LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo golpe oferece instalação do Windows 10 por email, mas instala programa ransomware

02 de agosto de 2015 0

Hackers mal intencionados costumam utilizar softwares e aplicativos muito populares, principalmente quando estão no topo dos assuntos entre as notícias de tecnologia, como é o caso do Windows 10, para criar "armadilhas". É o caso destes sites falsos que oferecem instalação do WhatsApp.

O novo sistema operacional de Redmond é gratuito para os que possuem uma licença legítima do Windows 7 e Windows 8/8.1. Mesmo assim, esses usuários devem tomar cuidado com os emails que alegam oferecer esta atualização, e que na verdade são um caminho para a instalação de um programa ramsonware.

Ransomware são programas que "sequestram" os dados dos usuários e cobram para devolvê-los | Créditos da ilustração: Jonathan Edwards

O golpe foi originalmente descoberto pela Cisco, que divulgou a informação de que o email está percorrendo a Internet a partir de um IP localizado na Tailândia. O email afirma que possui o meio de instalar o Windows 10 através de um arquivo em anexo, que supostamente fará a atualização. Porém, o texto do email possui um número de caracteres bizarros, o que é uma grande dica que não é da Microsoft.

Se o usuário clicar no arquivo em anexo e instalar o programa no computador, obviamente ele não terá o Windows 10 instalado, mas ao invés disso terá o CTB-Locker, um programa ransomware, categoria de malware que criptografa os arquivos do PC e exibe uma mensagem dizendo que o dono do computador deve pagar uma certa quantia para que seus dados sejam restaurados.

Email que tenta enganar usuários contém caracteres estranhos

Para deixar claro, a Microsoft não envia nenhum email com programas anexados, principalmente para atualizar o Windows 10. A companhia tem seu próprio aplicativo para obter o sistema operacional, que a empresa está instalando automaticamente no Windows 7 ou 8.1. Com essa aplicação, é possível realizar a atualização, sem que nenhum download manual seja necessário. Outra opção é executar uma instalação limpa através de arquivos ISO disponibilizados no site da empresa. Mas quem receber qualquer e-mail que afirma ser da Microsoft com qualquer tipo de programa anexado, é uma armadilha que deve ser imediatamente deletada.


0

Comentários

Novo golpe oferece instalação do Windows 10 por email, mas instala programa ransomware

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar