LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Golpe no WhatsApp engana mais de 1 milhão ao prometer 'visualizador de conversas'

06 de dezembro de 2016 8

Parece que toda semana um novo golpe assombra os usuários do WhatsApp. Só em novembro, três chamaram bastante atenção: um tutorial no YouTube que, na verdade, apenas rouba os créditos de seu celular; outro que prometia videochamadas no iOS, e que tinha a mesma finalidade; e um que prometia passagens aéreas gratuitas.

A ESET Brasil está alertando agora para um golpe que tem nova abordagem, mas não é nada novo. Os golpistas utilizam o mesmo layout da promessa das videochamadas nos dispositivos da Apple para oferecer um serviço que, por mais que não pareça nada demais, chama atenção de muitos usuários: um visualizador de conversas alheias.

Explicando melhor, as mensagens prometem mostrar “com quem seus contatos estão conversando agora”. O serviço funcionaria para todos os dispositivos, seja Android, iOS, Windows Phone ou BlackBerry.

Golpe promete visualizador de conversas no WhatsApp, mas apenas rouba seus créditos

De acordo com a empresa de segurança, mais de 1,4 milhão de usuários já acessaram os links desta campanha maliciosa. São 1,2 milhão só no Brasil, segundo a ESET, que informou, ainda, que o golpe teve início em 18 de novembro, apesar de ter sido criada até antes.

A landing page criada pelos fraudadores está no ar desde o dia 5 de novembro (há 25 dias) e, segundo dados do Alexa, é o 15 444º site mais popular do Brasil.

Como se proteger

Aqui, valem as dicas de sempre. Evite clicar em links suspeitos e evite propagar esse tipo de mensagem. Se receber um golpe de algum contato, comunique-o de que trata-se de promessa fajuta. Ajudar a conscientizar as pessoas próximas aumenta a segurança de todos.

A ESET também recomenda “soluções de segurança em seu aparelho” para aumentar a segurança em seu dispositivo. Evite, também, “soluções fajutas e scarewares”, “avaliando sempre a reputação do produto que está sendo instalado”.


8

Comentários

Golpe no WhatsApp engana mais de 1 milhão ao prometer 'visualizador de conversas'

Melhores smartphones dual-SIM | Guia do TudoCelular

Samsung Galaxy A5 2017: quase um flagship, inclusive no preço | Review do TudoCelular

Melhores baterias externas para seu smartphone | Guia do TudoCelular

Melhores smartphones para jogar Pokémon GO | Guia do TudoCelular