Android 12 Ago
A montadora norte-americana Ford pretende investir uma boa grana para popularização de veículos autônomos até 2021. Conforme anúncio recente, a empresa pretende vender carros até mesmo sem volante ou pedais.
Um pedido na Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla em inglês), mostra interesse em investimento da Ford para o nível 4 de autonomia para condução automatizada. Os pilotos automáticos da Tesla e da Mercedes são registrados no nível 2, o que indica uma boa evolução da tecnologia.
No entanto, os motoristas podem encontrar um probleminha: os usuários não serão capazes de ir a qualquer lugar - apenas nas áreas da Ford foi programado para ir através de um mapa feito com tecnologia 3D.
Atualmente a Ford testa sistema de direção inteligente no Fusion, um de seus modelos mais luxosos. Porém, se a companhia pretende de fato popularizar, deve aplicar a tecnologia em modelos mais populares e acessíveis. Os sistemas inteligentes Android Auto e Apple CarPlay estarão em todos os carros, SUVs e caminhões da marca em 2017. As ferramentas servem para que os clientes possam conectar seus smartphones Android ou iPhone à porta USB do veículo para exibir aplicativos na tela integrada ao painel.
Com o investimento, cujo valor não foi anunciado, a Ford parte para cima de duas grandes empresas que estão investindo na área: a Tesla e LeEco.
A companhia chinesa de tecnologia a LeEco investiu US$ 1,8 bilhão (mais de R$ 5,5 bilhões) em uma fábrica de veículos, conforme anunciado na semana passada. A ideia é investir pesadamente em carros elétricos e autônomos, sobretudo no país oriental. Uma nova montadora pode ser montada nos Estados Unidos, terra onde a LeEco pretende se popularizar e tem feito investimentos. A LeEco tem a ambiciosa meta de ser mais relevante que a Apple e a Tesla, líder do setor de veículos autônomos. A Tesla, inclusive, está trabalhando em calibrar o serviço, já que alguns veículos se envolveram em graves acidentes.
Comentários