
Microsoft 01 Jul
28 de setembro de 2017 0
Muitas decisões da Microsoft são cheias de histórias sobre conflitos internos e discordâncias entre a diretoria da empresa, principalmente no setor de jogos. Talvez o maior exemplo disso seja um relato que revelou que Bill Gates se sentiu insultado com a ideia de lançar o Xbox. Ocasionalmente, alguém traz à luz essas histórias, e com o Minecraft aconteceu algo semelhante.
No livro do atual CEO da companhia, Satya Nadella, há alguns relatos sobre a aquisição da Mojang. A negociação ocorreu em 2014, quando Markus "Notch" Persson, o criador do jogo, estava cansado da pressão de comandar o barco e twittou sua vontade de vender a empresa. Houve muitas propostas de compra, mas foi a Microsoft que arrematou por US$2,5 bilhões.
Mas isso poderia ter ocorrido muito antes. De acordo com o livro de Nadella, a ideia da aquisição veio de Phil Spencer, que na ocasião era vice-presidente corporativo da Microsoft Studios. A Microsoft teve a chance de comprar a Mojang mas finalmente decidiu não avançar.
No início do relacionamento da Microsoft com a Mojang, antes de ser CEO, Phil apresentou a oportunidade de comprar Minecraft, mas o chefe de Phil [Don Mattrick] na época escolheu não avançar.
Em outras palavras, se o negócio tivesse avançado, a Microsoft poderia ter comprado o Minecraft bem antes e por um preço inferior.
Por outro lado, em um programa de TV de 2013, Persson afirmou publicamente que não tinha interesse em vender a Mojang ou o Minecraft. É possível, no entanto, que essas afirmações vieram depois que qualquer conversa com a Microsoft já tivesse sido encerrada.
Não há muitos detalhes sobre como tudo se desenrolou, mas Nadella conta que havia nomes de peso dentro da Microsoft contra a ideia. Bill Gates e Steve Ballmer não concordavam com a compra. Na verdade, Persson chegou a afirmar ao Business Insider que a Mojang recebeu uma "oferta ridiculamente baixa de alguma empresa em algum momento", e acabou negando. Teria sido a má vontade da Microsoft na época em que Spancer não tinha muito poder de decisão?
Bill Gates e Steve Ballmer, que ainda estavam no conselho quando o acordo foi apresentado, depois riram e disseram que inicialmente coçaram a cabeça sem entender a atitude. Agora eles entendem.
Por fim, Nadella afirmou que está bem satisfeito com a compra e elogiou Spencer por sua persistência, já que tudo acabou se concretizando por ele se manter firme na ideia de trazer o game até o momento em que foi promovido como chefe do Xbox e ter poder de decisão o suficiente para comprar a Mojang.
Nadella escreveu que está mais do que satisfeito com a aquisição de Minecraft. É um jogo imensamente popular, e ensina habilidades importantes para crianças em idade escolar, de acordo com o CEO. Não à toa, a Microsoft também usa o jogo para o ensino nas escolas e lançou uma versão que ensina noções básicas de programação.
Comentários