LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Q7F: Smart TV "Vision AI" tem tela QLED e karaokê nativo | Análise / Review

19 de maio de 2025 4

A Samsung anunciou a chegada de sua nova Smart TV Q7F ao Brasil, e o modelo em sua versão de 55 polegadas já está em testes aqui no TudoCelular.com há algumas semanas, chegando a hora de mostrar para você se realmente vale a pena investir na TV “Vision AI” com tela QLED da sul-coreana.

O modelo tem como destaque o novo conceito de uso de inteligência artificial em TVs da Samsung, buscando não apenas melhorar a exibição de áudio e vídeo, mas entregar novas experiências e controle integrado por gestos em outros produtos do ecossistema, como relógios e smartphones.

Mas será que vale pagar o que a marca pede? Continua comigo que eu te conto

Design e controle

Olhando de frente, a Q7F é muito parecida com outras TVs da Samsung. Temos bordas finas nas laterais e no topo da tela, enquanto a inferior é um pouco mais grossa e traz o logo da Samsung no seu canto direito.

A TV é feita de plástico preto, mesma cor da moldura da tela, trazendo várias ranhuras na parte traseira e espessura de pouco mais de 6 centímetros. Para se ter uma ideia, a Crystal UHD 8100F, da linha mais básica da Samsung, tem essa espessura, enquanto a QLED Q60D tem pouco mais de 2 centímetros e meio. O peso também é parecido com o da Crystal, com quase 11 kg.

Outro ponto que afasta a Q7F das QLED mais avançadas e a aproxima dos modelos de entrada é sua base. Não temos aquela base central bonita da Q70D, sendo usados aqui os dois pés retos mais comuns em modelos básicos. Pelo menos o encaixe é fácil e firme, não precisando de nenhuma ferramenta específica para fixar os pés à TV.

Na parte traseira da TV, além das ranhuras que servem basicamente para compor o visual, estão também as conexões físicas, todas mais para o lado esquerdo da TV. A entrada para o cabo de alimentação proprietário fica separada, enquanto ao lado ficam as conexões propriamente ditas, incluindo uma USB, três HDMI, uma Ethernet para rede cabeada e uma para antena. Além das conexões físicas, a TV tem também Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.3.

Um ponto positivo da Q7F é a presença de canaletas para organizar os cabos. São quatro “valas” por onde você pode passar cabo de energia, cabo HDMI e o que mais tiver conectado à TV, levando tudo até o canto direito e passando discretamente por trás do pé, caso ela esteja apoiada sobre um móvel.

O controle é o já conhecido Solar Cell. Ele é preto nesse modelo de TV, sendo bem pequeno e direto, sem botões numéricos ou outras teclas mais específicas. Por aqui você acha botão de liga/desliga, botão de funções, microfone, botão de microfone para fazer comandos por voz, botões de navegação, dial para controle de volume e canais, Voltar, Home, play/pause, e botões específicos para Samsung TV Plus, Netflix, Prime Video e YouTube.

A recarga do controle pode ser feita por USB-C ou, como o nome já diz, pelo painel solar, que capta luz ambiente — seja ela natural ou artificial. Ele também capta radiofrequências de 2,4 GHz para recarga, frequência mais usada em roteadores e eletrônicos de casa inteligente, o que deve garantir que a bateria esteja sempre cheia.

Tela e som

A Q7F tem uma tela QLED de resolução 4K e taxa de atualização 60 Hz, sendo um painel muito similar ao que você encontra na Q60D. O nível de brilho é satisfatório, as cores são vivas e temos algumas zonas de dimerização que a Samsung chama de “Esmaecimento UHD supremo”, mas a verdade é que não chega perto do que um modelo OLED ou mesmo com Mini LED consegue entregar em termos de zona de iluminação.

Talvez o grande trunfo aqui em relação às QLED de entrada da Samsung seja a presença de um processador um pouco mais potente, sendo usado aqui o Quantum 4 AI em vez da versão Lite como na Q60 e Q65D — é basicamente o mesmo da Q70D.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Com isso, a empresa promete um processamento mais robusto, seja para fazer o upscaling de conteúdos em baixa resolução para o 4K ou durante calibração de cores, contraste e outros pormenores da exibição de conteúdo. E realmente, temos um nível de contraste até bem OK para um modelo mais básico, com pretos não muito acinzentados.

Caso as cores, nível de brilho e outros pontos não te agradem, é possível configurar tudo sem grande dificuldade. Claro, tudo tem limite e você não vai transformar a tela em uma OLED, mas já dá pra contornar um pouco as limitações do painel.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

O sistema de som também é simples, com apenas dois canais e potência de 20 W, algo já padrão há alguns anos nessa categoria. Novamente, a Samsung se apoia na inteligência artificial para tentar entregar um som mais encorpado, tendo o chamado Som em Movimento Virtual para simular mais canais e até opção de amplificar o som.

A qualidade fica dentro do esperado, com bom volume, mas graves modestos pela falta de um woofer dedicado — há um equalizador dedicado para ajudar a amenizar isso. Quem contar com uma soundbar compatível da Samsung ainda pode aproveitar o Sincronia Sonora Q-Symphony, que sincroniza os altofalantes da TV com os da barra de som para entregar som mais encorpado e potente.

Sistema e apps

A Q7F vem com a nova interface One UI da Samsung para TVs baseada no sistema operacional Tizen. O sistema flui bem no geral, com abertura rápida de aplicativos, boa navegação e troca rápida entre eles.

A tela inicial, porém, pode pegar de surpresa quem estava acostumado com modelos mais antigos da marca. Temos uma Home que ocupa toda a tela, mostrando recomendações de conteúdo com base em seu histórico, conteúdo ao vivo que estiver passando no Samsung TV Plus ou em sua programação local, e apps instalados com seus respectivos conteúdos.

O Daily+ agrega as centrais de casa conectada e outros serviços úteis como SmartThings, Philips Hue e Workspace.

No caso do SmartThings, usuários de dispositivos Samsung contam com uma integração ainda mais profunda, incluindo a possibilidade de controlar a TV por gestos com smartwatches ou transformar o smartphone em um gamepad virtual para jogar na TV.

Imagens: Wesley Moraes / TudoCelular.com

É no Daily+ que temos também uma das maiores novidades da Q7F: o app nativo de karaokê. O Stingray Karaoke conta com mais de 100 mil músicas no catálogo, e permite usar o próprio celular como microfone, algo muito útil já que pouca gente tem um microfone Bluetooth disponível em casa. Você ainda pode organizar filas de músicas, escolher se a voz original vai cantar junto com você e definir o volume do microfone.

Também está presente o Modo Arte, que permite escolher dentre milhares de pinturas e fotos bonitas para servir de plano de fundo durante o modo de descanso da TV. É possível até gerar sua própria imagem com IA tendo como base seu humor e preferências, deixando a TV ainda mais com a sua cara. Ah, no caso das imagens já presentes na Art Store você precisará pagar a assinatura para ter acesso, com planos de 16 reais por mês ou 160 por ano.

Imagens: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Navegando pelo menu lateral da tela inicial você ainda tem acesso à parte de jogos com o Samsung Gaming Hub, que inclui acesso rápido ao Xbox Cloud Gaming, Nvidia GeForce Now e aos demais jogos disponíveis para a TV. Também é por aqui que você configura os controles que serão usados.

No geral é uma interface fluida e bem organizada, só demora um pouco até você acostumar que tem que voltar para a Home para navegar dentre as opções e achar o que quer, em vez de só aparecer uma barra sobre o conteúdo que já está em exibição como acontecia há uns anos.

Ah, e assim como nos celulares, a Samsung promete até 7 anos de atualizações do Tizen.

Jogos

A Q7F não é exatamente uma TV gamer, mas quem tem uma telona 4K na sala pode muito bem querer conectar um console e se divertir, e no geral ela dá conta disso. Você não vai ter uma taxa de atualização super avançada, já que a tela só chega a 60 Hz, mas já vai ser suficiente para jogos focados na história como God of War ou títulos mais casuais como Ratchet and Clank e Astro Bot.

Por ser compatível com HDR10+, a Q7F permite usar HDR também em jogos, o que é bom para deixar as imagens ainda mais bonitas. É possível definir o nível de ação do HDR, se estiver achando ele muito forçado, ou mesmo desligar a função. Também está disponível VRR para melhor sincronização de quadros, com o Motion Plus prometendo imagens mais fluidas em jogos de maior movimento.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

As configurações podem ser mudadas facilmente durante a jogatina, bastando manter pressionado o botão de play/pause no controle da TV para abrir a Barra de Jogo. Nela você ainda tem acesso a configurações voltadas para os mais diferentes tipos de jogos, incluindo otimizações de cores e contraste de acordo com o gênero, mira fixa no centro da tela, resolução da tela, zoom e mais.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Também é na Barra de Jogo que você tem algumas informações como a resolução que está sendo exibida, taxa de quadros e até se o conteúdo está em HDR e se o VRR está ativado.

Em resumo, vai ser legal jogar na Q7F, mas não espere a mesma experiência de modelos mais caros com taxa de 120 Hz e melhor controle de iluminação.

Considerações finais

A Q7F chega como uma nova fase para as TVs da Samsung, e isso fica claro até pelo posicionamento do aparelho no portfólio da marca, trazendo alguns pontos de modelos QLED e outros de opções mais básicas.

Seus grandes pontos positivos são o sistema completo — com direito a karaokê nativo e integração com outros produtos da sul-coreana —, a tela com qualidade razoável para uma QLED de entrada, e a boa performance geral, seja na abertura de apps, ao navegar pela interface ou ao jogar.

Já dentre os pontos a melhorar temos o design já datado e que remete a modelos mais simples, especialmente na espessura, a tela de apenas 60 Hz, e a presença de só 3 portas HDMI e uma USB, algo visto normalmente na linha Crystal.

Tela QLED com qualidade razoávelBom desempenho de navegaçãoSistema Tizen com 7 anos de atualizaçõesKaraokê integrado
Design já ultrapassadoTaxa de atualização de 60 HzPoucas portas HDMI e USB

Uma concorrente direta no Brasil seria a Nano80 da LG, que traz painel NanoCell rival ao QLED e muitos pontos em comum, mas com corpo um pouco mais fino e trocando o sistema pelo WebOS 24, que promete quatro updates de sistema ao longo de cinco anos.

Dentro da própria Samsung as opções seriam a Q60D ou a Q70D, dependendo do seu bolso, com a última sendo superior à Q7F em basicamente tudo.

E você, o que achou da nova “Vision AI TV” da Samsung? Acha que esse conceito vai pegar? Comente aí embaixo.


4

Comentários

Samsung Q7F: Smart TV "Vision AI" tem tela QLED e karaokê nativo | Análise / Review
  • Depois de ter diversas TV LG e Panasonic, resolvi encarar uma Samsung Q90T de 65 polegadas. A TV é boa, mas o sistema é muito bugado. Cheio de bugs. O boot da TV é demorado demais. Quem elogia Tizen é porque nunca usou o Web OS e outros. É um lixo. O último bug: agora não consigo fixar o ícone do PC (uso um Mini PC Ryzen 9 ligado na TV direto). Preciso detectar o dispositivo cada vez que ligo a TV. Total lixo para uma TV de 5000 reais. Samsung nunca mais.

      • TV Samsung feira de plástico vagabundo, mais mole que papelão. Tela que queima depois de 1 ano...

          • duas coisas ridículas que são inaceitáveis: o cabo de energia muito curto e o controle péssimo: pequeno e leve demais, poucos botões dedicados (por ex. não tem botão para ir direto às configurações, botão para selecionar entrada, nem é possível customizar os botões). Esse controle é o mesmo que vem em modelos bem mais caros. O modelo antigo de controle que vem na The Frame 2022 pelo menos é muito mais bem acabado, é mais ergonômico, um pouco maior e um pouco mais pesado.

              • Realmente, o controle é uma merda. Essa ideia de minimalismo e controle mais "sleek" esbarra na funcionalidade. Menos botões quer dizer mais cliques no controle usando esse Tizen merda cheio de bugs.

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Especiais

                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                Software

                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2