LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Malware infecta mais de 1 milhão de contas da Google; veja se a sua foi afetada

30 de novembro de 2016 97

A empresa de segurança Check Point afirmou que um malware recente de nome "Goolian" está infectando mais de 13 mil dispositivos Android por dia.

O vírus entra no smartphone ou tablet das pessoas através de aplicativos da Play Store, e rouba tokens de autenticação para obter dados do Gmail, Google Play, Photos, Docs, G Suite Drive e vários outros apps.

Trata-se de um dos maiores malwares já enfrentados por usuários dos serviços da gigante das buscas, e se você está pensando que seu intuito é "roubar" dados, pense novamente — a intenção é forçar usuários a baixarem determinados apps, gerando lucro de mais de US$300 mil dólares mensais para os hackers.

O Goolian faz parte de uma "família" de malwares chamados Ghost Push; eles se disfarçam de apps legítimos, e uma vez que são instalados no smartphone, começam as atividades.

Além de baixar apps não autorizados, esse tipo de ameaça também faz login nas contas dos usuários e deixa reviews em diversos aplicativos, para ajudar a promovê-los com opiniões falsas — ainda bem que Mountain View já está cuidado desse problema.

Estou contaminado?

A boa notícia é que a Google já afirmou ter removido os apps infectados da Play Store, então, pelo menos temos uma preocupação a menos; mas caso você esteja usando um dispositivo com Android Lollipop ou inferior, há chances de que o malware ainda tenha te afetado.

Para verificar a integridade de seu sistema, basta acessar a ferramenta on-line de verificação desenvolvida pela Check Point neste link. Basta digitar seu endereço de e-mail, confirmar o captcha, e pressionar o botão "check".

Previna-se

A melhor maneira de se defender contra malwares é evitar o download de aplicativos vindos de locais não confiáveis, manter a Google Play Store como única forma de obtenção dos mesmos.

Evite também clicar em links duvidosos contidos em e-mails ou mensagens de texto instantânea, pois eles podem ser ataques de phishing 'disfarçados' para infectar usuários desavisados.


97

Comentários

Malware infecta mais de 1 milhão de contas da Google; veja se a sua foi afetada

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas