929

Nokia Lumia 925

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Quando a Nokia apresentou pela primeira vez este gadget, ele seria uma solução para quem não está curtindo o policarbonato dos Lumias. Deu certo e temos um smartphone high-end com borda de alumínio e uma parte interna feita com o policarbonato famos da empresa finlandesa. Infelizmente esta união deixa o plástico menos firme (na sensação da mão, não na prática de uso). Junto disso, temos um processador Snapdragon S4 de 1.5 GHz, 1 GB de memória RAM e 16 GB de espaço interno.

Lumia 925
Caixa padrão da Nokia

A caixa segue o padrão de alto custo do Lumia 1020, com o mínimo de espaço utilizado pelos acessósrios e uma lingueta de tecido que dá mais firmeza ao conjunto, quando comparamos com modelos mais simples que utilizam a ferramenta em papelão. Denstro da caixa, encontramos uma pequena cama que acomoda o smartphone, com espaço para proteger a câmera traseira e uma ferramenta para extrair a gaveta do micro-SIM. Abaixo, uma parte para os manuais e separações ainda inferiores para o cabo de dados com porta microUSB, carregador de tomada com pora USB e um fone de ouvido no padrão intra-auricular de ótima qualidade.

Lumia 925
Acessórios

Tudo está organizado e separado, evitando aquela sensação de peças jogadas ao acaso.

Lumia 925
Lingueta de tecido
Parte externa

Por fora, o Lumia 925 lembra quase nada dos outros Lumias. Ele traz a borda totalmente criada em uma peça de alumínio, que apenas aparece em "segunda peça" na gaveta para o micro-SIM - chip da operadora. Apenas a borda é feita de alumínio, com o restante do corpo criado de policarbonato na parte traseira, que passa a impressão de maior fragilidade. Na frente encontramos um display de 4,5 polegadas com resolução de 768 x 1280 pixels que dá uma densidade de 332 pixels por polegada, que compartilham espaço com uma câmera frontal de 1,3 megapixel. O vidro é protegido por Gorilla Glass 2 e a imagem é melhorada com a tecnologia PureMotion HD+ ClearBlack, da própria Nokia.

Lumia 925
Tela de 4,5 polegadas

Do lado esquerdo, não encontramos nada. Do outro lado, estão botões para controle de volume, botão liga/desliga da tela e aparelho, junto de um botão exclusivo para controle do disparador da câmera - traseira ou frontal.

Lumia 925
Botões apenas em uma lateral

Na parte inferior não há nada, mas no topo a Nokia instalou o microfone secundário para isolamento de ruídos, entrada para fone de ouvido no padrão 3,5 milímetros e uma gaveta para a inserção do micro-SIM.

Lumia 925
Abertura para o slot micro-SIM

Atrás, podemos notar uma parte plástica que é a única do aparelho e que, infelizmente, passa uma sensação de fragilidade ao comparar com a firmeza do alumínio do exterior. Mas, olhe bem, o policarbonato não é tão frágil assim. Vai por mim. Ainda no mesmo local, encontramos uma câmera de 8 megapixels que conta com a tecnologia PureView (melhora bastante a qualidade das fotos, mesmo com um sensor sem tantos megapixels quanto o Lumia 1020), duplo flash LED e conectores para acessórios, como a capa que permite o carregamento da bateria sem o uso de fios.

Lumia 925
Câmera de 8 megapixels

A bateria é de 2000mAh, que pode parecer pouco, mas não é. É possível ouvir música por 55 horas seguidas e um uso mais pesado pode durar um dia inteiro, sem que a recarga seja necessária. O sistema operacional está otimizado para esta quantidade de carga, fique tranquilo que ele lida bem com isso.

Dimensões, pegada e peso

A Nokia manda bem em pegada desde o começo da linha Lumia, quando introduziu um design com boras arredondadas e uma sensação mais áspera. Deu certo e os Lumias estão entre os smartphones com a melhor pegada. O mesmo ocorre aqui, com a adição do alumínio na parte externa do aparelho, mas apenas lá. No meio, atrás, temos o mesmo policarbonato - que desta vez não parece tão resistente assim.

Lumia 925
Pegada confortável

Suas medidas são: 129 milímetros de altura, por 70,6 milímetros de largura e 8,5 milímetros de espessura. Tudo isso com apenas 139 gramas de peso, numa matemática que oferece uma pegada gostosa e com segurança que o smartphone não vai cair. A parte de alumínio dá mais firmeza ainda, passando a sensação de robustez e de firmeza.

Lumia 925
8,5 milímetros de espessura

Infelizmente o alumínio não está em todo o gadget, mas já é bastante positivo o local onde foi instalado.

Lumia 925
Alumínio nas bordas
Desempenho do Windows Phone 8

O Windows Phone 8 que está presente neste smartphone é exatamente o mesmo Windows Phone que está em outros aparelhos da Nokia, com os mesmos aplicativos e o mesmo desempenho de demais gadgets mais recentes da fabricante finlandesa. A tela inicial conta com uma série de atalhos que apresentam algumas informações, como widgets e a parte onde todos os apps instalados ficam visíveis fica na parte direita.

Lumia 925
Tela inicial

Para diferenciar este modelo de outros concorrentes, a Nokia traz alguns aplicativos próprios. O Angry Birds Roost, primeiro da lista de apps, é apenas uma forma de publicidade do fenômeno de pássaros criado lá no mesmo país da Nokia. Não, não é um jogo gratuito.

Lumia 925
Apenas propaganda no Angry Birds Roost

Seguindo, encontramos o Data Sense, que ajuda na hora de controlar quanto de dados você pode gastar de forma avulsa, mensal ou sem limites. O app mostra, no tempo estipulado, quanto foi utilizado de rede celular e quanto veio de redes Wi-Fi. Há também um programa de ajuda da Nokia, chamado de Nokia Care. Com ele o usuário encontra uma série de tópicos para ajudar na utilização do aparelho - como um manual de instruções.

Lumia 925
Nokia Care

Para tirar mais proveito - mesmo - da câmera, há dois apps. O Smart Cam, que não está instalado de fábrica, mas é possível instalar gratuitamente do Windows Phone Store, permite que você escolha como quer tirar uma foto, ao escolher uma entre várias tiradas, criar uma sequência de fotos em movimento e mantendo o fundo intacto, focar no objeto em movimento, alterar apenas o rosto das pessoas para evitar olhos fechados e até remover um objeto da imagem. Basta segurar o disparador e esta lista de opções é exibida após bater a foto.

Lumia 925
Nokia Smart Cam

O outro app é o Nokia Pro Cam. Este app permite o controle de vários aspectos da foto, como o balanço de branco, o centro do foco, o ISO, o tempo de abertura do obturador e a compensação de luz da foto. É possível deixar tudo no automático, ou partir para as alterações manuais.

Lumia 925
Nokia Pro Cam

Um aplicativo da própria Nokia, junto dos anteriores, é o PhotoBeamer. Ele permite que fotos sejam compartilhadas com qualquer navegador (seja de tablet, computador ou outro smartphone) que pode acessar o site da empresa com este recurso - que aparece em um código QR na tela.

Lumia 925
Internet Explorer

O navegador padrão do Windows Phone 8 ainda é o Internet Explorer. Ele funciona bem e abre as páginas com certa rapidez. Porém, mesmo com um hardware potente, o aparelho leva mais tempo para renderizar as páginas após o zoom, do que concorrentes como Android, iOS e BlackBerry.

Jogos e multimídia

A lista de games para Windows Phone não é tão rica quanto o que existe para Android e iOS, mas há alguns games bacanas e o grande trunfo de poder experimentar para depois saber se quer comprar. Bem, testamos então o Modern Combat 4, game mais recente da Gameloft para a franquia de tiro da empresa e que conta com gráficos bem bacanas. A GPU Adreno 225 lidou muito bem com a grande quantidade de detalhes que é exibido no game, com direito ao reflexo do Sol, transparência da água e partículas de todos os tipos flutuando na tela. Tudo sem um engasgo sequer.

Lumia 925
Modern Combat 4

O app de música é o mesmo que a Nokia entrega desde o primeiro Windows Phone. Com ele você pode ouvir rádio online e comprar canções na loja da Nokia, listar os shows que estão acontecendo nas proximidades e até tocar suas músicas em MP3 que estão no aparelho. Tudo foi reproduzido sem problemas, com direito a capa do álbum na tela.

Lumia 925
Player de música, da própria Nokia

O player de vídeo, padrão do Windows Phone e nada da Nokia, reproduziu vídeos de até 1080p sem qualquer problema ou engasgo quando alguma função dele era ativada.

Lumia 925
Player de vídeo, sem nada extra
Câmera

Diferente de seu irmão mais parrudo, o Lumia 1020, o 925 não conta com um sensor de 41 megapixels, mas partilha da tecnologia PureView. Mesmo sem tantos megapixels, a qualidade final das imagens é impressionante e fica bem acima de seus concorrentes - como o Galaxy S4 Zoom e o Optimus G Pro. Ainda é possível, mesmo com 8 megapixels, aplicar um zoom na imagem e não perder ~muita~ qualidade.

Lumia 925
Foto com boa luminosidade

As fotos podem ser manipuladas manualmente com o Pro Cam ou registradas com tudo no automático no app padrão do Windows Phone - que é acionado com o botão físico da câmera. O Pro Cam permite os ajustes finos para ISO (que vai de 100 até 3.200), balanço de branco, modo de foco, velocidade do obturador (de 1/16000 até 4 segundos) e a compensação de luz. As fotos com boa iluminação ficam incríveis, com uma ótima reprodução de cores e alta taxa de contraste - mesmo com tudo no automático.

Lumia 925
Foto noturna

Com alguns ajustes em ISO, abertura do diafragma e outros, as fotos noturnas ficam com pouco ruído e com muitas informações. Mesmo no automático, o resultado é superior a qualquer concorrente - lembre-se de excluir o Lumia 1020 desta lista. Nos vídeos a qualidade é igualmente excepcional, não há nada igual no mercado.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • É um high-end de preço médio
  • PureView mesmo sem muitos megapixels
  • Pegada bastante confortável
  • Ótimos apps da Nokia tiram bom proveito da câmera

Pontos fracos

  • Windows Phone 8 está pouco maduro
  • Parte plástica passa maior fragilidade
  • Sem slot para cartões microSD
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Windows Phone entrega tudo em um aparelho high-end, sem travar e com uma câmera muito acima da concorrência.

Embalagem e características

Todos os acessórios bem separados e fone de ouvido de alta qualidade.

Comodidade

Pegada confortável e aparelho não é muito grande. Apenas o plástico no meio passa certa instabilidade.

Facilidade de uso

Windows Phone é extremamente simples de usar, mesmo pela primeira vez.

Multimídia

Rodou tudo que testamos, sem problemas.

Votação Geral

Apenas encontramos pontos negativos no corpo e no Windows Phone 8. Não há muito do que reclamar. É a melhor escolha do mercado atual, para os Windows Phone, se você não quiser gastar o que um Lumia 1020 custa.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Nokia Lumia 925