LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Retração mundial em vendas de tablets passa de 10%; cenário no Brasil é ainda pior

22 de março de 2016 11

O ano de 2015 viu retração mundial nas vendas de tablets. Em todo o planeta, foram comercializados 10,1% de dispositivos do tipo a menos, sendo que o Brasil apresentou queda bem maior que a média, com 38% a menos em comparação com 2014. A consultoria IDC previa, em dezembro, retração de 8,1% no mundo. No Brasil, o segundo trimestre de 2015 já apresentava queda de 35% nas vendas.

Os motivos da retração, de acordo com a IDC, são a oferta de smartphones com tela maior (os phablets), maior tempo de espera para trocar os dispositivos e a preferência do consumidor por modelos híbridos, que substituem melhor os notebooks do que os tablets comuns. Já no Brasil, podemos adicionar a crise econômica, que fez com que o consumidor optasse por gastar seu dinheiro com outras coisas, além da alta do dólar, que levou alguns players estrangeiros a retirarem seus produtos do país, reduzindo a oferta de aparelhos nas lojas.

Líderes em vendas

A Apple foi, mais uma vez, a fabricante líder em vendas de tablets no mundo. Com 49,6 milhões de unidades de iPads vendidas, a marca da Maçã ficou com uma fatia de 24% do mercado. A Samsung ficou com o segundo lugar, com 33,4 milhões de unidades comercializadas e uma fatia de 16,1%. A Lenovo, que vendeu 11,2 milhões, vem em seguida, com Asus (7,1 milhões) e Huawei (6,5 milhões) fechando o top 5. Outras fabricantes e OEMs ficaram com uma fatia de 47,9% do mercado, com 99,1 milhões de dispositivos negociados, o que mostra como o mercado de tablets é diversificado.

Oferta de smartphones de tela grande, os 'phablets' diminuiu a venda de tablets

Mercado brasileiro

A IDC calcula 5,8 milhões de unidades vendidas no Brasil em todo o anod e 2015. A retração de 38%, muito acima da média mundial, é reflexo da crise econômica que o país atravessa. Em 2014, foram negociados 9,5 milhões de dispositivos do tipo em todo o território nacional. Para 2016, a consultoria estima nova queda, porém menor do que a de 2015, de 29%.

Após a queda de 35% no segundo trimestre de 2015, o terceiro trimestre mostrou indícios de melhora do cenário, com aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2014. No entanto, o cenário do último trimestre foi desastroso, com queda de 54% em relação aos últimos três meses do ano anterior, prova de que o brasileiro optou por outros tipos de presentes no Natal.

O Brasil também caiu de posição entre os países que mais vendem tablets no mundo. Em 2014, com fatia de 4,1% do mercado mundial, o país ocupou a quarta posição entre os top sellers. O desempenho de 2015, no entanto, diminuiu a fatia nacional para 2,8%, deixando o país na nona colocação global.


11

Comentários

Retração mundial em vendas de tablets passa de 10%; cenário no Brasil é ainda pior
  • Não troco meu note por um tablet mas depois do smartphone realmente ligo ele bem menos, é não por comodidade e sim por preguiça, mas quando o bico pega e tenho q fazer uma pesquisa, compras, digitar um texto ou mesmo trabalhar (suporte por coneccão remota) não tem jeito e o bom e velho PC q procuro

      • Tablet hj com com W10 de PC compensa

        Pena que são caros

        • A verdade é que o futuro dos Tablets são os modelos híbridos e mais ainda os híbridos com o mesmo sistema do PC . Nesse quesito o W10 está bem adiantado , a Apple tenta se reinventar mas ainda roda o mesmo sistema dos smartphones e o Android está parado no tempo , o mais atrasado dos 3 . Mesmo com o mercado contraindo o W10 está aumento a participação e as vendas devendo passar a Apple em 2 ou 3 anos.

            • Uso Smart e tablet nem tenho ligado muito meu pc, vai do cotidiano de cada um.

                • Tablet tem vida longa, suas funcionalidades são resumidas a consumo de média digital e navegação na Internet (meu caso, nunca mais utilizei PC/note para coisas simples) tablet e muito mais cômodo e flexível, utilizo note só pra jogar e fazer trabalhos da faculdade de resto é tudo no meu tab.

                    • Na verdade é que os tablets tem um intenção boa .. porém o atual sistema que se utilizam neles, faz com que ele se torne não interessante para o mercado ... (em momento algum estou citando que é por causa do sistema android ou coisa do tipo, mas ele acaba deixando a desejar em falta de recursos e processamento) ... não levando em conta o SISTEMA ... os tablets deixaram de ser funcional para ser algo de brincadeira que se resume hoje em dia ao celular .. observem como o mercado de hibridos está bem maior não apenas pelo sistema, mas por uma real funcionalidade ...'

                        • Concordo, utilizo muito meu tab (que já tem 2 anos) mais pra consumo de mídia digital, o que é 90% do meu tempo de utilização os outros 10% uso note (quase não jogo mais, sem tempo infelizmente)

                          • Nunca que trocaria um pc/notebook por um tablet !

                              • tablets morreram em 2012

                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas