» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Xiaomi 12T Pro

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Xiaomi 12T Pro é mais um celular top de linha acessível da fabricante chinesa que chegou ao mercado no final de 2022. A novidade passa agora pelas mãos do TudoCelular e vamos analisar o que ele tem bom e se vale a pena comprar entre as várias opções disponíveis no mercado.

Acessórios

O Xiaomi 12T Pro vem em caixa clara com nomes na cor dourada. Além do celular, você recebe os seguinte acessórios:

  • Carregador com 120W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

Se você conferiu a nossa análise do Xiaomi 12T, então muito do que será dito aqui vai soar repetitivo. Até porque os dois aparelhos são idênticos por fora e trazem de diferente em suas especificações apenas a plataforma e o sensor da câmera principal.

O design é similar entre os dois modelos e isso inclui também as opções de cores, como cinza, preto ou azul. As laterais são retas e feitas de plástico fosco de boa qualidade, enquanto a traseira é de vidro fosco, assim como no modelo mais barato da linha. A parte frontal traz vidro com Gorilla Glass 5.

Há certificação IP53 para proteção contra respingos e poeira. Se você busca um celular da Xiaomi com resistência contra água, então terá que investir nos modelos caros, como o 12S Ultra que traz certificação IP68 e pode ser submerso.

O bloco de câmeras na traseira traz o mesmo design dos demais da linha. Ele é saltado com uma das câmeras em destaque no topo, enquanto há mais duas menores e um LED duplo em flash complementa o conjunto. A parte frontal traz bordas razoavelmente finas e furo centralizado para a câmera de selfies.

O leitor biométrico fica na tela e responde bem. Na lateral direita encontramos os botões de energia e volume; na parte inferior a entrada UB-C, microfone, alto-falante principal e a gaveta para dois chips; no topo do aparelho temos mais um alto-falante, outro microfone e o emissor de infravermelho para usar o 12T Pro como controle remoto.

O Xiaomi 12T Pro é um celular 5G com suporte a Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e NFC. Ele não possui suporte a carregamento sem fio como os modelos mais caros da linha, mas compensa por vir com poderoso carregador de 120W na caixa.

Tela e som

Aqui temos uma tela de 6,67 polegadas com resolução acima de Full HD, porém abaixo de Quad HD. A Xiaomi chama de CrystalRes e garante ao 12T Pro uma imagem nítida sem pesar tanto no desempenho ou consumo de bateria. O painel adotado é do tipo AMOLED com brilho forte, contraste infinito para preto perfeito e taxa de atualização de 120 Hz.

O sensor de toque responde a no máximo 480 Hz e isso ajuda a reduzir a latência no tempo de resposta e aprimorar a experiência com jogos. O painel é do tipo 12-bit, sendo capaz de reproduzir mais de 68 bilhões de tons de cores diferentes, traz suporte a Dolby Vision e HDR10+ para uma experiência completa com serviços de streaming.

A calibração padrão apresenta cores um pouco saturadas e branco que tende para um tom frio. Felizmente, é fácil corrigir isso nas configurações e ter cores mais próximas do ideal. O painel reduz para 60 Hz quando você não interage com o celular e tende a travar nesta velocidade em vídeos. A interface e apps nativos tendem a fluir a 120 fps.

Há três alto-falantes no Xaomi 12T Pro, além dos dois que temos no topo e na parte inferior, há também o de chamadas que reforça a sonoridade com som estéreo bem balanceado e potente. Todos os alto-falantes foram otimizados pela Harman Kardon e temos suporte a Dolby Atmos que vem ativo por padrão.

A qualidade sonora impressiona com áudio bem equilibrado entre graves, médios e agudos, sem qualquer distorção quando o volume está no máximo.

Desempenho

Equipando o Xiaomi 12T temos a plataforma Snapdragon 8 Plus Gen 1 com opções de 8 e 12 GB de RAM. Esse que testamos é o que traz menos memória, mas ainda assim rouba 3 GB do armazenamento para ajudar no multitarefas. E assim como acontece com o 12T, a versão Pro também peca em manter os apps abertos em segundo plano e foi mais lento em nosso teste de velocidade comparado ao seu antecessor.


Em benchmarks temos números similares a outros com o mesmo hardware da Qualcomm, ficando entre os melhores na pontuação no AnTuTu que testamos. Comparado ao Xiaomi 11T Pro com Snapdragon 888 temos um incremento de quase 300 mil pontos neste teste.

O que esperar do desempenho em jogos? Temos hardware de ponta com poderosa GPU que garante ótima fluidez em qualquer game para Android. Rodamos PUBG e Call of Duty na qualidade máxima e com extras gráficos habilitados e não tivemos qualquer problema de queda de desempenho.

Bateria

A Xiaomi decidiu manter a bateria de 5.000 mAh do modelo anterior, o que poderia indicar que não teríamos uma mudança significativa na autonomia, mas é aqui que entra o Snapdragon 8 Plus Gen 1 que traz hardware melhor otimizado para um consumo mais controlado ao mesmo tempo em que entrega desempenho superior.


O Xiaomi 12T Pro rendeu 6 horas a mais em nosso teste de bateria e com isso garante autonomia para o dia inteiro com folga. O carregador é o mesmo de 120W de antes, mas aqui demora alguns minutos a mais para ter a bateria cheia. Ela vai de 0 a 100% em 28 minutos.


Se você está com pressa de sair de casa terá 40% da bateria para usar com apenas 10 minutos de carga ou quase 60% com 15 minutos na tomada, o que já garante autonomia para muitas horas de uso.

Câmeras

Outro ponto que o Xiaomi 12T se diferencia da variante Pro é nas câmeras. Enquanto o mais barato vem com sensor de 108 MP, neste temos o sensor HP1 da Samsung com resolução máxima de 200 MP. Outra evolução comparado ao sensor do antecessor está na inclusão de estabilização óptica.

É aqui que vemos um grande salto comparado ao mais barato da linha. Não tanto pelo sensor em si ter maior resolução, mas também pelo fato de que o hardware da MediaTek presente no 12T, apesar de ter melhorias focadas em câmera, não faz bom uso do conjunto fotográfico. O Xiaomi 12T Pro acerta melhor neste ponto.

Principal | Ultra-wide



As fotos diurnas apresentam cores saturadas, alto contraste e muitos detalhes. A faixa dinâmica pode não ser tão ampla quanto deveria, mas você não sofrerá com fotos escuras contra a luz, desde que evite usar a câmera ultra-wide.

O sensor de 200 MP comprime 16 pixels em um por padrão, o que resulta em fotos de 12,5 MP no final. É possível mudar para a compressão quatro por um e ter fotos mais nítidas de 50 MP ou usar a resolução máxima, que neste caso não compensa por devorar muito do espaço e não fazer diferença na qualidade.

Padrão | 50 MP



A câmera do 12T Pro detecta automaticamente cenários com pouca luz e ativa o modo noturno para garantir fotos claras com poucos ruídos. Você pode desativar este modo para ter capturas mais ágeis, especialmente com a ultra-wide, mas acaba compensando o ganho que terá na qualidade ao usar o modo noturno.

E por falar na câmera com lente ultra-angular, temos aqui o mesmo conjunto presente no Xiaomi 12T, o sensor ISOCELL da Samsung com resolução de 8 MP. O foco é fixo, o que é uma pena já que não serve para ser usada para macros e seria mais interessante que o sensor dedicado de apenas 2 MP para este tipo de foto que peca bastante nos detalhes.

Noturno



A ultra-wide registra fotos inferiores ao que temos na câmera principal, o que já era esperado diante o sensor mais simples. As fotos saem mais escuras contra a luz, as bordas ficam borradas e o contraste mais agressivo destrói os detalhes das sombras. É basicamente uma câmera de intermediário em um celular avançado.

Macro



Desfoque


A câmera frontal conta com sensor IMX 596 da Sony que tem resolução de 20 MP e foco fixo. Este sensor é usado pela fabricante em diversos aparelhos. Assim como no 12T, o sensor comprime quatro pixels em um e temos selfies menos nítidas comparado aos rivais, porém ainda de boa qualidade. O modo retrato faz um bom recorte e não tende a comprometer as imagens em locais mais escuros.

Selfies



A filmadora do 12T Pro é capaz de gravar em 8K a no máximo 24 fps. Se busca fluidez superior, terá que reduzir a resolução para 4K para gravar a no máximo 60 quadros por segundo. A ultra-wide e frontal ficam limitadas apenas a Full HD. A estabilização da câmera principal faz um ótimo trabalho ao reduzir os tremidos, o foco é ágil e a captura de som estéreo tem boa qualidade. É possível filmar com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo, porém a de selfies sofre ao gravar à noite.

Software

Assim como o Xiaomi 12T, a versão Pro também vem com Android 12 modificado pela MIUI 13. No momento em que testamos o aparelho, ele estava com pacote de segurança de novembro de 2022, o que mostra que a Xiaomi não está preocupada em manter seu celular protegido.

Uma das grandes promessas no lançamento da MIUI 13 era entregar um melhor gerenciamento de RAM, mas como vimos em nosso teste de velocidade focado no multitarefas, o software da gigante chinesa ainda continua pecando em otimização e está abaixo de rivais.

Em termos de recursos não há muito o que comentar, são os mesmos presentes em qualquer outro lançamento recente da marca com MIUI 13. O software flui bem e as animações ágeis fazem jus ao hardware potente para entregar uma experiência agradável.

Rivais

A proposta do Xiaomi 12T Pro é ser um celular top linha mais acessível, mas como ele encara outros modelos com câmera avançada?

O Edge 30 Ultra é outra opção no mercado com câmera de 200 MP e inclusive vem com o mesmo sensor presente no modelo da Xiaomi. O da Motorola é um pouco melhor em fotos devido ao software mais otimizado da marca. Isso também fica evidente no multitarefas, onde o Edge 30 Ultra atropelou o seu rival. Ele perde por pouco em bateria, mas ganha em recarga. Como diferencial tem tela de 144 Hz para fluidez superior.

O Xiaomi 12S Ultra é o que possui a câmera mais avançada da marca, apesar de seu sensor não ter 200 MP, ele traz componente de uma polegada que captura mais detalhes e luz. Seu desempenho é mais ágil, enquanto a bateria dura menos e demora mais para recarregar. Claro que o 12S Ultra é um celula mais caro, mas isso mostra que não há uma diferença tão grande entre os dois da Xiaomi.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 120 Hz com brilho forte
  • Som estéreo de qualidade
  • Boa bateria e rápido tempo de recarga
  • Câmera boa para fotos

Pontos fracos

  • Desempenho abaixo do segmento
  • Câmera de 200 MP não impressiona
  • Poucos atrativos comparado ao antecessor
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custo-benefício pode não ser tão atrativo ao ser comprado no Brasil, mas ainda pode ser uma boa importá-lo

Embalagem e características

Embalagem traz potente carregador de 120W

Comodidade

É um celular grande e um pouco escorregadio

Facilidade de uso

É a mesma MUIU presente em outros celulares; só poderia ter melhor otimização para multitarefas

Multimídia

Tela grande com bom nível de brilho e som estéreo de qualidade garantem ótima experiência multimídia

Votação Geral

O Xiaomi 12T Pro é um bom celular premium da Xiaomi que apresenta alguns retrocessos comparado ao antecessor e fica abaixo de rivais em câmeras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Xiaomi 12T Pro

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online