
Android 16 Nov
09 de fevereiro de 2017 2
O Google é amplamente reconhecido e respeitado pelas tecnologias impressionantes que desenvolve para compressão de imagens, e muitos destes conceitos já podem ser vistos nas plataformas de Mountain View atualmente.
Em contrapartida, ainda final do último ano a empresa revelou um poderoso algoritmo capaz de ampliar imagens sem perda de qualidade, em uma ferramenta que trabalha apenas com o aprendizado de máquina e dispensa conhecimentos complexos em edição de fotografia, no entanto, parece que o Google tem planos ainda mais ambiciosos para tais conceitos.
A novidade desta semana remete aos filmes e de ficção cientifica e até mesmo aos seriados policiais, e o último software do Google recebe o codinome de Super Resolution – que como a próprio nomenclatura sugere, é capaz de aprimorar a resolução de imagens com incrível precisão.
Em suma, assim como é visto em investigações forenses nas famosas séries de TV, como por exemplo em CSI, a tecnologia em questão consegue evidenciar uma fotografia pixelizada em poucos segundos, destacando o que até então estava praticamente oculto.
Confira abaixo para melhor compreensão (clique nas imagens para ampliá-las):
Claro que o sofisticado projeto ainda está em desenvolvimento e não exibe as imagens com riqueza de detalhes, mas os resultados, até o momento, são bem promissores.
O conceito pode até parecer complexo em um primeiro olhar, mas a “mágica” é relativamente mais simples do que você imagina.
Utilizando uma combinação de duas redes neurais , o processo primeiramente procura mapear a imagem de origem na resolução 8x8 comparando com outras fotografias em alta resolução.
Então o programa redimensiona as imagens em alta resolução para um ascpeto 8x8 e tenta fazer uma correspondência
Mas é na segunda rede neural que a tecnologia ganha vigor, e a tecnologia com um poderoso algoritmo tenta aplicar pixels adicionais à foto com resolução ínfima com base nos resultados reportados pelo passo inicial do processo.
Lembrando que este trabalho de “polir” uma fotografia é direcionado para o auxílio na recuperação de dados importantes, e não é uma reconstituição total propriamente dita.
O Google atualmente trabalha com o algoritmo PixelCNN, desenvolvido pela Universidade de Cornell, em Nova York – EUA, e a equipe ressalta que o uso está sendo aprimorado gradualmente, mas ainda não possui os resultados esperados.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários