LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Steve Kondik comenta que vários recursos do Marshmallow foram herdados da Cyanogen

23 de novembro de 2015 4

Steve Kondik é a mente por trás do desenvolvimento da maior ROM alternativa do Android, a CyanogenMod. A iniciativa cresceu tanto que virou empresa e vem desenvolvendo a Cyanogen OS para ser usada em aparelhos de fábrica, graças a grandes parcerias feitas pelo CTO da companhia. Em entrevista recente, o mesmo informou que seus lanços com o Android vêm desde a primeira versão do robozinho lançada com o smartphone G1 pela T-Mobile, o que deu o grande início ao desenvolvimento da CM como conhecemos.

Ele comentou que a primeira versão do Android era bastante vulnerável, sendo fácil ganhar controle total sobre o aparelho. Mesmo com a chegada do icônico Motorola Droid, Google ainda sofria para tornar o sistema mais seguro. Kondrik e outros talentos devs fizeram diversas contribuições para aprimorar o sistema. Afinal, a Cyanogen usa grande parte do código AOSP, e se a base apresenta problemas graves, não tem como construir um sistema sólido por cima.

Quando a Cyanogen tentou buscar se distanciar do Android e levar o sistema para uma experiência única com apps próprios, os mesmos foram criticados. Pois tudo nasceu com o Android e eles ainda precisam do código AOSP para continuar o desenvolvimento da Cyanogen OS. No entanto, o mesmo comentou que Google também tira proveito das ideias deles. O sistema de eliminação de notificações e o modo Não Perturbe foi estreado na CM ROM, sendo incorporado posteriormente no código AOSP da Google.

Steve Kondik, CTO e criador da Cyanogen

Kondik também comenta que muita coisa do Marshmallow foi herdada do código da Cyanogen OS. De acordo com o dev, alguns apps da Google são muito bons, mas outros precisam de melhorias. A Cyanogen não está querendo derrubar o Android como conhecemos, mas podemos ver o sistema como uma modificação em cima do código puro, como é visto pelas principais fabricantes do mercado. Porém, ao contrário de algumas que apenas investem em bloatwares, a companhia quem extrair o máximo que o hardware de cada smartphone pode oferecer.

Anteriormente foi comentado que a Cyanogen está com planos de lançar um smartphone topo de linha. Durante a entrevista foi perguntado se Kondik estaria de olho no Snapdragon 820, lançado recentemente pela Qualcomm, mas o CTO comentou que o Snapdragon 801 tem poder de fogo de sobra para oferecer uma ótima experiência com a Cyanogen OS – mas não chegou a descartar a ideia de trazer algo mais parrudo.

E por falar na Qualcomm, Kondik elogiou bastante a tecnologia Zeroth da empresa, alegando que a novidade irá trazer um grande avanço para o desempenho e recursos introduzidos em celulares. Isso permitirá o uso de algoritmos mais avançados que podem simular a atividade neural. Assim, nossos smartphones seriam capazes de identificar as necessidades do usuário e gerar soluções para cada situação. Toda essa empolgação sobre o Zeroth é mais um indício que o Snapdragon 820 pode realmente estar nos planos da Cyanogen. Será que muita coisa interessante será anunciada em breve?


4

Comentários

Steve Kondik comenta que vários recursos do Marshmallow foram herdados da Cyanogen
  • Claro que gosto é gosto. Mas aparelhos com o hardware foda da sammy, e um sistema leve e cheio de recursos como a CM seria bom demais.

      • Uma função muito boa é a SmartStay (não sei se o nome é esse) da Samsung, que a tela permanece ligada quando olhamos... não funciona em lugar escuro. Imagina com o infravermelho dos lumias, ia ficar muito bom. Faz falta.

        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas