
19 Setembro 2015
A Microsoft continua trabalhando arduamente para integrar funcionalidades cada vez mais voltadas para os jogos no Windows 10, uma vez que priorizar os jogos para PC também será algo de grande retorno (satisfação por pate de clientes) para a empresa. Além de integrar o aplicativo do Xbox no sistema, que permite conetar o PC à Xbox Live (e outros recursos), a Microsoft também adicionou um recurso para gravar a tela do sistema.
Chamado de Game DVR, o recurso foi lançado inicialmente para gravar o gameplay de alguns jogos, mas parece que agora a mesma funcionalidade funcionará fora dos games e dará aos usuários a opção de gravar o que está acontecendo em suas telas em qualquer outro aplicativo.
A função já foi testada internamente e funciona com qualquer aplicativo, mas apenas dentro de aplicativos. Se você já estava pensando em gravar o seu desktop, saiba que isto não será possível com o recurso nativo da Microsoft, e que para isto você terá que usar outro app para capturar a área de trabalho.
Tudo o que você precisará fazer é pressionar as teclas "Windows + G" dentro de algum aplicativo para capturar uma screenshot ou iniciar a gravação de tela, o que já deve poupar um bom dinheiro com softwares que fazem a mesma coisa (como o Camtasia, por exemplo). Ainda que o recurso seja limitado, é claro, ele é gratuito, e ainda peca em alguns quesitos que não podem ser comparados com softwares profissionais de gravação. Mas, de qualquer maneira, a alternativa da Microsoft já é algo muito bacana.
Outra limitação do recurso de gravação é que, além de você precisar estar sempre com algum aplicativo aberto para que ela funcione, existe uma especificação mínima de hardware para que ele funcione corretamente: Intel HD Graphics 4000, GeFoce 600/800M ou AMD Radeon HD 7000 series. As gravações serão salvas automaticamente na pasta Vídeos/Capturas, ou também poderão ser acessadas pelo aplicativo Xbox, onde também será possível fazer edições básicas no arquivo.
Agora, fica também a dúvida se a Microsoft permitirá fazer a troca de aplicativos sem ter que pausar a gravação, o que também pode ser algo bastante útil para quem precisa gravar mais de uma ferramenta ao mesmo tempo.
Comentários