LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

27 jogos clássicos dos PCs e consoles que você pode jogar agora no seu smartphone

25 de março de 2016 33

E se quando você tinha 12 anos de idade te dissessem que você poderia jogar os jogos da sua época em um celular? O que você responderia? Seja qual fosse a sua reação, fato é que os smartphones atuais estão ficando tão poderosos que jogos clássicos para PC, SNES, PSONE e até PS3 e Xbox 360 estão recebendo ports para Android e iOS.

A lista de games com ports é vasta e muito variada, então algo daqui você vai gostar, e quem sabe comprar para relembrar os bons tempos.

Tomb Raider 1 e 2

Se você conhece a Lara desde o seu início nos anos 90, percebeu o quanto ela mudou de lá para cá. Hoje em dia, ela está bela, escultural, e até mais jovem. Nos seus humildes primeiros jogos, ela era muito diferente, e apenas a Lara da caixa do jogo era curvilínea. De qualquer forma, o game play de exploração e personagem icônica deram ao jogo um sucesso estrondoso, tomando o ano de 1995 para si e inclusive garantindo uma sequência. E atualmente, ambos os games estão disponíveis para download na App Store e Google Play.

Chrono Trigger

Chrono Trigger até hoje é lembrado como um dos melhores game de todos os tempos. Foi um sucesso de crítica e vendas, além de ser até hoje um exemplo de narrativa em games. Abordando sapos falantes, robôs, e viagem no tempo, não há quem não diga que um port para smartphones deste é muito bem vindo; assim quem não conseguiu jogar na época, pode tentar agora.

Heroes of Might & Magic III

Um clássico dos RPGs por turnos, Heroes of Might & Magic de 1999 é um dos mais queridos jogos da franquia (que hoje já chegou a 12 games, contando spin-offs da saga principal). No game, você controla um guerreiro liderando exércitos contra monstros da mitologia fantástica em 7 campanhas, 8 facções e 48 mapas. É muito conteúdo num jogo só, até para os dias atuais.

Transistor

Ok, esse jogo não é tão antigo, mas o que importa é que é fantástico. O jogo da Supergiant Games segue a história de Red, enquanto ela atravessa cenários surreais, luta contra os inimigos que cruzam seu caminho, e conversa com sua espada azul (sim, a espada fala mentalmente com ela). Com uma narrativa envolvente e um combate que varia entre reações em tempo real e estratégia por turnos, o jogo foi muito bem recebido.

Aliás, vale também recomendar outro jogo da mesma empresa que também saiu para smartphones, Bastion. É outro jogo muito bom e até parecido com Transistor em alguns aspectos. Infelizmente, ambos os games só estão disponíveis para iOS; usuários de Android precisarão esperar mais um pouco.

Baldur's Gate

Realmente, os anos 90 foram uma boa década para os RPGs, não? Tanto que tivemos o já mencionado Heroes of Might & Magic III, e também Baldur's Gate. Atualmente, ele é vendido como Baldur's Gate: Enhanced Edition, o qual entre outros ajustes, traz a passibilidade de jogar no multiplayer entre plataformas! O game é parecido com um Diablo ou Dungeon Hunter da vida, e qualquer game com tanto conteúdo quantos estes merece respeito.

XCOM: Enemy Within

Você provavelmente ouviu falar de XCOM recentemente, com o lançamento de XCOM 2 para consoles e PCs. Mas você já tentou jogar o que veio antes no seu celular? O jogo funciona como os outros da saga: batalhas por turnos em um cenário que permite inúmeras estratégias diferentes para derrotar os alienígenas com suas armas futuristas (suas e deles). Tínhamos também XCOM: Enemy Unknown, mas ele foi removido da App Store e Google Play ano retrasado. Trágico, pois são excelentes games e muito queridos pelos fãs.

Carmageddon

Como não lembrar de Carmageddon? Este game sofreu na sua época por causa do seu conteúdo ofensivo, o qual consistia em atropelar pessoas para marcar pontos em uma arena/corrida de carros armados até os dentes. Pense que quiser, mas o jogo é um clássico, não só pelos gráficos bonitos para a época, mas também pela complexa deformação do carro ao longo das inúmeras colisões que ele sofria.

Grim Fandango

Esse jogo é uma pérola entre os clássicos. Não só pela sua qualidade e humor, como também é um dos últimos games feitos pela lendária Lucas Arts, empresa que escreveu seu nome na história dos game point-&-click. Seguindo a história de Manny Calavera, um agente de viagens do mundo dos mortos (sim, isso existe no jogo) em seu drama para se salvar de uma conspiração, o jogo é foi muito bem recebido em sua época, tanto que ganhou uma versão remasterizada, que é a que é vendida na App Store e Google Play hoje.

Star Wars: Knights of the Old Republic

Ficou pilhado depois de O Despertar da Força? Já enjoou de Battlefront? Que tal visitar um dos mais queridos games de Star Wars de todos os tempos no seu smartphone? Sendo bastante direto ao ponto, é um RPG no universo de Star Wars. Personagens interessantes, uma narrativa épica, e você pode lutar com sabres de luz. Foi um sucesso em 2003, e continua épico hoje. Afinal, você sabe que está de frente com um produto de qualidade quando vê o nome da Bioware nos créditos.

Crazy Taxi

Quem diria que um jogo de taxista poderia ser tão divertido? Quanto mais se tornar um clássico! A premissa do game é simples, mas ele eleva a intensidade a um novo nível: você precisa basicamente pegar pessoas na rua e trazê-las aos lugares da cidade que elas pedem, mas ao longo da corrida você ganha dinheiro por realizar manobras, como saltos e cavalos-de-pau. É basicamente a versão taxista de Need for Speed. E mais: a trilha sonora indie inclui Bad Religion e The Offspring. Quer mais?

Myst

Um título curioso, Myst é um jogo de aventura e exploração. Mas é realmente disso que ele é, exploração, longe de outros games como Tomb Raider, que é de ação/aventura. Mas isso não o torna menos divertido; o game se foca em puzzles e na sua narrativa não-linear, com personagens complexos e dilemas éticos. E como se não bastasse tudo isso a seu favor, o jogo ainda oferece diversos finais, os quais dependem da forma que o jogador aborda a campanha. Infelizmente, ele também está disponível exclusivamente para iOS.

Sonic CD

Um clássico da SEGA, Sonic CD foi o jogo que lançou o ouriço azulado no mercado e nas graças dos fãs. Não saber quem é Sonic é o mesmo que não saber quem é Mario, Pac-Man ou Megaman. É um personagem icônico para a história dos games, e o seu jogo não era nada menos que espetacular. Felizmente, ele foi trazido para smartphones, para que as novas gerações também tenham a chance de se apaixonar pelo ouriço.

Saga Grand Theft Auto

Esses sim são os jogos que você não esperaria que viessem para o seu smartphone, mas vieram. Não tem também como não saber o que é GTA, quer você ame ou odeie. A controversa saga da Rockstar brilha graças ao seu mundo aberto vasto, e pelas atividades variadas que você pode realizar ao bel prazer. São no total 4 jogos de PC/consoles da franquia disponíveis para o seu celular incluindo o lendário GTA San Andreas, e com a quantidade de coisas para se fazer em todos combinados, é um conteúdo assustadoramente grande.

Entretanto, para usuários de iOS, apenas o Liberty City Stories está disponível na App Store brasileira.

Saga Final Fantasy

Final Fantasy XV está a caminho, mas enquanto ele não chega, você tem bastante Final Fantasy para ocupar o seu tempo até lá. Basicamente, quase toda a saga está disponível para smartphones, inclusive o lendário e aclamado FF7. Como se esquecer de Cloud, Tifa, Aeris e Sephiroth? Basicamente, algumas das melhores narrativas da história dos games estão nesta coleção. E falando em coleção, na App Store, você pode comprar o pacote, e levar todos os games por um preço reduzido.


33

Comentários

27 jogos clássicos dos PCs e consoles que você pode jogar agora no seu smartphone

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas