LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Médico usa robô-cirurgião para realizar cirurgia delicada em olho de paciente

14 de setembro de 2016 0

Com a ajuda de um robô-cirurgião, médicos puderam realizar com sucesso uma operação delicada dentro do olho de um paciente. Durante o procedimento, os profissionais removeram com precisão uma membrana com um micrômetro (um centésimo de milímetro) de espessura da retina do olho direito de um senhor de 70 anos.

William Beaver pôde, então, dar adeus à uma membrana maliciosa que havia crescido sobre sua retina, responsável por distorcer tudo que ele observava. A complexidade da operação se deu pelo fato de ter que remover a membrana sem danificação da retina, o que exigiu o uso do robô.

A BBC realizou um vídeo com o médico responsável pela operação:



O robô utilizado na operação recebeu a identificação de R2D2, que apesar de parecer uma referência aos bonecos de Star Wars, o também significa "Robotic Retinal Dissection Device". Algo como "Dispositivo Robótico de Dissecção Retinal" na tradução livre. A grande utilidade do dispositivo tecnológico é o fato dele estabilizar os instrumentos cirúrgicos. Desta forma, pequenos tremores da mão do médico são filtrados pelo controle do robô. Mesmo tremores ínfimos, como os causados pelo próprio batimento cardíaco do médico, poderiam colocar a eficácia da operação em risco.

Como visto no vídeo, o cirurgião consegue controlar o R2D2 usando uma alavanca semelhante a um joystick e um painel sensível a toque. Movimentos grandes realizados com a alavanca são traduzidos em movimentos pequenos e precisos do braço robótico, o que permitiu a ação na pequena e sensível região dos olhos.

A relação entre tecnologia e medicina é´substancial, sobretudo na elaboração de equipamentos de diagnósticos e tratamentos. Os headsets de Realidade Virtual (VR, na sigla em inglês), por exemplo, estão a cada dia ganhando mais espaço no tratamento de dores crônicas. Médicos e pesquisadores fazem questão de ressaltar que este tipo de tratamento ainda é experimental, mas que até o momento está se mostrando muito eficaz e que podem ter a eficácia comprovada através de estudos, uma vez que, assim como a meditação, a ferramenta pode amortecer o processamento da dor pelo cérebro e acalmar o sistema nervoso.


Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2