controle do sistema usando o aparelho como mouse, fazendo uso do giroscópio do smartphone ou tablet.
O uso do SO em dispositivos com telas sensíveis ao toque também foi melhorado. A barra de tarefas agora tem uma melhor resposta a interação do usuário e um novo ícone para abrir o teclado virtual foi adicionado ao painel – ao invés de abrir automaticamente.
Para quem já está rodando o Zorin OS 17, é possível realizar o update para a nova versão através da ferramenta de Software Updater. Também é possível realizar a atualização direta a partir da versão 16 do sistema operacional.
Para aqueles que querem partir para uma nova instalação, como de costume, o sistema pode ser baixado através do site oficial da distribuição. O sistema está disponível nas versões Core, Education e Pro – sendo as duas primeiras totalmente gratuitas e a última disponível por R$ 199.
Como é baseado no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), a série Zorin OS 17 deve receber suporte até 2027, com atualizações de software e patches de segurança.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários