LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientista de dados explica como Netflix conhece seus usuários melhor que eles próprios

08 de junho de 2017 2

Seth Stephens-Davidowitz, economista e ex-cientista de dados do Google, é autor de um novo livro chamado "Everybody Lies", e muito da obra explora a forma como o Big Data revela os segredos das pessoas. Usuários compartilham com o Google, enquanto realizam suas buscas, muitos desejos que nunca compartilhariam na vida real.

Uma das partes do livro impressiona bastante por mostrar como o Big Data também pode revelar quando as pessoas estão mentindo para si mesmas. Stephens-Davidowitz aponta para a evolução do algoritmo da Netflix para ilustrar esse ponto de vista.

Nos primeiros dias da empresa, o aplicativo da Netflix permitiu que os usuários criassem uma fila de filmes que eles queriam assistir no futuro. Mas quando as pessoas foram notificados alguns dias depois para assistirem os filmes que escolheram, eles raramente clicaram neles.

Ele afirma no livro que se você perguntar às pessoas quais filmes planejam assistir nos próximos dias, eles irão responder com filmes "como documentários em preto e branco sobre a Segunda Guerra Mundial ou filmes estrangeiros sérios". Mas depois de alguns dias, "eles vão querer assistir os mesmos filmes que geralmente querem assistir: comédias comuns ou filmes de romance".

As pessoas estavam constantemente mentindo para si mesmas.

Como resultado, a Netflix parou de pedir às pessoas que escolhessem o que queriam assistir futuramente, e passou a fazer recomendações com base em filmes que usuários similares assistiram. Com isso, conta o analista, "os clientes visitaram a Netflix mais frequentemente e assistiram mais filmes".

Xavier Amatriain, um ex cientista de dados da Netflix, disse a Stephens-Davidowitz que "os algoritmos conhecem você melhor do que você mesmo". Será que este é um dos segredos da plataforma de streaming em sua até então bem-sucedida batalha contra a pirataria?


2

Comentários

Cientista de dados explica como Netflix conhece seus usuários melhor que eles próprios
  • Aconteceu comigo algo bizarro estes dias, eu havia assistido o filme lion porem assisti a partir de um pendrive que minha irma tinha e colocamos na Tv, este mes adicionaram este filme na grade e eles me notificaram isso por email e notificacao do app no iPhone... COMO ELE PEGOU ESTA INFO?! Ou sera que foi coincidência?

      • Eu estava assistindo um filme na minha smart tv, que estava no hd do meu pc, através da conexão dlna, wirelles. Quando o filme acabou, eu fui pesquisar o nome dos atores. Quando eu digitava a primeira letra do nome, o Google já auto completava o nome inteiro, deixando claro o quanto o google monitora o usuário.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

          Software

          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2