LG Optimus L7 Review

Review
Custo - benefício
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

599
Introdução

O Optimus L7 é um representante intermediário no mundo de smartphones equipados com Android Ice Cream Sandwich. A LG não nos enviou um modelo com caixa e acessórios, e por conta desta falta é que estamos trocando a primeira parte do review de Unboxing para Introdução. É a mesma coisa, só que sem a parte da caixa.

LG Optimus L7
LG Optimus L7

Continuando no aparelho, a LG colocou um pouco mais de hardware por aqui quando comparamos o modelo com o L5, que é um pouco mais simples. O processador escolhido pela marca sul-coreana é um Qualcomm MSM7227A Snapdragon que roda um só núcleo em 1 GHz, acompanhado de uma GPU Adreno 200 e 512 MB de memória RAM. Tudo funciona de maneira exemplar para rodar o Android e não há muitos travamentos, parece que o Ice Cream Sandwich está se saindo melhor do que o Gingerbread em hardware semelhante. É o que acontece por aqui.

A tela vem com tecnologia IPS, 4,3 polegadas, que exibirem conteúdo salvo nos 4 GB internos. Enfim, por algo próximo dos R$ 999 é uma ótima escolha. Ou não? Acompanhe o nosso teste deste gadget que nem custa muito, nem pouco.

Parte externa
LG Optimus L7
LG Optimus L7
Este smartphone conta com uma textura muito similar ao que existe no restante da linha L, ou seja, lembra um tecido muito grosso e isso ajuda na hora de passar uma sensação de firmeza ao segurar o aparelho. Na frente há a tela de 4,3 polegadas com tecnologia IPS e recheada de 480 x 800 pixels de resolução, somando 217 pixels por polegada. Também encontramos a câmera frontal que fotografa e filma em resolução VGA, botão físico que volta para a tela inicial e dois virtuais: voltar e menu.
LG Optimus L7
Botões de volume

Na lateral direita não há qualquer botão, sendo que no outro lado encontramos dois botões para controlar o volume, que também funcionam como botões dedicados para registrar fotos com a câmera traseira ou com a dianteira.

LG Optimus L7
Porta microUSB e microfone principal

Na parte inferior a empresa instalou a porta microUSB e justamente ao lado dela está o microfone primário, responsável pela captura de voz durante as chamadas e para algum app que grave a voz do usuário.

LG Optimus L7
Conector de fone de ouvido

Por cima encontramos a porta para conexão do fone de ouvido no padrão de 3,5 milímetros e o botão que desliga a tela e todo o gadget.

LG Optimus L7
Câmera de 5 megapixels e flash LED

Atrás de tudo fica evidente a existência da câmera de 5 megapixels, que consegue filmar em resolução VGA (640 x 480 pixels), e é auxiliada por um pequenino LED que ilumina alguns centímetros além da lente. Mais para baixo encontramos o alto-falante para o viva voz do celular, tocador de música e outros aplicativos que utilizam esta parte do modelo.

LG Optimus L7
Bateria de 1.700mAh e slot microSD

A bateria é de 1.700mAh, o que dá e sobra para um dia inteiro de uso contínuo e pesado. Nos testes que realizamos com o aparelho, a bateria chegou ao final do dia - depois de muita navegação com 3G/Wi-Fi, alguns momentos de GPS ligado para Twitter, Facebook e Google Maps, e música - com 15% da carga, algo comum para os smartphones vendidos atualmente - que exclui totalmente o Motorola Razr MAXX.

Ainda por dentro do aparelho, é possível ver um slot para cartões microSD de até 32 GB que fazem os 4 GB internos subirem um pouco e dar certo fôlego para os amantes de música e vídeos nos smartphones.

Dimensões, pegada e peso

Diferente de seu amigo que reproduz imagens tridimensionais, o L7 não é pesado e nem muito largo. A LG conseguiu colocar uma tela de 4,3 polegadas em um corpo de 125,5 milímetros de altura, por 67 de largura e 8,7 milímetros de espessura. Tudo isso somado aos 122 gramas - já com a bateria instalada - fazem do aparelho um gadget bem confortável de segurar na mão e que não vai ocupar um volume exagerado no bolso da calça jeans.

LG Optimus L7
Pegada confortável

A parte externa é toda feita em plástico, sendo que ao contorno do modelo há um plástico brilhante que até lembra algo de metal, mas é um plástico daqueles que você não espera que dure muitos e muitos anos, ou que resista ao impacto de uma queda. Vai arranhar, não há dúvidas disso. Porém, como o smartphone não é dos mais caros, até é aceitável certa economia na qualidade do material dele.

Os botões são confortáveis de apertar e se encaixam até nos dedos mais gordinhos. Porém, a falta de textura no botão de volume pode confundir quando você for controlar o áudio que sai no fone de ouvido com o celular no bolso. Não entendeu? Pois bem, como não há uma sinalização de "+" e "-", você pode acabar aumentando o volume quando na verdade desejava diminuir. Faz falta uma sinalização tátil.

LG Optimus L7
8,7 milímetros de espessura

A ausência de lugar para puxar a bateria pode deixar algumas pessoas perdidas. Este local fica na porta microUSB, é só puxar para cima e a tampa sai. Diferente do Galaxy S III e seu plástico fino, a tampa da bateria do L7 é espessa e dá certa confiança de que ela não vai quebrar quando você dobrar um pouco.

Desempenho do Android

Não estamos falando de um aparelho parrudo e que aguenta todo o tranco, principalmente por contar com um processador de um núcleo. Porém, mesmo com poucos músculos, o gadget se sai muito bem quando transita entre as várias telas iniciais disponíveis sem travar em nenhum momento. A LG modificou bastante sua interface para o Android - a versão instalada do sistema operacional móvel é a 4.0.3 Ice Cream Sandwich - e ele ficou mais sério, o que acompanha bem o design quadradão do aparelho.

LG Optimus L7
Desbloqueando a tela

No modelo que testamos, as cores não são mais tão gritantes e o menu de aplicativo ganhou um ar minimalista que não existia até este presente momento. Há um novo efeito para desbloquear a tela que puxa um buraco que revela o conteúdo bloqueado. Bastante criativo, bonito e não dá margens para que nenhuma empresa resolva levar a LG por ter copiado alguma patente de desbloqueio de tela.

Os widgets também ficaram mais estilosos, com destaque para a previsão do tempo que agora ganhou um botão maior para atualizar manualmente os dados exibidos - a versão anterior do Android tinha um botão tão pequeno que as vezes eu abria o app sem querer. Falando ainda sobre as transições de tela, elas mudaram de um simples efeito de panorama (onde uma tela inicial vai para esquerda enquanto a outra vem da direita em plano reto) para algo mais 3D, com a próxima tela que vem meio que do fundo e chega até a sua visão.

Estas mudanças não foram aplicadas na hora de inserir um atalho, widget ou trocar o papel de parede. A LG manteve sua interface que apresenta as opções em um só lugar. É mais fácil, simples e bonito do que a própria solução do Android. Ainda sobre o menu de apps, agora é possível criar uma pasta lá dentro, basta tocar na engrenagem do lado direito, lá em cima, e arrastar um ícone para dentro do outro.

LG Optimus L7
Transição de telas

De fábrica, ao menos no modelo que testei, não veio nenhum game instalado. Ok, veio sim, mas é uma versão em Java do Assassin's Creed. Pois é, em Java que rodaria num Nokia lanterninha e até num Xing-Ling - nem tanto, mas algo bem simples. Esperava aqueles demos todos cheios de gráficos da Gameloft, como já acontece com outros modelos da marca sul-coreana. Mas não.

LG Optimus L7
Novo menu de apps

Além disso, há o Polaris Office em pacote completo. Dá para criar um documento de texto, planilha e até uma apresentação de slides. O navegador ficou mais bonito do que o existentente em outros aparelhos da LG. Ele está mais limpo, minimalista e a tela ficou maior. Ainda é possível navegar por abas, mas o leitor de RSS sumiu daqui - ele estava presente em outras versões do browser.

Jogos e multimídia

Como já dissemos lá na página anterior, o processador não vai ajudar muito na hora de rodar games. O foco está tão longe de jogos que a LG colocou uma cópia demo de jogos em Java, que rodam em qualquer Android com processador fraquinho. Porém, como somos gulosos, eu instalei o pesado Dead Trigger para ver até onde o hardware do smartphone pode chegar, além do simples e leve Angry Birds, que vai acompanhar muita gente por ser viciante como é.

LG Optimus L7
Angry Birds rodou bem

O primeiro a ser testado foi o Dead Trigger e a experiência é péssima. O jogo demora muito para carregar os níveis e as texturas travam para carregar enquanto você joga. Claro, são 512 MB de memória RAM e um processador de um núcleo a 1 GHz, não poderia esperar algo grande. O jogo roda, mas com poucas texturas e as existentes ficam travando na tela, gerando um efeito similar ao fantasma das TVs antigas, sabe? Já o Angry Birds rodou perfeitamente sem engasgar em momento algum. Simples, liso e rápido.

LG Optimus L7
MP3 sem capa do álbum

O player de música é bem simples e limpo. O problema é que ele não conseguiu apresentar a capa do álbum que eu coloquei lá. No iTunes do meu computador a capa aparece e também é exibida no iPod Nano, mas não no L7. Nele é possível ouvir um CD inteiro, alterar a ordem de reprodução e até criar uma lista de reprodução manualmente. O bacana é que é possível ver a organização dos arquivos de música que estão dentro da pasta Music, e suas subpastas.

LG Optimus L7
Vídeo em 1080p e 720p não foram reproduzidos

Não há um player de vídeo nativo por aqui, somente a galeria de fotos do Android que também reproduz arquivos MP4. Enviei três resoluções do mesmo trailers - 1080p, 720p e 480p - e somente uma foi reproduzida. Para evitar que o app trave, ele impede que resoluções superiores ao 480p sejam reproduzidas.

Outra vantagem de não reproduzir arquivos de resolução maior é que isso faz com que os 4 GB internos durem mais, já que os arquivos de vídeo serão menores.

Câmera

A LG optou por instalar uma câmera traseira de 5 megapixels. Pode parecer pouco, mas esta quantidade de pixels é o suficiente para imprimir uma foto em 10 x 15 cm e não perder qualidade. Ok, mas como a grande maioria dos smartphones, este modelo não sabe lidar muito bem com ambientes com pouca luz. A quantidade de ruído na imagem é grande, porém ele não desbota as cores por conta do modo noturno, o que é um bom sinal.

LG Optimus L7
Foto com alta luminosidade
LG Optimus L7
Foto com baixa luminosidade

Já em imagens com alta quantidade de luz, a qualidade é satisfatória. Na hora de filmar, a câmera apenas registra imagens em resolução VGA - 640 x 480 pixels. Bem pouco para os padrões da alta definição que chegaram aos Androids.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fracos

  • Processador single-core
  • Câmera frontal em local feio
  • Resolução VGA para vídeo
  • Jogos em Java instalados

Pontos fortes

  • Bateria duradoura
  • Boa reprodução de cores na câmera
  • Plástico resistente
  • Android 4.0 com interface intuitiva e nova
Conclusão

O aparelho tem certa beleza e a interface gráfica acompanha o estilo quadradão do gadget. Nova interface da LG ficou mais sóbria e séria, sem muitas cores. O problema é que o hardware deste aparelho está abaixo do Galaxy S II Lite, no mesmo patamar de preço. Um só núcleo não é capaz de rodar muitos apps ao mesmo tempo e o sistema engasga nesta hora.

A câmera vem com cinco megapixels e vídeo com resolução VGA, pouco. A bateria durar mais do que os concorrentes foi um ponto muito positivo. Outro é o acabamento do aparelho, que está acima até do caríssimo Galaxy S III. Porém, pelos mesmos R$ 1 mil, vale mais a pena olhar para os lados do que apostar no L7. Quem sabe se ele tivesse um processador dual-core e 8 GB de memória RAM, meu comentário seria outro.

Avaliação final do Tudocelular.com
Custo - benefício
Caro pelo pouco que oferece, principalmente com concorrente bem próximo exibindo mais potência.

Comodidade
Sistema operacional novo, interface nova e ainda mantém a simplicidade do uso.

Facilidade de uso
Os botões de volume poderiam receber uma textura para melhor identificação.

Multimídia
Rodou tudo que se espera deste hardware - sim, eu esperava que ele não reproduzisse arquivos de alta definição.

Votação Geral
Vale a pena, mas nem tanto. Olhe o Galaxy S II Lite e compare lado a lado.


Uma confirmação será enviada para o seu e-mail após o envio.
E-mail (Não será publicado):
Nome:
Senha:

Comentário:

Onde Comprar As ofertas mais baratas para o LG Optimus L7 - Todas as ofertas »
Ver todas as ofertas