
04 Julho 2018
26 de dezembro de 2016 6
Tem um PC ou Mac velho guardado? Saiba que ele pode "voltar à vida" com o mais novo sistema operacional 'Pixel' lançado pela Raspberry Pi Foundation!
O OS, originalmente desenvolvido para rodar exclusivamente nas placas Rasberry Pi, é baseado no Debian linux e compatível tanto para máquinas com Windows quanto com OS X, e traz um apanhado de ferramentas de produtividade, programação e navegador Chromium para a web.
Ele é leve o suficiente para ser executado em máquinas com no mínimo 512 MB de memória RAM, graças ao uso da arquitetura i386. O sistema pode ser executado tanto de um flashdrive quanto de um DVD.
Para rodar o sistema não é preciso instalar absolutamente nada nas máquinas (talvez só alterar algumas configurações na BIOS para permitir o boot de dispositivos USB/DVD), e no caso dos Macs, iniciar a máquina com a letra "C" pressionada.
Todas as mudanças são salvas no próprio USB/DVD, o que significa que o usuário tem a possibilidade de continuar seus trabalhos durante as próximas sessões de uso.
Através desse lançamento o grupo visa estender o uso de máquinas em escolas e instituições. O lado negativo é que, de momento, ele ainda está em fase experimental, o que significa que pode não ser compatível com todas as máquinas (como, por exemplo, os Macs mais modernos).
A equipe, que já comemora 4 anos de existência do Raspberry Pi, já está trabalhando em melhorias para a plataforma, visando torná-la compatível com ainda mais dispositivos. Caso você queira testá-la, poderá baixar os arquivos de instalação nesse link.
Comentários