LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome Dev ganha nova versão com barra de aviso para downloads concluídos

24 de setembro de 2015 0

A mais recente atualização do Chrome Dev para Android trouxe boas melhorias com pequenas mudanças, como expansão do suporte de cor do tema para os usuários que preferem não usar o recurso de mesclar suas abas com apps. Os usuários também podem agora ver um "snackbar" abrir cada vez que um download for concluído.

Snackbars são um tipo de notificação interessante por dar um feedback rápido sobre uma atividade, mostrando uma breve mensagem na parte inferior da tela, e podem conter uma ação. O widget mostra tanto o nome do arquivo baixado quanto um botão para abri-lo. Confira abaixo:


Em versões anteriores do Chrome, todas as operações de download apareciam apenas como uma notificação em animação. Ao concluir um download, a animação simplesmente para, sem quaisquer outras dicas ou opções. Nessa última versão do Chrome Dev, a notificação animada ainda continua, mas o snackbar aparece durante alguns segundos depois que um download for concluído. Em seguida, o widget desliza para fora de vista por si mesmo.

No entanto, há alguns pequenos problemas com a implementação atual. Para começar, o snackbar não pode ser descartado com um swap para o lado. Não que isso seja necessário, mas é o recomendado nas diretrizes de design, e quanto mais os usuários se acostumam com esse gesto para dispensar notificações, mais se torna algo intuitivo e óbvio de se esperar.

Além disso, se os usuários simplesmente não gostarem dessa notificação, não há nenhuma configuração escondida para desligá-la. E por fim, parece haver um bug que impede que o botão abrir apareça no Developer Preview 3 (mostrado na imagem acima). Mas claro, é a versão Dev, então erros devem ser esperados. A maioria destes detalhes provavelmente serão resolvidos com o tempo, assim que chegar ao Chrome 47 Beta.

Outro recurso interessante é que usando uma tag HTML simples, qualquer página da web poderia dizer ao Chrome para adicionar uma cor específica em seu tema de interface (e a barra de status do seu dispositivo). Bem, isso já estava presente na versão 39 do Chrome, mas a desvantagem para esse recurso até então é que ele só funciona se as abas e os aplicativos foram "fundidas", significando que as abas do Chrome só poderiam aparecer junto com os a lista dos aplicativos recentes, em vez de depender das próprias abas alternantes no próprio app do navegador.

Agora, com o Chrome Dev para Android, o atributo "theme-color" pode ser aplicado mesmo se o usuário não usa as abas e aplicativos mesclados. Por enquanto o suporte não está completo ainda. A tag não vai permitir que Chrome altere o tema da sua barra de status e deslizar através da barra de ferramentas para alternar guias é um pouco falho, por exemplo. Mas excetuando esses detalhes, ele já parece funcionar muito bem.


Os que desejam experimentar os novos recursos do navegador na versão de desenvolvimento, podem obtê-lo através da página do Chrome Dev na Play Store ou mesmo no download do APK.

O Chrome Dev foi lançado na loja de aplicativos da Google para os desenvolvedores em meados de abril.


0

Comentários

Chrome Dev ganha nova versão com barra de aviso para downloads concluídos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas