
06 Julho 2015
A partir do dia 7 de julho, a Microsoft vai encerrar o aplicativo do Skype com a interface moderna, otimizada para toque na tela sensível, e unificar o serviço, preparando-se para o lançamento do Windows 10. Todos os usuários que tentarem usar o app presente na Windows Store serão direcionados a fazer o download da versão existente para desktop.
Até então, os usuários poderiam optar entre a versão "Modern" embutida no Windows 8.1 ou fazer o download da versão desktop. Isso acabará em breve. A companhia anunciou oficialmente a decisão nessa quinta-feira (11) em um post em seu blog:
Com o lançamento do Windows 10 para PCs a caminho, faz sentido usar o aplicativo do Skype otimizado para mouse e teclado, também capaz de suportar comandos de toque, em vez de duas aplicações separadas que executam a mesma função
Os usuários que já utilizam a versão para desktop Windows não precisam fazer nada. Os que já desejam agilizar a migração, podem fazer o download sem maiores preocupações, já que o Skype armazena o histórico de conversas na nuvem.
A única exceção, que já foi confirmada pela companhia em uma resposta ao site ZDNet, é o Windows RT, que continua sem receber suporte à versão desktop. Logo, os usuários dos dispositivos nessa versão do sistema operacional continuarão utilizando a experiência do Modern Skype.
A Microsoft diz que esta ocasião marca a agregação do Skype com o Windows 10. O post de hoje menciona o Skype embutindo o Messaging, Phone e vídeo no novo sistema operacional, mas não diz o que podemos esperar disso. Se este será um aplicativo com experiência Universal disponível para download com os recursos unificados, não está muito claro. Mas é bem provável que não. Ainda segundo o ZDNet, a Microsoft tem a intenção de permitir que os usuários escolham como querem usar o Skype, o que parece significar que teremos um Skype Messaging, Phone e Vídeo separados, em aplicativos que poderão coexistir com um app integrado, de alguma forma.
O The Verge também aponta que, devido ao fato de muitos usuários ainda utilizarem o Windows 7, a Microsoft deve optar por não lançar um app Universal, já que eles não poderiam rodar nas plataformas antigas. Esse parece um impasse que a companhia terá de enfrentar para concretizar o ideal dos aplicativos Universais e favorecer a sua plataforma móvel.
Comentários