
Google 12 Mai
13 de maio de 2025 0
O novo Modo IA do Google pode acabar substituindo o recurso "Estou com sorte", conforme sugerem testes feitos pela gigante. Relatos de usuários nas redes sociais mostram que a companhia começou a implementar um botão dedicado ao novo recurso na página inicial de pesquisa para avaliar diferentes formas pelas quais a funcionalidade será adotada, incluindo a remoção da antiga função que agiliza as buscas.
Em publicações feitas em redes como o X/Twitter e o Threads, usuários começaram a relatar a aparição de um botão para o Modo IA na página inicial da busca do Google. A função, anunciada em março, expande as capacidades do "AI Overview" ("Visão Geral criada por IA" em português) ao integrar o modelo Gemini 2.0 à pesquisa, permitindo que perguntas mais complexas sejam feitas e respostas mais completas sejam dadas.
A gigante das buscas havia confirmado que a funcionalidade começaria a ser liberada aos poucos para alguns usuários nos EUA a partir de 1º de maio, de forma a testar sua implementação. Os relatos começam a surgir pouco mais de 10 dias após o início desses testes, e trazem alguns detalhes interessantes.
Ao que parece, o Google ainda está definindo a forma como o Modo IA será acessado, avaliando diferentes formatos e posicionamentos de botões. Entre os tipos flagrados estão atalhos em formato de pílula dentro da barra de busca, com ou sem a borda colorida característica da empresa, em formatos mais quadrados ou arredondados.
Um dos testes em particular chamou atenção por reformular um dos pilares do buscador: há indícios de que a companhia poderia substituir o botão "Estou com sorte" pelo Modo IA. O recurso está disponível desde o lançamento do Google e acelera o processo de pesquisa ao levar o usuário diretamente para o resultado melhor posicionado na busca.
Estimativas feitas pelo analista Tom Chavez em 2007 a partir de dados da própria gigante das buscas estimaram que o Estou com sorte era usado por menos de 1% de quem fazia buscas no Google, o que custava cerca de US$ 110 milhões à companhia em perdas de propagandas. Ainda que os dados estejam bem desatualizados, esses números podem estar ainda mais críticos atualmente, o que poderia ser um dos fatores a motivar a empresa a fazer mudanças.
I see this... AI Mode button next to Google Search. pic.twitter.com/zacHHA5AwH
— Glenn Gabe (@glenngabe) May 10, 2025
Com tudo isso dito, nada garante que a substituição ocorrerá de fato — no momento, a troca é apenas parte dos testes limitados do Modo IA. Ainda assim, é possível dizer que a ideia da funcionalidade ser eventualmente abandonada, seja pelo Modo IA ou por outro recurso, está sendo considerada.
Ao The Verge, uma das porta-vozes do Google, Ashley Thompson, confirmou a realização dos testes. "Nós frequentemente testamos formas diferentes para as pessoas acessarem nossos recursos úteis. Esse é apenas um de vários experimentos", explicou. Mais informações sobre os planos da companhia devem ser divulgados já na próxima semana, durante o Google I/O 2025.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários