
Lançamentos 02 Out
28 de dezembro de 2024 5
Apesar de ter sido lançado em outubro de 2023 pela Positivo, o VAIO FH15 segue como a aposta da marca para o segmento de laptops de alto desempenho, além de este notebook também se encaixar na categoria gamer.
Quando analisamos em detalhes esta máquina, podemos ainda considerar uma boa compra no mercado nacional? O que ela entrega de destaques? Você confere tudo isso agora, na nossa análise completa.
Mesmo voltado a um público gamer, o VAIO FH15 vem com um design bastante sóbrio, o que facilita o uso também no meio profissional. Ele tem um visual na cor cinza escuro, sem grandes apelos gamer. A parte de cima abriga o logo da marca espelhado, enquanto na base aparece o sistema de ventilação e os pés emborrachados.
Você vai encontrar nele uma construção composta principalmente de plástico, com um acabamento de metal na tampa. No geral, esse conjunto deixa a aparência elegante, com um corpo fácil de ser transportado em uma mochila, já que ele pesa cerca de 2 kg, com uma espessura de 2,2 cm.
O teclado traz o padrão ABNT2 e uma retroiluminação com LEDs RGB em quatro níveis de intensidade, porém com apenas uma zona para todas as teclas. A digitação é confortável e entrega a porção numérica dedicada, mas você não terá por aqui um leitor biométrico para maior segurança.
Por se tratar de uma máquina já relativamente antiga, não existe nela um botão dedicado ao Copilot. Já o touchpad entrega um tamanho apenas decente. Ele não entrega atrasos nos comandos, apesar de os cliques não serem tão leves.
O conjunto de portas tem do lado esquerdo um USB-A 3.0 e um 2.0, além dos conectores P2 separados para microfone e fone de ouvido. À direita, estão o slot para microSD, o USB Tipo-C sem suporte a saída de vídeo e o Ethernet. Já na parte de trás, aparecem mais um USB-C simples, as saídas de vídeo HDMI 1.4 e Mini DisplayPort 1.4, além da entrada de energia. A conectividade se completa com o Wi-Fi de quinta geração e o Bluetooth 5.2.
A caixa traz apenas os itens básicos. É possível achar nela o notebook, o cabo de energia, a fonte para carregamento e os manuais de usuário.
Temos neste laptop uma tela de 15,6 polegadas, com bordas finas nas laterais e na parte superior, onde fica a webcam apenas HD, porém a porção inferior ainda traz uma área perdida considerável.
O painel é do tipo IPS, que a VAIO chama de WVA. Isso significa que você vai encontrar aqui uma boa qualidade no geral, com um bom nível de cores e contraste, praticamente sem distorção na lateral, graças ao amplo ângulo de visão.
O nível de brilho não decepciona e deve atender sem dificuldade aos usuários mais exigentes. Outro ponto que precisamos destacar está no tratamento antirreflexo, que impede de a visualização ficar espelhada contra a luz.
Uma característica que agrada os gamers é a presença de uma taxa de atualização de 144 Hz, capaz de rodar bom boa fluidez os jogos competitivos. Já a resolução Full HD fica na média, mas fornece boa definição para qualquer tipo de conteúdo.
Este notebook traz um sistema sonoro estéreo, com a presença de dois alto-falantes posicionados na base do chassi, um de cada lado, com parte da saída virada para a lateral. Isso ajuda a não deixar o áudio abafado quando o notebook estiver em alguma superfície plana.
Ele entrega uma certificação SoundBlaster Studio e não chega a impressionar na potência, com um volume máximo apenas decente. Também não espere encontrar um bom equilíbrio de frequências, pelo fato de os médios se destacarem mais, com os graves quase inexistentes.
A variante que testamos conta com o processador Intel Core i7 de 13ª geração da série H, mas você também poderá encontrar na versão com Core i5. Ele é acompanhado de uma GPU dedicada GeForce RTX 3050 de 6 GB. Aqui há um conjunto composto por 64 Giga de RAM e 1 TB de armazenamento em SSD M.2 no padrão PCIe Gen4.
Um dos destaques consiste na possibilidade de expansão das memórias. A RAM possui dois slots, que já estão ocupados no caso deste modelo. Por sua vez, o espaço interno ainda vem com um slot adicional PCIe Gen3, caso você queira ter até 2 TB disponíveis.
No geral, encontramos um bom desempenho desde as tarefas básicas até as pouco complexas. É lógico que a placa gráfica tem suas limitações por não ser as mais avançadas, mas dá conta de edições de foto e vídeo, além de ser impulsionada pela alta quantidade de memória, para fornecer uma navegação sem dificuldade, mesmo com várias abas abertas.
Isso se confirmou nos testes do PCMark 10, que mostraram a maior pontuação em uso de internet, abertura de aplicativos, edição de planilhas e renderização, ainda que os quase 6.400 pontos estejam abaixo de rivais com hardware mais fraco. O Steel Nomad do 3DMark também ficou longe do ideal, ao ter problemas para detectar o hardware na hora de rodar e anotar apenas 1.100 pontos quando foi possível rodar.
O VAIO FH15 tem o Windows 11 Home como sistema operacional nativo. Ele inicia rapidamente, mas sem ter opção de biometria para o desbloqueio. Você não vai encontrar tantos aplicativos adicionais na lista de programas.
Os principais são o VAIO Screen Control, que permite alternar a luz da tela à noite ou durante leituras; e o Control Center, com o gerenciamento do hardware, da ventoinha, da luz do teclado e do perfil de energia.
E quanto aos jogos, como é a performance desta máquina? Testamos diferentes condições na resolução Full HD para saber a resposta.
No básico Fall Guys, dá para manter todas as configurações no máximo sem baixar dos 144 fps. O eFootball se trata de outro título que oferece ótima qualidade de imagem, travado nos 60 fps permitidos.
O notebook se mostrou uma boa opção no cenário competitivo. Counter Strike 2 ficou quase sempre acima dos 120 fps, sem precisar baixar as configurações visuais. Uma situação parecida com o que encontramos em DOOM Eternal, apesar de este ter mais exigências gráficas e não chegar ao nível máximo.
Se você priorizar qualidade em jogos como God of War, ainda terá algo perto de 40 fps mesmo no Ultra. Já Ratchet And Clank consegue chegar mais perto dos 50 fps com DLSS habilitado.
A Positivo inseriu neste notebook uma bateria de 54 Wh, com a promessa de uma duração total de até 7 horas longe da tomada. É esse mesmo período que encontramos nos nossos testes?
Experimentamos na simulação de um expediente de trabalho, ao alternar navegação pelo Edge, edição de documentos no Word e mensagens via Telegram. Neste cenário, conseguimos quase 4 horas e meia de autonomia. Um tempo bem abaixo do prometido, mas dentro do que esperamos para um modelo gamer.
Quando passamos para o carregamento, a fabricante envia um adaptador com uma potência de 150 W. Será que é possível ter o produto de volta aos 100% em um curto intervalo?
Também testamos e chegamos a um total de 2 horas e 25 minutos, até que o processo estivesse concluído. Este é um tempo considerado alto pela duração que entrega, já que ele fica na tomada mais do que a metade da autonomia fora dela.
O VAIO FH15 entrega um conjunto com bom desempenho e um design sóbrio, para servir não apenas como um notebook gamer, mas também no uso profissional de quem precisa de um hardware potente.
A tela é outro ponto positivo, pela alta fluidez que entrega e por fornecer uma boa qualidade de imagem, graças ao tipo do display, ao nível de brilho e à presença de um tratamento antirreflexo.
Como principais pontos negativos, podemos mencionar o seu som com pouco equilíbrio de frequências e a bateria que oferece uma baixa autonomia e não compensa no tempo de carregamento.
A Positivo lançou o VAIO FH15 no Brasil por preços sugeridos a partir de R$ 6.400 e comercializa esta variante específica deve ser encontrada por mais de R$ 8.000 no varejo brasileiro.
E o que temos de concorrência? O Acer Nitro V 15 é uma boa opção para quem deseja um design sóbrio em uma máquina gamer. Ele não chega ao mesmo total de memória RAM, porém já possui variantes com RTX 4050 por um preço similar ao rival da VAIO.
Já o Dell G15 5530 tem a mesma geração do processador e uma tela com qualidade similar, só que traz menos RAM e um corpo maior. As vantagens deste estão na GPU mais atual e no som de melhor qualidade.
Você acha que ainda vale a compra do FH15? Quais características mais gostou dele? Pretende comprar uma unidade? Diga aí no espaço abaixo para a gente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários