![Primeiro dispositivo da "nova Nokia" é homologado na China sob código RM-1187 [imagens]](https://css.tudocdn.net/new_files/img/shim.gif)
29 Agosto 2016
01 de agosto de 2016 69
Quando a Microsoft adquiriu o setor de dispositivos móveis da Nokia, foram incorporadas ao seu quadro de funcionários milhares de pessoas que trabalhavam para a finlandesa, algo que a casa de Redmond tratou de "corrigir" com demissões em massa desde então, decepcionando o governo da Finlândia e órgãos locais. Dentre estes novos funcionários, contudo, tivemos alguns que foram aproveitados pela dona do Windows, como o caso do renomado Juha Alakarhu que trabalhou anos na Nokia como líder do setor responsável por desenvolver tecnologias para as icônicas câmeras de seus celulares.
Ao que parece ele foi mais um dos muitos funcionários que não gostaram muito do ramo que a Microsoft está tomando com seu setor mobile, e preferiu arrumar suas coisas e voltar para a companhia finlandesa, ainda que a Nokia não esteja oficialmente de volta ao mercado de smartphones. De acordo com o que foi revelado, Alarkahu passa a ser agora chefe do setor responsável pela câmera Ozo, buscando otimizar o uso do aparelho para o registro de cenas que possam ser utilizadas em realidade virtual.
Alakarhu estava na Nokia desde 2004, se tornando líder do setor de Tecnologias de Imagem em 2011. Além de ser um dos grandes idealizadores da tecnologia PureView, trabalhando no projeto do icônico Nokia 808 PureView, ele era o principal responsável pela parte da estabilização óptica e das técnicas de oversampling, sendo o Lumia 1020 o principal fruto de seu trabalho. Na Microsoft ele tem como grande realização o uso do leitor de íris nos Lumias 950 e 950 XL, sendo capaz de fazer com que o sensor reconheça padrões previamente estabelecidos mesmo em ambientes muito ruins.
Além dele, relatos apontam que todo o restante do time responsável anteriormente pela divisão de imagem da linha Lumia também deixou a Microsoft e retornou à Nokia, indicando assim que a casa de Redmond está "desguarnecida" neste quesito. Como a dona do Windows ainda não se manifestou sobre o assunto, não há como sabermos até que ponto sua divisão foi prejudicada com esta migração em massa, nem quem será o novo líder do setor agora que Juha Alakarhu deixou o cargo.
Devido a isto, é necessário aguardarmos que algo mais concreto seja dito para que possamos ter uma ideia de como a empresa trabalhará com seus futuros smartphones sem toda a experiência herdada da Nokia. Levando em consideração o tão divulgado foco corporativo que a Microsoft está dando para o Windows 10 Mobile, entretanto, é possível que a companhia nem sequer se preocupe em substituir Alakarhu, buscando focar em outras características com seu misterioso Surface Phone.
Comentários