LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil terá quase 100 milhões de usuários de banda larga móvel em 2015

12 de setembro de 2011 0

A Nokia Siemens Networks divulgou um estudo sobre o tráfego de dados nas redes móveis, com projeções para os próximos 4 anos no mercado brasileiro. De 2008 para cá, o ritmo de crescimento do tráfego se manteve na média de 80 - 90% ao ano. Esse ritmo deverá cair um pouco, mas ainda continuará acelerado.
Segundo Wilson Cardoso, diretor de Tecnologia para América Latina da Nokia Siemens Networks, até 2015 “os investimentos nas redes móveis até 2015 vão aumentar em 250%, e a base de assinantes crescerá em 140%”.
3G
3G
Em julho deste ano, o número de usuários ficou em 22,77 milhões, mas a previsão é que o ano termine com 39 milhões de usuários de banda larga móvel, mesmo com o atraso na implantação do LTE 4G no país. A pesquisa indica que o backbone em 2015 para as redes móveis crescerá quase 11 vezes em relação a 2011.
Na mesma proporção que ficamos contentes com o crescimento do 3G no Brasil, ficamos também preocupados, principalmente com relação à qualidade do serviço oferecido. Segundo o estudo, de 2008 para cá, houve um crescimento de quase 40 vezes na utilização do espectro. Com a demanda em crescimento contínuo, o maior desafio será manter a qualidade (que já não é nada boa).

Nokia Siemens Network
Para isso, as operadoras terão que investir em novas tecnologias que otimizem as redes 3G existentes, ao mesmo tempo que tentam reduzir os preços e aumentar a rentabilidade dos serviços. A tarefa não será fácil.

0

Comentários

Brasil terá quase 100 milhões de usuários de banda larga móvel em 2015
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista