LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oito novidades do Android M pouco comentadas ou secretas

25 de junho de 2015 22

Android, o sistema móvel da Google, atualmente domina mais de 80% do mercado. Uma grande folga que o distancia do segundo (iOS com 15%) e terceiro (Windows Phone com 3%) colocados. Mas é preciso manter a evolução para oferecer novos e melhores recursos que fidelizarão os usuários. Pensando nisso, o Android M foi apresentado durante o Google I/O 2015, no dia 28 de maio, com novidades ausentes na versão 5 Lollipop.

Para que o novo sistema do robozinho verde chegue aos usuários como uma versão final, com o mínimo de erros e recursos funcionando perfeitamente, são liberados os arquivos Developer Preview (disponíveis para a linha Nexus e alguns dispositivos Sony), destinados aos desenvolvedores que farão testes com seus aplicativos. E é por meio dessas versões que descobrimos novas e interessantes novidades, das quais listamos oito a seguir.

1 – Backup automático de aplicativos para o Google Drive

Iniciamos por um recurso já comentado em outra matéria do Tudo Celular, um robusto sistema de backup. O novo Android permitirá aos usuários salvar automaticamente para o Google Drive, não apenas os aplicativos instalados no dispositivo, como também os dados, preferências e configurações. Também será possível selecionar apenas os dados que se deseja salvar em sua conta na nuvem. Infelizmente, há uma limitação, apenas 25MB de dados de cada aplicativo poderão ser salvos.

A Google Play salva a relação de aplicativos usados pelo usuário, mas com o novo recurso de backup se reduziria o transtorno ao migrar de um dispositivo para outro, já que seria possível recuperar o smartphone ou tablet praticamente ao estado do último uso. No vídeo abaixo você confere o próprio Sundar Pichai explicando o recurso durante o Google I/O.

2 – Indicador numérico da porcentagem de bateria

Outra novidade que já vimos por aqui é a atualização do ícone que indica a carga da bateria. Um recurso possível atualmente apenas com ferramentas de desenvolvedores independentes ou em interfaces de algumas fabricantes, pode finalmente virar padrão em todos os dispositivos que forem atualizados para o novo Android M. O ícone da bateria exibirá de forma numérica a quantidade de carga que ainda resta ao dispositivo.

Indicador da Bateria com números

3 – Suporte nativo para armazenamento externo

Como é possível perceber pela linha de dispositivos Nexus, a Google não é fã de entradas para cartões microSD ou outras formas de armazenamento externo. Há até um rigoroso controle do sistema mesmo em dispositivos com tais entradas (impedindo a instalação de aplicativos no cartão externo para poupar a memória interna). Mas a gigante de Mountain View está revendo sua política (que já melhorou no Android Lollipop) para torna-la ainda mais benéfica para os usuários no Android M.

O novo sistema terá suporte para reconhecer uma unidade de armazenamento externo como armazenamento interno, permitindo assim, ampliar a memória principal e otimizar esse espaço extra para instalação de aplicativos e arquivamento de dados diversos com mais segurança. Mas aqui também há um preço a se pagar, dependendo do dispositivo e da memória externa utilizada, o desempenho pode não ser o mesmo que o do uso apenas com a memória interna.

Armazenamento externo no Android M

4 – Sistema UI Tuner (System UI Tuner)

Graças ao Material Design e APIs desbloqueados que chegaram ao Android 5, mudanças significativas ficaram disponíveis para os usuários, mas como tudo pode ser melhorado, o novo Android M quer dar ainda mais poder de liberdade de escolha. A barra de status do atual Lollipop exibe de maneira fixa algumas das opções mais utilizadas, mas a ideia é que a nova atualização de sistema permita a cada usuário selecionar o “recurso” que gostariam de acionar rapidamente por meio de um atalho na barra de status, podendo até excluir outros que não são tão frequentemente acessados. Veja essa nova facilidade demonstrada no vídeo a seguir.

5 – Dark Theme (Tema escuro)

O Android Lollipop trouxe um fundo branco para as páginas de aplicativos, mas essa característica pode fazer a diferença na autonomia de alguns dispositivos devido ao número de pixels sendo iluminados na tela. Um tema escuro consome menos bateria, é por isso que o Android M permitirá que os usuários escolham entre três opções de temas, um modo automático, um tema claro e outro escuro. O vídeo abaixo demonstra as opções e efeitos.

6 – Gaveta de aplicativos renovada com opção de pesquisa

A gaveta de aplicativos também recebeu uma atenção especial, contando agora com uma barra para realizar pesquisas, para tornar mais fácil encontrar um aplicativo instalado. Também se alterou a posição de rolagem, ao invés de horizontalmente, agora será preciso deslizar o dedo verticalmente. E ainda temos a opção de exibição da ordem alfabética no lado esquerdo da gaveta, com possibilidade de ir para a letra desejada arrastando o dedo no canto direito da tela. Recursos antes possíveis via alguma app Launcher, mas que agora se tornarão o padrão no Android M. Confira uma demonstração no vídeo abaixo.

7 – Suporte para Leitor Biométrico

Mais uma novidade comentada durante o Google I/O 2015 foi a inclusão de APIs no Android M para que desenvolvedores trabalhem com o suporte para leitura biométrica. Na prática isso possibilitaria, por exemplo, que os usuários usem as digitais para desbloquear aplicativos, acionar funções ou confirmar pagamentos por meio do smartphone com o hardware apropriado. Atualmente fabricantes como Samsung (a partir do Galaxy S5) e Apple (a partir do iPhone 5s) já fazem bastante uso da leitura biométrica, que pode vir a se tornar um padrão em dispositivos Nexus e de outras fabricantes. No vídeo abaixo você verá a demonstração da tecnologia com o que parece ser um LG Nexus 5 com leitor biométrico integrado (a partir de 2:20).

8 – Android Pay integrado

A Google quer ajudar o mercado a substituir os tradicionais cartões de crédito, oferecendo “simplicidade, segurança e opção de escolha” com o sistema Android Pay que virá integrado ao Android M. A novidade será compatível com as bandeiras American Express, Visa, Mastercard e Discover, e ajudará os usuários de smartphones Android a realizarem pagamentos de produtos on-line, off-line e talvez até mesmo compras dentro de aplicativos. Estamos diante de uma solução que pode causar dor de cabeça ao Samsung Pay e ao Apple Pay.

Como podemos perceber por essa pequena lista, o Android M quer preencher lacunas que ficaram no Lollipop, mas ainda será preciso esperar um pouco até que a versão final seja liberada para a linha Nexus e, posteriormente, pelas demais fabricantes. E você, está ansioso por algum dos recursos apresentados acima?

  • O Motorola Nexus 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O HTC Nexus 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

22

Comentários

Oito novidades do Android M pouco comentadas ou secretas

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas