
05 Agosto 2013
Depois de iniciar um projeto de levar a rede Wi-Fi gratuita para a comunidade da Rocinha, a TIM está agora aumentando sua abrangência e levando hotspots para os principais aeroportos do país: Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont e Galeão.
A estratégia da TIM parece ser uma boa solução de "ganha-ganha" para usuários e operadoras. Para o usuário, a velocidade da conexão Wi-Fi costuma ser bem superior à rede 3G. Para a TIM, oferecer Wi-Fi gratuito em regiões com grande concentração de pessoas ajuda a desafogar o tráfego de sua rede 3G.
Financeiramente, aumentar a rede 3G da operadora pode custar até 5 vezes mais do que criar redes Wi-Fi, considerando a mesma capacidade. O acesso será gratuito para todos os clientes da TIM, pré-pagos ou pós-pagos, sem limite de dados ou velocidade. A única limitação fica com os usuários pré-pagos, que não poderão usar a rede em mais de um dispositivo simultaneamente.
Os planos da TIM não devem parar por aí. Além da Rocinha, a empresa pretende levar sua rede Wi-Fi para outra comunidade no Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão, durante o primeiro trimestre desse ano. A operadora pretende, até o final de 2012, tem cerca de 10 mil hotspots Wi-Fi, equiparando-se com a Oi, que adquiriu a rede Wi-Fi da Vez.
Isso tudo só será possível graças compra recente da AES Atimus, hoje chamada Tim Fiber, que possui uma ampla infraestrutura de fibra óptica que ajudará a escoar o tráfego da rede 3G.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários