
01 Junho 2017
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apresentou nesta terça-feira (2) um novo conjunto de regras oficiais que regulamenta a utilização das "aeronaves remotamente pilotadas" nos céus do Brasil.
A partir de agora, todos os drones com peso superior a 250 g precisam de um registro formal que pode ser obtido através do site oficial da Anac. Em contrapartida, drones profissionais ou mais pesados, ou seja, com mais de 25 Kg, passarão a exigir uma habilitação especial de piloto.
Outra novidade fica por conta da proibição de pilotar drones sobre pessoas. Essa prática passa a exigir uma autorização prévia dos envolvidos. Sem a autorização, será preciso respeitar uma distância mínima de 30 metros.
Segundo o presidente da Anac, Ricardo Botelho, a utilização ilegal de drones em desacordo com as novas regras podem implicar em processo administrativo, civil e até criminal ao piloto. Um exemplo? Se causar algum acidente ou for denunciado, quem estiver no comando do drone pode responder na justiça por colocar a vida de outras pessoas em risco.
Vale lembrar que já era preciso ter uma autorização individual da Anac para pilotar os drones, porém segundo a assessoria da agência foram emitidas somente cerca de 400 autorizações, a maioria delas para órgãos de segurança pública. O usuário casual acabava ignorando essa norma, porém agora essa prática pode implicar em punição.
A exigência da habilitação especial de piloto também será obrigatória para os drones que voam em altitudes superiores a de 400 pés, ou seja, mais de 120 metros de altura. Outra regra que deve ser destacada é: independente do peso do drone, passa a ser obrigatório que os pilotos tenham mais de 18 anos.
Confira como ficou a divisão de drones de acordo com o peso:
O objetivo dessa normatização é, dentre outros, expandir o mercado dos quadcopteros para diferentes aplicações como uso em atividades rurais além de segurança privada e pública. Por isso, a dica para quem utiliza o gadget para diversão ou trabalho é: procure se regulamentar o quanto antes para não ter dores de cabeça no futuro.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários