LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo em tamanho real: Galaxy Z Fold 4 e Flip 4 vs outros dobráveis

10 de agosto de 2022 0

Na manhã desta quarta-feira (10), a Samsung abriu as cortinas para apresentar sua nova geração de celulares dobráveis — eis o Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4. O TudoCelular publicou o vídeo hands-on dos modelos destacando suas novidades e, logo abaixo, você poderá conferir o comparativo em tamanho real desses aparelhos com rivais.

O mercado de celulares dobráveis cresceu de forma significativa no último ano, e sem impressionar, com liderança sólida da Samsung, mas vale destacar a presença de outros modelos renomados da atual geração que estão disponíveis no exterior, como o Huawei Mate Xs 2, Huawei P50 Pocket, OPPO Find N e Xiaomi Mi Mix Fold.

130.1 x 155.1 x 6.3 mm
7.6 polegadas - 2176x1812 px
133.38 x 173.27 x 7.62 mm
8.01 polegadas - 2480x1860 px
139.3 x 156.5 x 11.1 mm
7.8 polegadas - 2200x2480 px
140.2 x 132.6 x 8 mm
7.1 polegadas - 1920x1792 px
Ir para página de comparação
71.9 x 165.2 x 6.9 mm
6.7 polegadas - 2640x1080 px
75.5 x 170 x 7.2 mm
6.9 polegadas - 2790x1188 px
72.6 x 169.2 x 7.9 mm
6.2 polegadas - 2142x876 px
Ir para página de comparação

Quais aspectos fazem a Samsung liderar esse mercado, mesmo quando há modelos mais acessíveis, como o Motorola Razr 5G? Você poderá descobrir as vantagens e desvantagens dos principais modelos no comparativo a seguir. Confira!

Tela e design

A Samsung optou por não trazer grandes mudanças no visual do Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4, mas pequenas melhorias fizeram com que o modelo mais caro se tornasse mais leve e compacto, com proporção alterada de 24,5:9 para 23:9. O modelo “flip”, por sua vez, se tornou mais resistente e passou a suportar mais aberturas e fechamentos sem danificar.

A sul-coreana investe alto em mecanismos resistentes para a dobra de seus celulares, mas o vinco da tela ainda é perceptível em ambos os modelos. Em termos de experiência multimídia, o Galaxy Z Fold 4 se destaca por oferecer uma câmera sob a tela ainda menos perceptível que seu antecessor, garantindo o melhor aproveitamento de área entre os rivais.

Além disso, os dobráveis da linha “Z” são os últimos do mundo a serem classificados com IPX8, atestando sua máxima resistência à água, mas ainda sofrem com poeira, portanto, não é aconselhável levar esses aparelhos à praia e outros ambientes arenosos.

O display mais avançado também fica por conta da Samsung — o AMOLED Dinâmico 2X se destaca por reduzir a quantidade de luz azul emitida ao mesmo tempo em que incrementa o brilho e contraste. Entre os modelos de dobra horizontal, o celular da Xiaomi é o maior e conta com resolução acima do Quad HD; em dobra vertical, o “gigante” é o P50 Pocket.

Outro fator interessante no lado da Huawei é que o Mate Xs 2 é equipado com uma tela que se dobra "para fora", estendendo-se para sua traseira e formando um celular com duas telas opostas, portanto, não há um display externo avulso.

A Motorola traz uma proposta mais próxima ao segmento de celulares intermediários, uma vez que sua tela de apenas 6,2 polegadas oferece taxa de atualização de apenas 90 Hz. Sua tela externa, por outro lado, é maior e mais nítida que o painel dos rivais da Samsung e Huawei.

Hardware

O salto de desempenho e eficiência entre o Snapdragon 888 e o 8 Plus Gen 1 é inegável. Os novos dobráveis da Samsung pularam duas versões do processador mais avançado da Qualcomm para entregar a plataforma mais recente e poderosa do mercado, fazendo com que o Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4 sejam os mais velozes do comparativo.

De qualquer modo, as chinesas não decepcionam com o Snapdragon 888 que, com opções de até 12 GB de RAM no Xiaomi, a fluidez em multitarefa é garantida. Infelizmente, o mesmo não pode ser destacado no Razr 5G, que utiliza o “cansado” Snapdragon 765G, mas a Motorola já está preparando o sucessor do modelo com Snapdragon 8 Plus Gen 1.

Em termos de bateria, o Mi Mix Fold é o vencedor com capacidade de 5.020 mAh. A Samsung aumentou o tamanho da bateria do Galaxy Z Flip 4 nesta geração, permitindo que ofereça mais autonomia que seu antecessor. Nesse campo, a Motorola volta a decepcionar com o Razr 5G com bateria de apenas 2.800 mAh.

A Huawei ainda sofre com as sanções comerciais dos Estados Unidos e fica impedida de entregar conectividade 5G em seus celulares.

Câmeras

O Galaxy Z Fold 4 utiliza o mesmo sensor de 50 MP do Galaxy S22, além de uma câmera ultrawide sem mudanças de 12 MP e uma nova lente teleobjetiva de 10 MP que evoluiu para entregar zoom óptico de 3x. Sua câmera sob a tela de apenas 4 MP deve capturar imagens mais nítidas com a nova tecnologia de subpixels do display.

O modelo “flip”, por sua vez, não recebeu melhorias diretas, mas com novos recursos de software e chip mais veloz, é possível que as imagens capturadas tenham mais qualidade. O Huawei P50 Pro, contra esse modelo, traz a vantagem de contar com uma câmera auxiliar de 32 MP de “ultraespectro” que garante melhores imagens em cenas de alto contraste.

O OPPO Find N também merece seu destaque por utilizar um conjunto triplo que adota uma lente teleobjetiva, mas com zoom óptico de apenas 2x. Mais um ponto para o Galaxy Z Fold 4 e Mi Mix Fold, que também é capaz de aproximar em até 3x.

Conclusão

O Galaxy Z Fold 4 e Flip 4 reiteram o porquê de a Samsung dominar o mercado de celulares dobráveis. A sul-coreana faz grandes investimentos que outras fabricantes preferem direcionar aos seus aparelhos principais em vista do nicho ainda em crescimento, mas isso não significa que a líder do mercado está livre de concorrência — vide o Mix Fold 2 e Razr 2022.

O mais acessível entre os lançamentos da família "Galaxy Z" é o Flip 4, que tem preço sugerido de US$ 999 (cerca de R$ 5.059), mas podemos esperar uma faixa muito mais elevada quando a empresa anunciar a disponibilidade dos aparelhos no Brasil. Atualmente, os modelos da geração antecessora são encontrados por preços mais atrativos.

Veja mais!

(atualizado em 28 de abril de 2024, às 00:00)

0

Comentários

Comparativo em tamanho real: Galaxy Z Fold 4 e Flip 4 vs outros dobráveis
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista