Acer 17 Out
Computador novo, Windows instalado. O usuário abre o Microsoft Edge e, primeira busca, vai atrás do Google Chrome, o navegador mais popular da atualidade. Pois bem, se antes o navegador do Windows já perguntava porque o usuário não usava só o browser da Microsoft mesmo, agora o programa passa a fazer um breve interrogatório ao usuário.
Em sua última mudança, a Microsoft parece estar adotando uma abordagem mais direta, perguntando aos usuários por que estão considerando outro navegador. Ao tentar baixar o Google Chrome pelo Edge, os usuários agora são recebidos com uma série de mensagens.
Inicialmente, uma pesquisa por “download do Chrome” no Edge exibe a mensagem “Não há necessidade de baixar um novo navegador da web”. À medida que os usuários avançam, outro pop-up afirma “O Microsoft Edge roda na mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft”.
O mais intrigante é a nova enquete que surge: "Adoramos receber você! Você pode reservar um minuto para nos dizer por que está tentando outro navegador?"
Ainda, após a conclusão do download do Chrome, um anúncio injetado aparece, enfatizando mais uma vez que “o Microsoft Edge roda na mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft”.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft emprega táticas para promover o Edge. O navegador, após mudar para o mecanismo de renderização Chromium, introduziu um recurso que permite aos usuários sincronizar constantemente seu navegador Edge com o Chrome. O recurso para importar os dados permite transferir tudo, desde favoritos e histórico de navegação até guias abertas e configurações reais do navegador do Chrome para o Edge.
Além disso, a Microsoft também já lançou sua experiência de bate-papo Bing AI, que antes era exclusiva do navegador Edge, para o Google Chrome. Este recurso desenvolvido pelo ChatGPT permite que os usuários participem de bate-papo baseado em IA na plataforma do Bing.
Porém, a experiência no Chrome veio com certas restrições. Por exemplo, enquanto os usuários do Edge podiam inserir até 4.000 caracteres por pergunta, os usuários do Chrome estavam limitados a 2.000 caracteres. Além disso, as conversas de bate-papo no Chrome são redefinidas após apenas cinco mensagens, em comparação com o limite de 30 mensagens do browser da Microsoft.
Comentários