LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei usa parafusos da Apple no P9, e esse não é o tipo bom de inspiração

10 de maio de 2016 3

Huawei colocou em prática uma novidade duvidosa em seu mais novo flagship. No começo deste mês de maio, foi noticiado o desmonte do P9, cuja pontuação de 7/10 mostrou que não é preciso arrancar os cabelos para arrumá-lo. O que a equipe do iFixit descobriu, no entanto, foi a utilização do parafuso “pentalobe”, patenteado pela Apple e presente até hoje em produtos feitos por ela.

É normal uma companhia se inspirar em exemplos já disponíveis no mercado de telefonia móvel, porém não há nenhuma boa razão que explique “copiar” essa tecnologia da Maçã, nas próprias palavras do time do iFixit. Isto é dito, pois os parafusos pentalobes são usados pela gigante de Cupertino com o único objetivo de dificultar o reparo “caseiro” de iPhones, iPads e demais iGadgets, forçando que apenas técnicos possam interagir com as entranhas dos dispositivos. Veja abaixo o comentário dos especialistas.

Imagem: Apple iPhone 6s e Huawei P9, de cima para baixo, ambos usando parafusos pentalobe.

Comentário do iFixit sobre a utilização dos parafusos pentalobes no Huawei P9:

Não há nenhuma boa razão para usar os parafusos pentalobes, sinceramente. Eles são rasos e possuem partes arredondadas, fazendo com que eles sejam excessivamente fáceis de serem removidos. A única razão de usar [parafusos pentalobes] é evitar que o usuário casual consiga removê-los.

É impossível tirar um parafuso da Apple de seu devido lugar sem usar uma ferramenta especial. Caso o curioso ou entusiastas de tecnologia decida tentar, provavelmente danificará as extremidades do material, fazendo com que a Maçã não honre a garantia, por exemplo, já que o consumidor em questão teria aberto grosseiramente a estrutura do eletrônico. Apenas uma pequena parcela dos clientes tenta desmontar seus próprios aparelhos celulares, geralmente aqueles que são donos de modelos com bateria não removível, desmontando a carcaça somente para trocar essa peça.

Agora, quem comprar um Huawei P9 e precisar trocar a bateria, terá que enviar sua unidade à assistência técnica da marca ou em uma autorizada, pagando, além do componente, pela mão de obra necessária na substituição da parte interna, basicamente como já acontece com os usuários da Apple, por exemplo. Naturalmente, aqueles que realmente estiverem dispostos a remover os parafusos pentalobes podem adquirir uma ferramenta especial para isso, cujo preço varia entre R$ 10 e R$ 30.


3

Comentários

Huawei usa parafusos da Apple no P9, e esse não é o tipo bom de inspiração
  • Realmente sem noção! Acredito eu que foi um copia e cola mal traduzido de algum lugar...

    Em tempo: https://www.tudocelular.com/generic.php?n=job

      • Que onda....se for analisar acho que a maioria deva usar esse tipo de parafuso...vai saber..., observação desnecessária....!! a não espera , eu não vou comprar esse smartphone porque o parafuso é igual ao do modelo x,y,m....!!! Nível de fanboylismo extremo , chega a ser piada isso......por mais que a matéria seja sem noção tb.....!!

          • Sou mais compra a ferramenta. Do que pagar esses ladrões da assistência técnica.

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas