
Android 22 Dez
03 de fevereiro de 2017 103
Em muitas regiões, até mesmo nos grandes centros urbanos, a eletricidade ainda é um problema, acredito. É bastante comum chover e acabar a luz ou, por exemplo, em dias de calor intenso quando muitos aparelhos de ar-condicionado estão ligados no mesmo período, aconteça alguma falha na distribuição. Não é à toa que o horário de verão existe para minimizar esses efeitos.
Contudo, como aponta uma recente pesquisa intitulada International Technology Roadmap for Semiconductors 2.0, realizada pela Associação da Indústria de Semicondutores, a partir de 2040, daqui 23 anos, corremos o sério risco de não ter energia elétrico o suficiente para alimentar todos os dispositivos eletrônicos existentes.
A pesquisa aponta que a atualmente já utilizamos bastante da capacidade não só para os serviços essenciais como em aparelhos de refrigeração ou chuveiro elétrico, por exemplo, mas sim em computadores, smartphones e servidores de internet.
Existe solução para tudo, como já diz aquele velho ditado, e a SIA aponta que uma saída para esse problema energético já existe há tempos: as usinas nucleares, especialmente as que utilizam tecnologia de fusão nuclear. Portanto, o nosso desafio para esses próximos 20 anos é dominar a mesma para que não aconteçam mais acidentes como o de Fukushima, no Japão, por exemplo.
Um outro ponto a se pensar, esse não citado no estudo, é buscar por outros métodos de geração de energia limpa e sustentável. Citando novamente o território japonês, na Olimpíada de 2020 as medalhas serão feitas de smartphones recicladas, o que só trará benefícios ao meio ambiente.
Mas e você, leitor, tem alguma ideia do que se é possível de fazer para que o mundo não entre em colapso? Conte-nos abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários