LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ROG Phone 6 vs Edge 30 Ultra: é melhor um celular gamer ou um top comum? | Comparativo

11 de junho de 2023 20

O ROG Phone 6 teve como objetivo atualizar a linha de smartphones gamer da marca com um conjunto pensado para ser o melhor da categoria. No entanto, há flagships comuns que buscam fazer frente a modelos segmentados com uma boa performance nos títulos mais exigentes.

Nesta batalha entre ASUS e Motorola, é melhor comprar um modelo específico para jogos, ou um top de linha convencional já atende aos gamers? O TudoCelular te mostra a resposta agora, aqui neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

ROG Phone 6

Iniciamos pelo design com dois tipos bem distintos de visual aqui. O ROG aposta no seu conhecido logo em LED RGB e em um formato nada comum para o bloco de câmeras. Do outro lado, o Edge prefere um módulo quadrado que destaca o sensor principal, além de um acabamento fosco na parte de trás.

De toda forma, temos neles uma construção feita de metal, com traseira de vidro coberta por proteção Gorilla Glass. A Motorola fornece o corpo mais compacto e leve da dupla, enquanto a ASUS inseriu recursos extras para jogos, como os botões ultrassônicos AirTriggers, para servir de gatilhos.

Motorola Edge 30 Ultra

O ROG 6 vem com uma certificação IPx4, para uma resistência a respingos superior à IP52 do rival. Só que a do 30 Ultra ainda protege contra poeira. A taiwanesa ainda prefere não colocar um notch em seu aparelho, contra um em furo no display do concorrente. Independente da sua escolha, você vai encontrar um leitor biométrico sob a tela neles.

Nenhum deles vem com slot de cartão microSD para expansão de armazenamento. Ao menos, eles se igualam no suporte a Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e NFC, para pagamentos por aproximação.

Temos um equilíbrio de vantagens neles. Por isso, o placar começa com um empate.

Melhor construção

Ambos

Proteção contra arranhões

Ambos

Visual mais moderno

ROG Phone 6

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Edge 30 Ultra

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Edge 30 Ultra

Qual é mais fino e leve?

Edge 30 Ultra

Gatilhos para jogos

ROG Phone 6

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Nenhum

77 x 173 x 10.4 mm
6.78 polegadas - 2448x1080 px
73.5 x 161.76 x 8.39 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Os dispositivos vêm com telas que entregam resolução Full HD+. Porém, o painel AMOLED do ROG tem um tamanho um pouco maior, apesar de ficar atrás do display OLED do Edge no aproveitamento frontal.

Ambos não decepcionam no nível de brilho alto, só que o taiwanês capricha mais na calibração de cores. Ele também tem vidro Gorilla Glass Victus, que entrega proteção maior contra arranhões e impactos que a quinta geração presente no 30 Ultra.

A ASUS ainda colocou no seu smartphone gamer uma taxa de atualização de 165 Hz, para fluidez maior que os 144 Hz usados pela Motorola. Sem falar na resposta do sensor de toque dele a 720 Hz, que permite uma latência menor em jogo.

Temos um ponto para o ROG 6 desta vez.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Mais cores

ROG Phone 6

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

ROG Phone 6

Melhor proporção tela/corpo

Edge 30 Ultra

Tela de Hz elevada?

ROG Phone 6

Sensor de toque mais rápido

ROG Phone 6

Melhor proteção contra arranhões?

ROG Phone 6

Qualidade geral da tela

ROG Phone 6

Som


Como estamos falando de dois dispositivos avançados, temos neles um sistema sonoro estéreo, para não decepcionar quando o assunto é áudio. Um diferencial do taiwanês se trata na posição frontal das duas saídas de som, além dos seus amplificadores dedicados e otimizados pela sueca Dirac.

O resultado está em uma experiência imersiva e uma potência maior do ROG 6 em relação ao Edge. A qualidade oferecida pela ASUS também fica acima da Motorola, por ter graves mais encorpados e um equilíbrio superior no geral.

Somente o modelo gamer traz um conector P2 para fones de ouvido. O top comum prefere dispensar a entrada padrão e mandar um acessório com plugue USB-C na caixa.

Vemos mais vantagens para a ASUS neste quesito. Portanto, ela leva outro ponto.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

ROG Phone 6

Maior equilíbrio de frequências

ROG Phone 6

Potência sonora

ROG Phone 6

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30 Ultra

Sistema


Tanto o ROG quanto o Edge saem da caixa ainda com o Android 12 pré-instalado. O modelo gamer não deverá entregar a mesma vida útil que as três atualizações do “robozinho” garantidas para o top comum.

Mesmo assim, temos uma rede veloz garantida pela presença da tecnologia 5G neles. Sem falar na boa fluidez que ambos entregam, impulsionados pelas altas taxas de atualização destes displays.

Na parte de recursos, o ROG 6 entrega atalhos para apps com o menu lateral, customização do LED na traseira e a possibilidade de clonar seus aplicativos para suar mais de uma conta. Ele também vem com o Game Genie e o Armoury Crate, que gerenciam toda a sua experiência em jogos.

Já o 30 Ultra se destaca tanto pelos clássicos gestos para ligar a lanterna ou abrir a câmera, como pelo Ready For, que transforma o celular em um PC portátil. Fora uma parte dedicada a games, mesmo que não seja tão completa quanto a do taiwanês.

Temos recursos avançados dos dois lados. Então, a longevidade da Motorola pesa mais e dá o ponto ao Edge.

Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Edge 30 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
ROG Phone 6
Motorola Edge 30 Ultra

Ambos os smartphones vêm equipados com a plataforma móvel Snapdragon 8 Plus Gen 1. E como será que se comportam em desempenho? Os nossos testes mostraram uma pequena vantagem de quase seis segundos para o Edge. Ele concluiu ambas as rodadas na faixa dos 43 segundos e levou vantagem sobre o rival principalmente na abertura de apps.

Os benchmarks confirmam o equilíbrio, com pontuações bem próximas entre eles no AnTuTu e no Geekbench. Os dois rodam com qualidade máxima até mesmo os jogos mais exigentes. Só que a ASUS entrega alguns diferenciais, desde o seu sensor de toque mais rápido, até a presença dos gatilhos ultrassônicos.

O 30 Ultra marca pelo desempenho multitarefas superior; e o ROG 6 pontua pela performance melhor em jogos.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 30 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

ROG Phone 6

Quem tem os melhores números de benchmark?

ROG Phone 6

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 30 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
ROG Phone 6
Motorola Edge 30 Ultra

Temos cenários distintos em bateria. O ROG 6 contém uma de 6.000 mAh, contra uma de 4.610 mAh de capacidade no 30 Ultra. Na prática, não vemos surpresas. O taiwanês vence nos nossos testes padronizados, com uma autonomia de pouco mais de 31 horas, quase cinco horas acima do registrado pelo Edge.

Já quando vamos para a recarga, a situação se inverte. Apesar de ser bom o tempo de 46 minutos do modelo da ASUS, com seu acessório de 65 Watts, a Motorola supera com apenas 21 minutos até completar o processo, graças ao adaptador de 125 Watts.

Maior autonomia de um lado, carregamento mais rápido do outro. Damos um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

ROG Phone 6

Qual recarrega mais rápido?

Edge 30 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

ROG Phone 6

Tem carregamento sem fio?

Edge 30 Ultra

Câmera

Em ambos os casos, temos um conjunto triplo de câmeras traseiras. O ROG vem com um sensor principal de 50 MP que apresenta boa qualidade de fotos, diferente do que costumamos ver em modelos gamer. Mas não chega ao nível que o de 200 megapixels do Edge entrega nas suas fotos, principalmente à noite.

A ultrawide deles gera boas imagens durante o dia, com resultados um pouco melhores no 30 Ultra. Ele também tem o diferencial do foco automático, que registra macros de maior qualidade que a lente de foco fixo do ROG 6. A Motorola ainda é a única a colocar uma câmera teleobjetiva, que permite capturas de longe com melhor qualidade, pelo seu zoom óptico de duas vezes.

O Edge pontua por ser superior e mais versátil.

Melhor conjunto de câmera traseira

Edge 30 Ultra

Melhores fotos de dia

Edge 30 Ultra

Melhores fotos noturnas

Edge 30 Ultra

Conjunto mais versátil

Edge 30 Ultra

Melhor ultrawide

Edge 30 Ultra

Melhor teleobjetiva

Edge 30 Ultra

Melhor macro

Edge 30 Ultra (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o ROG Phone 6

A filmadora dos dois grava em 8K, porém apenas a do 30 Ultra alcança 30 fps. A qualidade deles é boa, seja na imagem ou na captura de áudio. Só que o Edge leva vantagem por ter foco mais ágil e uma estabilização óptica, que lida melhor com os tremidos.

É mais um ponto para a Motorola.

Possui estabilização óptica?

Edge 30 Ultra

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Edge 30 Ultra

Grava em 8K?

Ambos

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30 Ultra

A câmera frontal de ambos tira boas selfies durante o dia, com cores acertadas e um modo retrato que não desativa o HDR. Á noite, eles não sofrem tanto com queda de nitidez. A diferença é que a maior definição oferecida pela Motorola consegue imagens com maior nível de detalhes que o rival gamer. Sem falar que apenas o 30 Ultra suporta filmagens de frente em 4K.

Assim, o Edge pontua outra vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 30 Ultra

Câmera frontal grava em 4K?

Edge 30 Ultra

Melhor selfie

Edge 30 Ultra

Preço

Estes dois celulares foram lançados oficialmente no mercado brasileiro, pelo mesmo preço sugerido partindo de R$ 7.000. No cenário atual, o ROG Phone 6 já baixou dos R$ 5.000, mas o Edge 30 Ultra é o único que aparece por menos de R$ 4.000 no varejo nacional.

Por isso, a Motorola leva o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Nenhum

Qual tem menor custo atual?

Edge 30 Ultra

8.6 Hardware
6.3 Custo Benefício

Asus ROG Phone 6

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste embate de gigantes, vimos que o top de linha comum ainda oferece mais vantagens que o celular gamer. Mesmo assim, o ROG Phone tem suas qualidades. Ele fornece o visual mais moderno e com gatilhos ultrassônicos para jogos, a tela mais fluida e com resposta mais rápida, o som com maior potência e imersão, além da performance superior em games e da bateria com maior autonomia, mesmo que tenha um tempo de recarga maior que o rival.

Do outro lado, o Edge 30 Ultra oferece o design mais compacto, leve e com resistência a poeira, além do sistema com maior longevidade e do desempenho multitarefas mais rápido. Ele também fornece o melhor conjunto de câmeras para todos os quesitos. E como é a opção mais barata no mercado nacional, acaba combinando o fato de ser mais completo, com a possibilidade de machucar menos o bolso do consumidor.

RESULTADO

ROG Phone 6: 5 PONTOS

  • Design mais moderno e com gatilhos ultrassônicos
  • Tela com maior fluidez e menos latência
  • Som mais potente e imersivo
  • Melhor performance em games
  • Bateria com maior autonomia

Motorola Edge 30 Ultra: 8 PONTOS

  • Design mais compacto e leve
  • Sistema com maior longevidade
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras mais versáteis e com maior qualidade
  • Vídeos com estabilização óptica e foco mais ágil
  • Câmera frontal com selfies mais nítidas e filmagens em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Acha que vale mais investir em um aparelho para jogos, ou um modelo tradicional atende melhor por ter mais pontos positivos? Pode falar à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 29 de abril de 2024, às 03:12)

20

Comentários

ROG Phone 6 vs Edge 30 Ultra: é melhor um celular gamer ou um top comum? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista