LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Criador da criptografia do WhatsApp diz que juízes brasileiros 'não entendem como funciona'

06 de maio de 2016 7

A tecnologia de criptografia ponta a ponta implementada recentemente pelo WhatsApp pode deixar algumas perguntas para serem respondidas, mas não há dúvidas de que é algo que incomoda políticos interessados em ter acesso a dados de usuários em dispositivos móveis. Essa tecnologia é fruto de uma parceria com uma empresa chamada Open Whisper Systems, a mesma que criou o aplicativo de mensagens Signal, usado e elogiado por Edward Snowden, e que é alvo daqueles que se incomodam com sua segurança.

O fundador da startup parceira do WhatsApp é um empreendedor e ativista de segurança na rede, conhecido pelo nome "Moxie Marlinspike". Um codinome, pois sua verdadeira identidade é um segredo bem guardado - algo inteligente de se fazer quando se tem por inimigos os governos de alguns dos países mais poderosos do mundo. Com a recente polêmica envolvendo o WhatsApp, Marlinspike e sua empresa atraíram olhares descontentes.

Em entrevista para o Globo, Marlinspike conta que não contava com essa reação dos políticos e juristas. E explica: "Eu não acredito que companhias como Apple e WhatsApp estejam implementando a criptografia para frustar governos. Elas o fazem para proteger os dados dos usuários".

Para ele, não se trata de uma competição entre empresas x governos. E critica os agentes da lei no Brasil por sua conduta em relação ao WhatsApp.

Parece que, no Brasil, o juiz e os agentes da lei apenas não entendem como isso funciona e não há nada que o WhatsApp possa fazer. Eles podem bloquear o WhatsApp pelo tempo que quiserem, que o WhatsApp não vai poder fornecer informações que eles não têm.

Como já temos explicado em nossas matérias, Marlinspike deixa claro que as informações criptografadas não podem ser acessadas, nem por governos, nem pelas operadoras, nem pelo próprio WhatsApp, uma vez que elas não ficam guardadas em servidores. Esse método garante que nenhum ataque hacker ou problema no tráfego de dados comprometa os usuários.

E Marlinspike garante: esse é o método mais seguro para proteger informações. Mesmo que um hacker consiga interceptar as mensagens durante o envio, tudo o que ele conseguirá obter são dados criptografados sem sentido algum. O único meio de acessar as conversas é hackear o dispositivo móvel fisicamente.

Por fim, o empreendedor conta que sua intenção não é ganhar dinheiro. Embora tenha criado o Signal, ele ofereceu a sua vantagem competitiva - a criptografia ponta a ponta - para a maior concorrente, o WhatsApp. Mas ele não vê dessa forma. Para ele, não há uma rivalidade entre as aplicações e tudo o que ele deseja é que mais e mais pessoas tenham a proteção da criptografia.

O nosso objetivo não é ter um aplicativo de mensagem popular, é propagar ao máximo a tecnologia. Por ajudar na implantação da tecnologia no WhatsApp, um bilhão de usuários ativos mensais estão usando a criptografia ponta a ponta.


7

Comentários

Criador da criptografia do WhatsApp diz que juízes brasileiros 'não entendem como funciona'
  • Poderia implementar uma solução para que possa desbloquear temporariamente uma conta de um usuário que está sendo investigado mediante ordem judicial, mas ai toda a função de criptografia ponta a ponta perderia seu sentido pois estaria com a brecha aberta nas mãos do App e consequentemente pessoas mal intencionadas poderiam agir através desta brecha. Eu penso...(eu acho)

      • Em caso de crimes essas companhias devem ajudar.

          • Mas são uns idiotas mesmo... Os juízes, nem ninguém, precisa entender m**** nenhuma! O autoridades podem, devem e tem o direito legal de dizer como tudo funciona dentro de um país. Eles não entendem isso? Eles podem estabelecer regras de conformidade para app ter permissão de funcionar, se não quiserem se adequar não há problema... Mas eles que perdem, pq outros vão querer.

            • e isso que da colocar incompetentes no cargo, esse juiz esta agindo tipo aqueles velhos que não entendem porra nenhuma de teclogia, mas quando a gente tenta falar algo que nao pode pra eles, eles veem com aquela famosa frase "tu pensas que sou o otario né? claro que pode"

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas