LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Notebook touchscreen? Confira razões positivas e negativas antes de comprar

20 de setembro de 2017 3

Ultimamente têm sido cada vez mais delicado comprar um notebook ou laptop por conta de fatores muito importantes como possuir o hardware mais recente ao mesmo tempo em que tenha um bom custo x benefício e ainda dê para o usuário realizar a maior parte de suas tarefas em um só dispositivo. Mas muitos ainda se questionam se precisam de um notebook com tela touchscreen. Não estamos falando de dispositivos destacáveis como o Surface Pro, mas sim de máquinas em único corpo com tela sensível ao toque. E aqui vão quatro motivos do porquê você não precisa de tela touchscreen em um notebook, e duas razões positivas.

#1 - Drenagem de bateria

Telas sensíveis ao toque vêm com muito mais processos de fabricação do que as comuns e sempre estão checando ativamente a superfície do display para saber se suas digitais estão tocando no vidro. Por esse motivo, a diferença de consumo de bateria entre um notebook com touchscreen e outro sem a tecnologia pode ser de horas de duração.

Notebook são dispositivos voltados para usar onde quer que você esteja, então se você quiser um tempo maior de bateria, considere ficar longe daqueles com tela sensível ao toque, afinal, quanto mais tempo longe da tomada, melhor.

#2 - Telas sensíveis ao toque são mais caras

Pelo simples motivo de ser necessário uma nova camada de sensores para detectar o toque do dedo entre o vidro e o painel, você terá que pagar mais por essa adição. Muitas fabricantes também oferecem a tecnologia touchscreen em modelos com maior resolução de tela, fazendo sua opção de notebook ficar ainda mais caro.

Então se você quer o melhor laptop pelo menor preço, evite telas touchscreens e economize algumas centenas de reais.

#3 - Torna os notebooks mais pesados

A tecnologia para detectar quando há um dedo tocando o display também ocupa espaço físico na carcaça do notebook, assim como qualquer outro hardware. Fabricar um laptop com essa funcionalidade faz a empresa mover componentes e adicionar mais peso ao corpo, e deixar o notebook maior para ocupar os novos cabos.

Como exemplo temos o Dell XPS 13, que tem diferença de 0.5 centímetros entre o modelo com tecnologia touchscreen e o sem esse diferencial, seguido também por peso extra. Pode não parecer muito, mas para quem leva um notebook na mochila todos os dias sabe que quanto mais leve, melhor.

#4 - Dificuldade de visualização em ambientes muito iluminados

Usar um display com tecnologia sensível ao toque em ambientes de luz modera ou baixa não vai fazer diferença contra aqueles modelos que não possuem esse diferencial, mas quando você tiver que usá-lo em ambientes externos, com muita iluminação ou contra a janela, perceberá como isso é chato.

A grande maioria das telas touchscreen necessitam de acabamento em vidro para que possam conduzir melhor a eletricidade entre o corpo e os sensores de baixo da tela. Com altos níveis reflexivos, uma tela com painel de vidro é mais difícil de enxergar em ambientes externos. Some isso às marcas de gordura causada pela oleosidade de sua pele e pense mais um pouco se essa tecnologia é mesmo indicada para você.

Agora, confira os motivos para que você deva comprar um notebook com tela touchscreen:

#1 - Versatilidade

Trabalhar com um notebook touchscreen é muito mais versátil e prático do que os convencionais. Com a tela sensível ao toque você não fica limitado apenas ao uso de trackpad e mouse, mas também de poder levar o seu dedo a qualquer área da tela.

Desenhar marcações em um documento, editar áreas de uma foto, usar o dedo como um complemento para o ponteiro do mouse e ainda poder utilizar o sistema operacional com o toque são pequenos diferenciais que fazem a pena quando você tem um notebook com tela touchscreen. E quando você se acostuma com isso, é difícil voltar ao padrão.

Com os novos dispositivos 2 em 1, você ainda pode dobrar o notebook (dependendo do modelo) para fazê-lo ficar parecendo um tablet e aproveitar a versatilidade das posições que o aparelho pode ficar, adaptando-se de acordo com o seu uso.

#2 - Use a caneta para aprimorar sua produtividade

Desde o lançamento do primeiro Surface Pro em 2013, o mercado de notebooks 2-em-1 têm se adaptado para oferecer o maior número de possibilidades para seus consumidores. Um dos focos da Microsoft com a linha Surface de notebooks foi fazer a Surface Pen um diferencial que você queira utilizar. Não foi fácil no começo, mas a empresa conseguiu dar a volta por cima e lançou a tendência de mercado que hoje é quase um padrão.

Notebooks da Lenovo e HP já oferecem suas próprias canetas para melhorar a produtividade. Até mesmo o Windows 10 está dando maior atenção para o uso de canetas com o Windows Ink, ferramenta da Microsoft que une diversos aplicativos e ferramentas em um só lugar.

Você utiliza ou pensa em comprar um notebook com tela touchscreen? Deixe seu comentário aqui no post para ajudar outros consumidores a decidir se realmente vale a pena investir em um aparelho com essa tecnologia. Confira também os descontos da semana no nosso guia, temos uma área específicas para notebooks lá.


3

Comentários

Notebook touchscreen? Confira razões positivas e negativas antes de comprar
  • meu Asus s550ca compreado em 2015 o modelo parou de ser fabricado é touch e sofre até hoje bug no qual se tentar digitar em um certo ponto da tela o bug leva para outra posição, é ótimo pois desabilitei sem querer por 2 meses o touchpad sem querer era o que me salvava, questão gasto bateria é mentira 2.900 mah e dura 3h ou mais de boa jogando ele é tão resistente quanto os outros pois é feito em aluminio, o único problema que vem apresentando é no abrir e fechar a tampa as vezes a imagem parece como se fosse as primeiras tvs que só aparecia sombra, porém o problema resolve-se reiniciando-o

      • Notebook tradicional é mais resistente, dá menos problema, fica mais em conta o conserto, é mais barato. Enfim. Para o uso do dia a dia não vale a pena gastar mais.
        Notebook como tem que ser vai muito longe ainda pra mim.
        Até tentei o Notebook touchscreen mas não achei lá muita graça.

          • Não concordo com a posição da bateria. Dizer que gasta horas a mais é bobagem.

              LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

              Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar