
07 Novembro 2017
Você já deve estar cansado de usar sempre as mesmas fontes Arial, Times New Roman ou Helvetica em tudo quanto é documento, não? E se você é criativo, não quer simplesmente ir no Dafont.com e baixar algo que alguém já fez. Para você aí que tem um iPad ou dispositivo Windows 10 e vontade de fazer a sua própria fonte, chegou o iFontMaker.
O aplicativo realmente é tão completo quanto precisa ser, o que significa que dominá-lo por inteiro não é rápido. Mas não deixa de ser uma ferramenta de utilidade incomparável para situações que requerem este nível de criatividade. Além de ser prático no quesito de exportar os arquivos necessários, mas já explicamos isso.
Basicamente, o programa funciona como um caderno de desenho com linhas guia para você não se perder durante os desenhos. Você tem a opção de usar uma fonte existente como fundo para servir de inspiração, desenhar livremente numa tela sem fundo, ou até usar a caneta para desenhar vetores, mas sugerimos que você use uma caneta para desenho em telas de toque para ter maior controle do seu traço.
A partir daí, você pode editar cada traço em largura e comprimento de cada traço, determinar o espaçamento e ângulo das letras, grossura do pincel, estilo de traço, zoom da área de trabalho, e até importar imagens e GIFs para a tela de desenho.
Após ter desenhado a sua fonte, o programa oferece suporte para teclado universal Unicode, Latin-1, grego e cirílico, para você associar cada caractere à letra certa. É possível exportar o arquivo em True Type Format (sabe, o famoso .tff?), e enviá-lo para o site 2tff.com, onde pode ser baixado e até instalado no seu iDevice.
Como se isso tudo não bastasse, temos também as fontes criadas pela comunidade no site, caso queira uma inspiração menos mainstream. Infelizmente, este app é um pouco salgado (7,99 dólares na App Store) e também é mais barato para Windows (R$ 11,90), mas se você tem vontade de fazer fontes com facilidade no seu iPad, o iFontMaker não decepciona.
Comentários