
Windows 09 Fev
Usuários do aplicativo de gerenciamento de senha 1Password ganharam um novo recurso para verificar se suas senhas foram vazadas online. Embora essa novidade esteja disponível apenas na versão web, a AgileBits disse que chegará também aos aplicativos no futuro.
Essa notícia vem pouco mais de um mês após a descoberta de um roubo de 1,4 bilhão de logins, que estão disponíveis na Dark Web.
O recurso se integra a um serviço recém-atualizado de Troy Hunt, criador do serviço de notificação chamado Have I Been Pwned. Ele verifica de forma segura e privada suas senhas em uma espécie de catálogo com mais de 500 milhões de senhas coletadas a partir de várias violações.
Hunt ajudou a verificar, por exemplo, o vazamento de mais de 560 milhões de logins e senhas de diversas plataformas, no ano passado. Essas plataformas incluíam o LinkedIn, Dropbox, Adobe e Tumblr, e o caso foi apelidado de "Mother of all leaks" (ou "Mãe de todos os vazamentos").
É por causa de incidentes como este que o novo recurso do 1Password é tão útil. Com ele, os usuários podem ainda garantir que suas senhas salvas dentro do 1Password são tão seguras quanto possível, e se o novo serviço de Hunt acusar que os dados estão comprometidos, você poderá fazer alterações sem sair do 1Password.
Para usar a novidade, siga as seguintes etapas:
Depois de clicar em "Verificar Senha", o 1Password se comunicará com o serviço de Hunt, informando se seus dados existem no banco de vazamentos. Como a AgileBits apontou, "se sua senha for encontrada, isso não significa necessariamente que sua conta foi violada. Alguém mais poderia estar usando a mesma senha".
Ainda assim, a empresa incentiva ações imediatas para qualquer usuário que veja a confirmação de uma senha correspondente ao serviço de Hunt.
Comentários