LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celulares da Xiaomi são os que mais têm brechas no reconhecimento facial, diz estudo

26 de junho de 2023 25

Samsung, Xiaomi, Motorola e outras fabricantes tiveram alguns de seus celulares de entrada e intermediários analisados por um estudo promovido pela Consumenten Bold que avaliou a segurança da biometria facial. A pesquisa se mostra bastante consistente indicando que os aparelhos mais baratos são os que mais possuem brechas.

Entre os 60 celulares analisados pelos pesquisadores, 26 deles foram tidos como inseguros, especialmente alguns modelos da Xiaomi e suas subsidiárias lideram no quesito insegurança. A chinesa ocupa quase 60% da lista com 14 modelos listados, entre eles alguns da família Xiaomi 13. A Motorola aparece na segunda posição com 4 telefones, seguida pela Nokia em terceiro lugar com três aparelhos.

De acordo com o relatório, os smartphones classificados como inseguros não adotam medidas o suficiente a fim de impedir que terceiros desbloqueiem o aparelho usando uma foto impressa do dono do aparelho. Essa brecha torna tanto o celular quanto aplicativos que usam o desbloqueio facial suscetíveis a invasões e roubo de dados.

A análise feita pelo Consumenten Bold não identificou vulnerabilidades em iPhones, que passaram em todos os testes impedindo que o sistema fosse desbloqueado através de métodos como o citado anteriormente. No caso dos celulares da Apple, é válido lembrar a presença dos sensores infravermelho do Face ID que elevam significativamente o nível de segurança.

Celulares da Xiaomi são os que mais têm brechas no reconhecimento facial, diz estudo.

No caso da maioria dos celulares acessíveis do ecossistema Android, a avaliação dos dados faciais não é feita por um sensor específico, mas pela câmera frontal e um recurso de inteligência artificial no software. Neste caso, é possível que uma foto realista ou montagem bem feita consiga driblar os mecanismos de segurança, algo que dificilmente acontece com um sensor dedicado.

Embora a Xiaomi lidere em termos de aparelhos inseguros (de acordo com o relatório em questão), é interessante citar que a fabricante chinesa inovou em 2018 lançando o Xiaomi Mi 8 — a nomenclatura "Mi" foi abandonada pela empresa — com um entalhe retangular abrigando a câmera de selfie e um sensor infravermelho para mapeamento da profundidade do rosto.

Confira a lista:

Veja também

Você usa o reconhecimento facial ou prefere a impressão digital? Conta pra gente, comente!

(atualizado em 28 de abril de 2024, às 08:16)

25

Comentários

Celulares da Xiaomi são os que mais têm brechas no reconhecimento facial, diz estudo
  • Reconhecimento facial %u2620%uFE0F

      • É muito estranho esse tipo de comparativo com Iphone. No android os modelos usam a câmera para reconhecer, hoje é mais seguro que antes pois os smartphones registram mais do que 1 foto e usam AI para distanciar o fundo, mas no final é apenas varias fotos, no iphone é o sensor próprio. Que nem comparar desbloqueio por imagem com o Windows Hello, já é um sensor dedicado a isso.

          • Não adianta melhor reconhecimendo facial são os iPhones. A Apple é a unica que usa Hardware para isso. A propria Samsung avisa que a biometria facial deles não é tão confiavel, tanto que n é aceita no proprio Samsung pay, Imagina de Xing ling de baixa qualidade, uma simples foto borrada desbloqueia.

            • FaceID vai ficar obsoleto em alguns anos provavelmente, mas lembremos que os sensores e lentes continuam evoluindo sempre (Hardware e Software).

                • Como qualquer tecnologia, mas não e como se as empresas nunca efetuassem aprimoramentos. Quando o face id ficar obsoleto provavelmente a apple vai ter trocaso ele por uma versão melhorada ou ate outra tecnologia, assim como qualquer fabricante.

                    • Como o melhor e mais pratico metodo de desbloqueio vai ficar obsoleto ? isso simplesmente n existe.

                        • Explique me como um sensor que não é ativo o tempo inteiro é mais prático que um que é, estou curioso...

                            • o que isso tem haver ? ser ativo ou não, não diminui a qualidade e eficiencia do sensor, vai ficar ativo o tempo inteiro gastando bateria ? sem noção

                                • O de digitais é ativo e não gasta essa bateria...

                                    • mas é menos pratico, e menos eficiente, principalmente o de digitais na tela.

                                        • Como menos prático vei? O cara literalmente é só encostar na tela, um passo a menos do que o de face, que precisa ativar... E a conversa fiada de falha morreu com sensor ultrassônico...

                                            • face id não precisa ativar ? pelo visto vc nunca usou o face id pra falar tanta merda, morreu com ultrassonico ? ele falha muito se vc quer saber.

                                                • Ué, ainda continua no que eu falei, digital desbloqueia com tela desligada, face ID não, por aí vc já vê,e não, sensor ultrassônico não falha, não os recentes, pode parar de viajar...

                                                    • mas ainda sim acho que o face id é menos seguro do que o seu dedo. Supondo que seu primo pegue seu celular pra ver coisas pessoais suas, é só ele apontar pra sua cara e pronto, o dedo pelo menos voce consegue controlar e tal

                                                        • ue o dedo tb e só seu primo colocar seu dedo quando vc estiver dormindo, já o face id não desbloqueia se vc tiver com olho fechado. ele vai ter muito trabalho pra desbloquear com vc acordado.

                                                            • mas ai talvez ele tem que saber qual dedo é, mas saindo do exemplo do primo, se um ladrao rouba e aponta pro seu rosto ja era

                                                                • geralmente é o polegar. precisa advinhar ?, qualquer pessoa sabe, ladrão apontar pro rosto ? digital tb mesma logica né filho.

                                                                    • mais facil esconder meu dedo do que meu rosto em fim, desbloqueio facil nao é mais seguro que digital, da pra usar foto ou voce dormindo dependendo da tecnologia, como a da xiaomi da materia

                                                                        • da pra usar foto se for de baixa qualidade e feito por camera, vc leu a materia ? digital tb tem falhas n é perfeito assim como o desbloqueio facil se for de baixa qualidade é feito por foto, o digital tb pode ser feito com moldes da digital. Face id continua sendo o melhor e mais pratico e tão seguro quanto a digital. não fale merda.

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Windows

                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                Economia e mercado

                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista