
25 Agosto 2015
Ontem (4), vimos rumores de que a Qualcomm iria revelar as especificações do chipset Snapdragon 820 no próximo dia 11. Mas parece que a espera não será tão longa, já que um analista chinês, Pan Jiutang, acabou de compartilhar tais informações em sua conta do Weibo (uma rede social chinesa semelhante ao Twittter). O modelo será conhecido internamente como MSM8996 e promete ser um verdadeiro mostro em termos de processamento.
Vamos começar pelo que o que mais foi comentado nos últimos meses: o processo de fabricação. O Snapdragon 810 foi o primeiro grande lançamento da empresa a chegar com litografia de 20nm. Vimos vários rumores que desta vez, a Qualcomm iria apostar nas fábricas da Samsung para trazer o Snapdragon 820 a 14nm, assim como o Exynos 7420. O analista realmente confirma esse avanço no processo de produção do novo chipset.
A segunda parte interessante, é que a Qualcomm resolveu abandonar essa guerra insana por núcleos de processamento. Samsung vem apostando pesado em processadores octa-core, enquanto a MediaTek já parte para os deca-core (com 10 núcleos de processamento). Enquanto isso, o Snapdragon 820 voltará a apresentar uma solução quad-core, tendo dois processadores dual-core conectados entre si. Essa mudança, juntamente com a nova arquitetura Kyro da empresa, traz uma economia de 35% quando comparado ao Snapdragon 810 com seus oito núcleos.
Em termos de gráfico, a novidade virá com GPU Adreno 530 que oferece 40% mais desempenho e 30% melhor autonomia quando comparada à sua irmã encontrada no Snapdragon 810. O Snapdragon 820 também virá com memória RAM LPDDR4 com velocidade de 1.866 MHz, suporte a câmeras de 28 megapixels com duplo processamento de imagens, e suporte a vídeos em Ultra HD (4K) com taxa de 60 quadros por segundo – sendo o dobro do que os smartphones atualmente suportam. Além disso, há um coprocessador de baixo consumo para lidar com tarefas simples do sistema.
A fonte também revela quando a novidade poderá chegar ao mercado. Assim como rumores mais recentes, Qualcomm pretende liberar o Snapdragon 820 para as fabricantes no final de 2015. Assim, por volta de fevereiro ou março de 2016 veremos os primeiros smartphones e tablets chegarem ao mercado com este poderoso chipset.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários