LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativo brasileiro poderá salvar vítimas em acidentes de trânsito com atendimento mais eficaz

01 de novembro de 2016 3

Uma equipe brasileira está desenvolvendo um aplicativo chamado Safety, com o objetivo de reduzir o número de mortes por acidentes no trânsito no país. Ao ser instalado no dispositivo móvel, ele será capaz de detectar caso o automóvel do usuário sofrer um acidente e chamar uma ambulância até o local, tudo de forma autônoma, sem a necessidade de que motoristas ou passageiros façam qualquer coisa para que sejam atendidos pelo pronto socorro.

Além de realizar a chamada gratuita ao serviço de emergência, encaminhando sua localização com precisão para que o socorro seja prestado, o app também envia informações sobre o histórico médico dos usuários, o que é muito útil para que a equipe médica possa prestar o serviço de modo mais adequado.

De acordo com as estimativas apresentadas pela startup Safe Ride Brasil, desenvolvedora do app, mais de 42.000 mortes ocorrem anualmente em acidentes de trânsito no Brasil. A solução apresentada é inteligente. Embora um aparelho celular seja útil para chamar uma ambulância, de nada adianta caso as vítimas estejam impossibilitadas de fazer a chamada. É aí que a tecnologia entra.

Bruno Granzoto, cofundador da Safe Ride, explica que o aplicativo usa o GPS e o acelerômetro do dispositivo móvel para perceber uma desaceleração violenta do veículo. Desse modo, é possível pressupor que houve uma batida e realizar a ligação autônoma para o resgate médico e solicitar uma ambulância. E o melhor, ainda de acordo com Granzoto, não há nenhum meio do sistema confundir uma queda do celular ou uma freagem brusca com uma batida de carro.

Além disso, o Safety coletará dados como velocidade média e aceleração para determinar pontos perigosos na cidade e criar um mapa indicando lugares mais propensos a possíveis acidentes.

Nossa tecnologia é capaz de aprender com os dados colhidos e gerar propostas concretas para a prevenção de acidentes e de mortes evitáveis no nosso país.

Este aplicativo já existe e está em testes no Samu na sua versão beta. Agora a equipe quer "ampliar o projeto, aumentar o número de usuários, estender a região atendida". O Safety será disponibilizado gratuitamente para usuários Android e iOS e também não será cobrada nenhuma taxa dos serviços de saúde pública.

Através do Catarse, a equipe (formada pelos engenheiros Bruno Milaré, Cristiano J. dos Santos e Murilo Pratavieira, com ajuda dos desenvolvedores Denis R. Cappelini e Nivaldo Bondança e da médica socorrista e reguladora do SAMU Adriana M. Toueg) busca os recursos necessários: um total de R$ 47.460. Doadores receberão brindes e, dependendo do valor, até mesmo cursos e serviços são oferecidos.

Para visitar a página da campanha e conhecer mais sobre o projeto, acesse o link da fonte logo abaixo.


3

Comentários

Aplicativo brasileiro poderá salvar vítimas em acidentes de trânsito com atendimento mais eficaz
  • incrível,

    mas acho que ter que deixar o GPS ligado pode virar um problema, pois muitos não sabem ligar ou desligam e esquecem de ativar novamente ao sair com o carro,

    seria legal também usar um modo só pelo acelerômetro mas que de 5 ou 3 segundos de tempo para cancelar a ligação caso seja apenas uma freada (acho difícil de o app confundir)

    e com o tempo os dados podem servir para o governo saber onde adicionar mais infraestrutura tipo semáforo, asfalto, lombadas ou até diminuir a velocidade máxima

      • Isso só útil um locais isolados, praticamente desertos, que é difícil passar mais alguém. Nesse caso o app pode ser útil, pq na maioria dos casos só vai servir pra drenar a bateria e consumir dados.

          • mas com a velocidade maior de chamar o socorro pode salvar vidas,

            e os dados podem ajudar até no futuro,

            quem tem que ter vergonha na cara é essas fabricante com bateria de 8 hora, e 5 mm de espessura

            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas