466

Samsung Galaxy S3 Mini

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Quando a Samsung trouxe o Galaxy S3 ao mercado, percebeu que poderia ganhar algo mais se criasse versões diferentes do mesmo smartphone, com alguma diferença. Uma delas é o S3 Mini, que traz um hardware semelhante ao Galaxy S2, com a cara do S3 e um tamanho de tela mais confortável nas mãos. O aparelho conta com um processador dual core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM e apenas 8 GB de memória interna - metade dela ocupada pelo sistema operacional.

Galaxy S3 Mini
Caixa do Galaxy S3 Mini

Assim como o smartphone, a caixa é semelhante ao que a marca sul-coreana trouxe para o Galaxy S3. Ela traz a foto do dispositivo na parte de cima, com nome e modelo impressos no mesmo local e outros detalhes extras na parte inferior da embalagem. Abrindo a caixa, encontramos o celular em um local específico para ele, manuais de instruções, fone de ouvido intra auricular, cabo microUSB, carregador de tomada com porta USB e borrachas para troca das que estão nos fones.

Galaxy S3 Mini
Acessórios
Parte externa

Externamente o S3 Mini é exatamente um S3 em menores proporções. Ele lembra em tudo o seu irmão mais velho, em todos os aspectos. A parte frontal traz uma tela de quatro polegadas com resolução de 800 x 480 pixels (algo próximo de 233 pixels por polegada), um botão para levar qualquer app até a tela inicial, outros dois botões sensíveis ao toque (menu e voltar), câmera frontal com resolução VGA e sensores de proximidade e de luz.

Galaxy S3 Mini
Galaxy S3 Mini

Do lado direito, há um botão para travar e destravar a tela.

Galaxy S3 Mini
Botão de travar e destravar a tela

Do outro lado, apenas os botões que controlam o volume e que podem controlar o zoom digital da câmera, que pode ser de até quatro vezes.

Galaxy S3 Mini
Controle de volume

Abaixo, a Samsung instalou uma porta microUSB e o microfone.

Galaxy S3 Mini
Porta microUSB

Acima de tudo, fica a entrada para fone de ouvido no padrão de 3,5 milímetros e uma alça de acesso para a bateria.

Galaxy S3 Mini
Entrada para fone de ouvido

Atrás, há uma câmera de 5 megapixels, que filma em 720p (HD), um flash LED e o alto-falante.

Galaxy S3 Mini
Câmera de 5 megapixels

A bateria, removível, é de 1.500mAh e promete um dia de uso contínuo, mesmo de uso pesado. Abaixo da bateria está a entrada para cartões microSD de até 32 GB e, ao lado da bateria, o slot para chip da operadora.

Galaxy S3 Mini
Bateria de 1.500mAh

Aqui está um ponto negativo, que não é tão negativo quanto foi no S3: o plástico fino e mole. Ok, aqui o preço é menor e é aceitável um material de qualidade - aparentemente - inferior. O plástico da tampa continua mole e fino, só que menos fino do que existe no S3 original.

Galaxy S3 Mini
Plástico mole
Dimensões, pegada e peso

O Galaxy S3 era complicado de usar em uma só mão, mas o S3 Mini encaixa bem melhor. O corpo do aparelho é fino e com bordas curvas, o que permite um encaixe bastante confortável na hora de usar, o que é possível com uma só mão. Suas dimensões são: 121 milímetros de altura, por 63 de largura e 9,9 milímetros de espessura, tudo isso somado com 111 gramas de peso. Bastante fino e leve.

Galaxy S3 Mini
Pegada confortável

Mesmo com uma traseira que parece lisa, o plástico adere bem nas mãos - outro ponto que ajuda na hora do smartphone ficar na mão e não escorregar ou cair no chão.

Galaxy S3 Mini
Apenas 9,9 milímetros de espessura
Desempenho do Android

Mesmo com um hardware mais simples, a Samsung trouxe uma versão bastante atual do Android, o Jelly Bean 4.1.2 já vem de fábrica. Porém, o TouchWiz já apresenta uma sensação de voltar no tempo e usar um Android 2.3 Gingerbread - pois ele não muda a cara há certo tempo. Logo de cara, encontramos três telas iniciais, que podem ser alteradas, receber mais telas ou eliminadas.

Galaxy S3 Mini
Tela inicial

O menu de apps, assim como a interface inicial, é exatamente o mesmo que está em outros gadgets da Samsung - culpa do TouchWiz, nome da interface que a empresa insere acima do Android. Já de cara, encontramos alguns apps instalados, como o ChatON (espécie de WhatsApp, só que da Samsung), o navegador Chrome e o jogo Shark Dash.

Galaxy S3 Mini
Apps já instalados

Da própria Samsung, encontramos o Game Hub (central que lista vários jogos que são baixados, ou comprados, do Google Play), Gravador de Voz, Manual virtual, Notas (para tomar notas, não?), Rádio FM, S Planner (algo como um Google Agenda, só que da Samsung), S Suggest (uma lista de sugestões de apps), S Voice (concorrente do Siri, da Apple), Samsung Apps (loja de apps da própria Samsung) e o Video Hub.

Galaxy S3 Mini
Samsung Apps

O que chama atenção é o Samsung Apps. Esta loja própria da empresa traz uma lista de apps e jogos, que contam com opções gratuitas e outras pagas. O bacana é que como há uma segunda loja no aparelho, teoricamente contamos com mais segurança. Basicamente, o app conta com a mesma função do Google Play, só que com maiores opções para filtrar os apps.

Galaxy S3 Mini
Navegador Chrome

Assim como alguns Androids de outras fabricantes, esta versão do sistema operacional traz dois navegadores já instalados. O Chrome está presente, junto de outro navegador. Esta dupla, presente, pode confundir o usuário. Dentre os dois, o Chrome é a melhor opção, por contar com sincronização de abas e outros dados de outros dispositivos.

Jogos e multimídia

Mesmo com um hardware modesto, o aparelho foi capaz de apresentar belos gráficos em games pesados, como o Real Racing 3. Quando o teste foi para jogos mais simples, como Jetpack Joyride, o desempenho foi exatamente o mesmo que aparelhos mais parrudos conseguem.

Galaxy S3 Mini
Galaxy S3 Mini rodando o Real Racing 3

O player de música traz uma interface diferente do nativo do Android, sem o acesso ao Google Music - que para o brasileiro, não faz muito sentido, á que o serviço não funciona no país. Um problema encontrado foi a não exibição da arte do álbum, que apareceu em outros players.

Galaxy S3 Mini
Player de áudio, sem a foto do álbum

Para vídeos, o player da Samsung reproduziu vídeos de até 720p sem qualquer engasgo. Além disso, é possível reproduzir o vídeo em uma janela pequena, que fica acima de qualquer outro app. Este recurso é muito bom, mas a janela é pequena demais - por conta do tamanho físico da tela. A visualização é bastante prejudicada.

Galaxy S3 Mini
Player de vídeo
Galaxy S3 Mini
Vídeo pode ser exibido em uma pequena janela
Câmera

O sensor de câmera traz 5 megapixels de resolução, com recursos bem bacanas, como detector de sorrisos e ajustes que podem ser realizados na tela do aparelho, como o balanço e branco. A qualidade das fotos, mesmo em boa luz, é de baixa qualidade pela quantidade de ruído exibido. Em baixa luz, este problema é ainda maior.

Galaxy S3 Mini
Interface de câmera

Além de fotografias convencionais, é possível tirar até 20 fotos de uma só vez, ou oito e o app escolhe qual ficou melhor. Na hora de filmar, a qualidade da captação de áudio é superior ao que existe em outros aparelhos. Porém, o vídeo fica na média, sem muito extra. Ok, é compreensível por um aparelho de custo médio. Os vídeos são gravados em 720p a 30 quadros por segundo. Bom para quebrar um galho.

Galaxy S3 Mini
Foto com boa luminosidade
Galaxy S3 Mini
Foto noturna, sem filtros ou flash
Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Hardware simples, mas roda bem jogos
  • Android Jelly Bean
  • Confortável nas mãos
  • Alguns recursos do S3, em um corpo menor e mais barato

Pontos fracos

  • Ainda é de plástico
  • Bateria dura pouco
  • Câmera poderia ser melhor
  • Pouco espaço interno
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Roda bem o que testamos, com um preço não tão abusivo

Embalagem e características

Tudo bem organizado e identificado, com fone de ouvido acima da média do preço deste aparelho

Comodidade

Um dos mais confortáveis na mão

Facilidade de uso

TouchWiz parece antigo

Multimídia

Não exibiu foto do álbum, mas reproduziu todas as músicas

Votação Geral

Vale a pena para um aparelho de médio custo, mas poderia trazer mais memória e uma câmera mais parruda - 8 megapixels, talvez

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S3 Mini