LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho Galaxy S7 Edge vs iPhone 7 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

05 de dezembro de 2016 37

Recentemente realizamos um comparativo entre o Galaxy S7 Edge com Android Marshmallow vs Nougat mostrando que a nova versão da TouchWiz, mesmo em estágio beta, oferece um melhor desempenho na abertura de apps e no gerenciamento de RAM. Mas será que o Galaxy S7 Edge com seu novo sistema é capaz de superar seu grande rival, o iPhone 7 Plus?

Em nosso teste de desempenho com o iPhone 7 Plus vimos o phablet da Apple apresentar o melhor resultado já visto no teste oficial de velocidade do TudoCelular. Agora iremos ver o smartphone da Maçã lado a lado com o Galaxy S7 Edge. Também realizaremos a nossa bateria usual de benchmarks.

Lembrando que o Galaxy S7 Edge testado é o modelo nacional que traz o chipset Exynos 8890. Aqui temos o aparelho com o Android Nougat, última beta liberada pela Samsung. Decidimos usar esta versão já que a mesma apresenta melhores resultados comparado ao Marshmallow, e provavelmente será este nível de desempenho a ser visto na versão final do sistema.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Galaxy S7 Edge e iPhone 7 Plus levam para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.


A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.


O Galaxy S7 Edge saiu na frente na abertura de apps, mas acabou perdendo a dianteira quando precisou carregar os jogos. No final, o iPhone 7 Plus foi 9 segundos mais rápido em nosso teste de velocidade. Ambos os smartphones conseguiram segurar todos os apps abertos.

AnTuTu

O AnTuTu é o benchmark mais famoso para Android e iOS, sendo o mais usado e comentado pelos usuários destes sistemas. Apesar de sua pontuação não ser muito precisa (varia muito sempre que o aplicativo é executado), ela tende a ser uma referência para medir o poder de fogo de um smartphone. Aqui o iPhone 7 Plus conseguiu “apenas” 108.250 pontos, mas já conseguimos valores maiores em outros testes – mais de 150 mil, no caso.

O Galaxy S7 Edge alcançou 117.172 pontos neste teste – e mais uma vez, esta não foi a maior pontuação que já conseguimos com o aparelho. Já foi possível alcançar 130 mil pontos com o smartphone da Samsung. No entanto, o Galaxy S7 Edge acaba ficando abaixo do iPhone 7 Plus na maioria dos testes realizados no AnTuTu.

GeekBench

O GeekBench é um benchmark mais confiável que o AnTuTu pelo simples fato de mostrar resultados mais estáveis do que vemos na outra ferramenta de teste. O app mede o desempenho bruto da CPU de forma separada: apenas um núcleo em uso e todos os núcleos em ação. O Galaxy S7 Edge conquista 1.843 pontos com apenas um núcleo do Exynos 8890 em uso e 4.680 pontos quando todos os oito núcleos estão ativos.

O iPhone 7 Plus traz um processador quad-core, mas consegue superar o rival octa-core ao atingir 2.833 pontos no single-core e 5.677 pontos no multi-core. Isso mostra que o chipset A10 Fusion aliado ao iOS 10 consegue tirar um melhor proveito do hardware do iPhone 7 Plus comparado ao que foi visto no rival da Samsung.

3D Mark

O 3D Mark é um benchmark famoso para testar desempenho 3D de uma GPU por ser multiplataforma. Aqui no Android temos vários testes que vão desde o mais leve, Ice Storm, até o mais complexo, Sling Shot. Mesmo lidando com uma resolução mais alta no Galaxy S7 Edge, a GPU Mali-T880 MP12 conquistou uma pontuação maior que a PowerVR do iPhone 7 Plus – 1.747 contra 1.475.

O que vemos é que a GPU do iPhone, mesmo teoricamente sendo mais potente, acabou sendo penalizada durante o teste por aquecer além do ideal. Logo após 1 minuto do início do teste a velocidade de operação foi reduzida para evitar que o iPhone superaquecesse, o que resultou em uma queda no desempenho.

GFX Bench

Por fim temos o GFX Bench que realiza testes gráficos em duas APIs diferentes: Open GL 2.0 e 3.0. No teste do T-Rex, que usa a API gráfica mais antiga, o smartphone da Apple rodou o teste a 56 FPS. No teste do Manhattan, que usa a API gráfica mais atual, o iPhone 7 Plus conseguiu rodar a animação a 42 FPS na resolução nativa da tela, ou seja, Full HD.

O Galaxy S7 Edge, por contar com uma tela de maior resolução, acaba obtendo valores menores. No teste do Manhattan, o smartphone da Samsung conquistou 14 FPS na resolução Quad HD e 30 FPS no teste do T-Rex. Quando realizado na resolução Full HD, a mesma do iPhone 7 Plus, o resultado foi melhor (22 e 44 FPS, respectivamente), mas ainda abaixo do modelo da Maçã.

Desempenho em jogos

Testamos Asphalt 8, Modern Combat 5 e Subway Surfers e ambos os aparelhos não apresentaram nenhum problema para rodar estes títulos com completa fluidez. Desta forma, podemos esperar que o iPhone 7 Plus quanto o Galaxy S7 Edge tenham poder de fogo de sobra para rodar qualquer jogo disponível para smartphones.

Por algum motivo alguns jogos da Gameloft vêm com FPS travado no Galaxy S7 Edge. Mesmo que o usuário escolha a opção 60 FPS nas configurações do Modern Combat 5, o jogo ainda teima em segurar o desempenho da GPU do smartphone. A boa notícia é que este limite acaba fazendo a bateria durar mais, diante do menor uso da GPU.

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

37

Comentários

Desempenho Galaxy S7 Edge vs iPhone 7 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas